A gastronomia é, entre outras características, um reflexo da cultura. Por isso, em um país com uma diversidade tão vasta de tradições e histórias, não tem como dizer que existe um único prato que defina o brasileiro. Mas uma coisa é certa: os sabores do Brasil são deliciosos, e trazer um toque de regionalismo no dia a dia pode ser uma forma de viajar pelo nosso território. Quem sabe fazer isso muito bem é o Chef Zona Sul Roberto Neves, que você vai conhecer mais aqui!

Você vai ver:

Quem é Roberto Neves?

Roberto Neves @chef.robertoneves é chef de cozinha e consultor, nascido em Belém do Pará, no norte do Brasil. Formado em gastronomia e pós graduado em culinária regional amazônica, Roberto também possui conhecimento em panificação e confeitaria, além de participação em cursos de culinária brasileira.

Linha do tempo

Em 2018, Roberto iniciou como chef executivo do restaurante BBQ Premium, uma casa especializada em carnes e cortes especiais. No ano de 2017, participou do concurso Enchefs Brasil, onde foi nomeado chef embaixador da gastronomia paraense durante o período de 2018.

No ano seguinte, Roberto Neves participou do reality show Mestre do Sabor que foi, como ele mesmo diz, um divisor de águas na sua história.

Hoje em dia, Roberto Neves é Chef Zona Sul, responsável pela criação de cardápios e estratégias gastronômicas na loja em que atua, no Recreio.

Imersão na cultura

Seu interesse pela cultura brasileira é latente: Roberto, além de sempre colocar seu toque regional nas suas criações já foi além e realizou uma experiência de imersão com outros chefs em uma aldeia indígena para vivenciar os hábitos alimentares e culturais bem de perto. Afinal, conhecer as raízes da nossa história faz toda a diferença na elaboração de receitas.

É com toda essa brasilidade que o Zona Sul tem o prazer de apresentar o novo Chef Zona Sul, que junto com a Expert Lorena Abreu @_lorenaabreu , formam (literalmente) uma família carioca de coração e esperam pela chegada do mais novo integrante, Arthur!

Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu: influência carioca de coração na gastronomia de Roberto Neves.

Roberto Neves atua na loja situada na Av. das Américas, 16237 – Recreio. Lá você pode ver de perto o trabalho do chef e provar do seu toque especial, mas você pode acompanhar pelas redes sociais @zonasulsupermercado e por aqui todas as dicas e novidades do chef.

Conheça o novo Chef Zona Sul e aproveite para aprender uma receita de namorado com crosta de castanha do Pará:

Namorado com crosta de castanha do Pará

A gastronomia do dia a dia

Para quem não conhece a rotina de um Chef Zona Sul, Roberto explica que a dele começa sempre com um “bom dia”.

Sempre que chego em loja, faço uma visita por cada setor, dou bom dia para os colaboradores e sigo analisando a linha de produção dos setores. Às sextas e sábados criamos ações e pensamos em receitas e harmonizações.

Roberto Neves, Chef Zona Sul

Nas suas criações, Roberto procura sempre valorizar a cultura regional do norte, seja no café da manhã ou no Salada Bar Zona Sul, utilizando a mandioca e seus derivados como farinha de mandioca, sagu, tapioca, fécula, entre outras, todos encontrados no Zona Sul.

O divisor de águas: Mestre do Sabor

A exposição à mídia, principalmente após o programa Mestre do Sabor (@mestredosabor), trouxe diversas oportunidades e um convite para trabalhar como apresentador do programa do Chef Claude Troisgros (@c_troisgros).

Todavia, a fama não se tornou sinônimo de estrelismo. Pelo contrário, abriu os olhos do chef para valorizar ainda mais a culinária e os ingredientes nacionais e se preocupar com a responsabilidade das suas postagens enquanto influenciador:

É imprescindível tomar alguns cuidados ao se comunicar, principalmente depois de aparecer em programa de nível internacional, pois assim como isso pode alavancar sua carreira, uma postagem mal interpretada pode influenciar milhares de seguidores. O lado positivo é que a mídia ajuda sim a fazer o meu trabalho chegar até outras pessoas que amam a gastronomia.

Roberto Neves, Chef Zona Sul

Família carioca de coração

Roberto se considera um carioca, apesar de não morar no Rio há muito tempo, pois o clima aconchegante e o sentimento de acolhimento o fazem se sentir em casa. Além, claro, da influência bem carioca da gema da sua esposa Lorena Abreu, Expert Zona Sul em Cozinha Saudável. O casal espera o mais novo “bebê chef” da família carioca de coração, o pequeno Arthur.

Lorena Abreu, Roberto Neves (e Arthur): uma família carioca de coração conectada pelo amor à gastronomia.

Foto: @chef.robertonoves

Para sanar a curiosidade de quem quer saber se o clima em casa é competitivo, Roberto deixa claro que ambos se complementam e aprendem um com o outro sempre:

Lorena é uma referência e pra mim. Ela me ajuda e me complementa quando se trata de trabalhar melhor os vegetais e a sustentabilidade, e pensar os ingredientes naturais com um olhar “fora da curva”. E eu consigo ajudá-la em diversas áreas, principalmente quando se trata de ingredientes brasileiros, panificação, confeitaria e carnes de caça. Sempre trocarmos informações.

Chef Zona Sul Roberto Neves

O time de Chefs Zona Sul

É com muito orgulho que o Zona Sul integra Roberto Neves ao completíssimo time de Chefs Zona Sul, composto por Thays Costa, Bia Souza, David Eleutério, Beth de Sá e Thiago Rossetti.

Cada profissional atua em uma loja Zona Sul diferente, dando um toque especial ao café da manhã e ao Salada Bar, provando que o alto conhecimento em gastronomia pode ser aplicado de forma simples no dia a dia, sem “gourmetização”, e com muito sabor!