Promover cervejarias independentes, dando ao público opções de alta qualidade a preços atrativos. Esse é o objetivo da iniciativa pioneira do Zona Sul e da cervejaria espanhola Estrella Galicia ao lançarem uma nova categoria de cervejas: a Big Craft, dedicada às marcas que valorizam a origem, independência e artesanalidade.
Aqui você vai ver:
Por que Big Craft?
Atualmente, o mercado brasileiro está segmentado em Mainstream, que reúne as cervejas mais básicas e comuns; Premium; e Craft (as denominadas artesanais). A criação da categoria Big Craft combina o prestígio, a acessibilidade e a qualidade das marcas Premium, com a riqueza dos aromas e sabores do universo Craft.
“A inclusão da categoria Big Craft nas gôndolas reforça o compromisso do Zona Sul em oferecer diferenciais e inovação aos nossos clientes, destacando o que há de melhor no universo cervejeiro.”
José Padilha, Expert em Cervejas do Zona Sul
A alma artesanal
A independência é um dos pilares do segmento Big Craft. Ou seja, as cervejarias mantêm o sabor de suas cervejas, seus valores e seu propósito acima das práticas comuns de mercado. O respeito à sua origem e o apreço pela artesanalidade são outros pontos que garantem qualidade e paladar incomparáveis. Além disso, a agilidade na tomada de decisões possibilita a criação de rótulos sazonais e experimentais, trazendo novidades constantes ao mercado.
“Desde 2017, existe um consenso no mundo da cerveja de que não basta ser só artesanal, tem que ser independente. É uma cerveja feita pelo dono, sem concessões na escolha dos ingredientes, da receita e do estilo a ser produzido.
José Padilha, Expert em Cervejas do Zona Sul
A origem, a história e a tradição de cada cervejaria são trunfos para preservar a autenticidade e a originalidade das cervejas, que, mais que bebidas, são uma expressão cultural única. Para as marcas que integram a categoria, a alma artesanal é um símbolo de cuidado com a qualidade das matérias-primas e dos processos para garantir sabores únicos.
Esses compromissos resultam em cervejas com personalidade, para serem apreciadas como foram elaboradas — com calma e paixão, oferecendo uma experiência sensorial autêntica aos consumidores, atendendo a um público global sem abrir mão da essência artesanal e a um preço atrativo e justo para os consumidores.


O que dizem os especialistas
Thiago Coelho, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil, observa que as cervejarias independentes fazem parte de uma fatia de mercado cada vez mais significativa.
“Existe uma oportunidade de marketshare de R$ 7 bilhões ao ano aqui no Brasil. Hoje, as categorias Craft entram com um valor agregado maior e, muitas vezes, trazem um sabor mais restrito ao paladar dos brasileiros. Nós, Big Crafts, ocupamos um espaço novo, com uma bebida premium, acima da média e de sabor harmonioso a um preço justo.”
Thiago Coelho, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil
Para José Padilha, o aumento exponencial do mercado das cervejas artesanais se deve à variedade de estilos, à identidade de marca e a um forte componente cultural.
“É um exemplo claro de indústria criativa. Seus consumidores se conectam com os valores, com a proposta e com as histórias por trás das marcas. Quanto mais local é uma cerveja artesanal, mais ela cria laços com seu público. Assim como na gastronomia, a cerveja artesanal oferece um universo de possibilidades e quem experimenta não volta atrás.”
Expert José Padilha
Estrella Galicia: independente e familiar
Nascida na Espanha em 1906, a Estrella Galicia preserva até hoje os valores da cultura artesanal. Presente na lista das 40 maiores do mundo, a cervejaria se mantém independente e familiar. Atualmente, sua operação conta com membros da quarta geração da família Rivera e conserva suas raízes na Galícia, no noroeste da Espanha, onde é a líder de vendas, enquanto expande sua presença pelo mundo.
Presente em mais de 70 países, atua há quase 15 anos no Brasil, disponibilizando as cervejas Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0 e a 1906 La Milnueve.


“Nossa independência nos permite garantir um sabor único em cada rótulo do nosso portfólio. Produzimos com paixão e oferecemos o melhor produto possível. Queremos ser a cerveja mais amada, antes de ser a mais vendida. Por isso, faz tanto sentido estarmos à frente na criação desta categoria, chamando e incentivando outras marcas a permanecerem fiéis ao seu caminho Big Craft”.
Thiago Coelho, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil
Aliás, a categoria já nasce como um movimento que vai além de uma marca ou de um supermercado. Ancorado pela Estrella Galicia, o objetivo é atrair e incentivar outras marcas a aderirem aos atributos essenciais da categoria, como independência, artesanalidade e qualidade.
“É um convite para que mais cervejarias independentes se unam a essa rede, mostrando que, em conjunto, é possível criar um mercado mais autêntico e fiel às origens do verdadeiro cervejeiro. O movimento também busca inspirar outros grupos supermercadistas a abraçar a ideia, ampliando o alcance e o impacto da categoria Big Craft para todo o país.”
Thiago Coelho
O mercado de cervejas
O número de cervejarias no Brasil cresceu quase 10 vezes em 10 anos, indo de 195 em 2013 para 1.847 operações em 2023. Nesse meio-tempo, entre 2017 e 2022, o mercado global de cervejas premium cresceu 97%, incorporando mais consumidores dispostos a pagar mais por qualidade.
Com esse despertar para a qualidade, a categoria Big Craft faz ainda mais sentido em um país como o Brasil, que é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, representando 8% do volume global, com 11 milhões de litros consumidos em 2022, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

O Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo.
De acordo com José Padilha, o aumento exponencial observado entre as marcas artesanais está relacionado ao fato de as pessoas terem percebido que podiam fazer cerveja em casa, como um hobby.
“Daí, surgiram associações, concursos e festivais voltados para esse universo. Muitos desses cervejeiros caseiros decidiram profissionalizar a paixão, abrindo suas próprias cervejarias e criando receitas bem diferentes do padrão praticado pelas grandes indústrias. E o que eles fizeram foi revolucionário, deram ao público algo que antes ele não tinha: diversidade de estilos e sabores”.
José Padilha, Expert em Cervejas do Zona Sul
Cervejeiros de todos os cantos agradecem!