O time de Chefs Zona Sul tem o prazer de receber Gabriel Banharo, um talentoso profissional multitarefas que identificou sua paixão pela gastronomia preparando arroz. Quer saber como essa história começou e onde você pode experimentar suas criações? Vem com a gente e se conecte ao amor pela gastronomia!

Tudo começou com o arroz

Foi de um pequeno grão que a história profissional do Chef @chefgabrielbanharo germinou e cresceu.

Aos 13 anos, Gabriel começou a cozinhar por causa do arroz. Além da paixão pelo alimento, Gabriel queria consumir arroz fresco todo dia. Sua mãe, muito atarefada, logo atendeu aos seus caprichos (só que não): “então vai aprender a fazer!”. E assim nasceu o tempero da paixão pela gastronomia, que foi passando pelos fogões de tias, avós e amigos até render a Gabriel o título de “Chef da turma”.

Gabriel Banharo foi descobrindo sua paixão pela gastronomia em ambiente familiar e entre amigos, tornando-se o Chef da turma.

Foto por Renato Wrobel / Zona Sul

Quando percebeu que o relacionamento com a gastronomia merecia um casamento, Gabriel formou-se na faculdade Estácio com a chancela de Alain Ducasse e começou sua jornada, que envolveu todos os processos, desde a limpeza da cozinha à criação de menus diversificados, dos nacionais aos internacionais.

“Eu abandonei minha antiga carreira de publicitário e comecei do zero. Passei pela cozinha brasileira e pela culinária internacional. Chefiei restaurantes de frutos do mar, carnes e italianos como o Cipriani. Com isso, meu baú do conhecimento se expandiu e nunca mais parei de estudar.”

Chef Zona Sul Gabriel Banharo

Com especializações em fogo de chão e muita brasa, Gabriel Banharo já ofereceu consultorias em vários restaurantes, atuou em locais reconhecidos como o Cipriani e foi Chef de confeitaria nas Olimpíadas Rio 2016. 

Atualmente faz parte do seleto time de Chefs Zona Sul, criando com talento e amor menus para o Salada Bar e café da manhã na loja Zona Sul da Rua Barão da Torre, 270, Ipanema.

zona sul loja barão da torre ipanema

Zona Sul da Barão da Torre: loja com fachada verde. Conheça essa e outras iniciativas sustentáveis.

O dia a dia carioca de coração

A rotina de um Chef Zona Sul é bem fora da caixinha. Afinal, um local que engloba tanto a venda de produtos quanto de pratos variados precisa de Chefs com uma visão amplificada sobre integração das áreas e opinião do público.

O dia do Chef Gabriel começa com a checagem de cada setor para distribuir os insumos e conversar sobre como serão utilizados nos preparos. A partir daí, o dia segue com planejamento de ações, degustações, treinamento diário e acompanhamento da equipe.

As criações gastronômicas estão diretamente relacionadas com os insumos disponíveis e o quanto eles podem ser aproveitados ao máximo.

“Aqui (no Zona Sul) temos que ser mais dinâmicos e criativos todos os dias já que trabalhamos com um cardápio de quase 20 opções diárias com a premissa da sustentabilidade e reaproveitamento. Em restaurantes temos um cardápio fixo com poucas mudanças. A logística de produção é diferente e esse cenário é um desafio maravilhoso.”

Chef Zona Sul Gabriel Banharo

Junto a isso, há a preocupação em atender a expectativa de um público distinto e variado que já conhece a qualidade do supermercado mais amado do Rio. Sendo assim, o menu precisa ser à altura.

“Nosso público tem uma ótima aceitação do cardápio, já que tentamos diariamente oferecer uma diversidade que atenda e supere as expectativas dos nossos clientes.”

Gabriel Banharo, Chef Zona Sul

O toque do Chef

Para quem ficou curioso para experimentar as criações de Gabriel, já pode conhecer o seu toque de Chef: sua paixão pela cozinha mediterrânea e principalmente pela fusion cousine (fusão de técnicas de cozinha). Banharo aplica essa fusão também para os temperos, buscando assim, uma explosão de sabores, cores e texturas em cada prato.

“As minhas preferências vêm da fusão de técnicas de cozinha e de temperos que compartilho com minha equipe. Acredito ser de suma importância o envolvimento de todos em nossa operação.”

Chef Zona Sul Gabriel Banharo

Dos pratos que Gabriel já criou para a loja Zona Sul em que atua, estão a moqueca de camarão e peixe branco; salmão ao molho de manga com mix de salada verde, gorgonzola, figo e balsâmico; tilápia ao azeite de ervas ao forno e outras delícias gastronômicas que conquistam o coração dos cariocas.

“A gastronomia representa vida, amor e realização, além de ter transformado minha vida. Acredito que somado a esses sentimentos, a importância da gastronomia está ligada aos benefícios de uma boa alimentação para a saúde, corpo, mente e alma.”

Gabriel Banharo

Os Chefs Zona Sul

É com muito orgulho que o Zona Sul integra Gabriel Banharo ao completíssimo time de Chefs Zona Sul, composto por Ana Paula Legey, Thays CostaBia SouzaDavid EleutérioBeth de SáThiago Rossetti e Roberto Neves.

Você pode conhecer o trabalho do novo Chef Zona Sul loja da Rua Barão da Torre, 270, Ipanema.