Impossível falar de vinhos sem citar o Chile. O país, a cada ano, ganha destaque nesse setor, produzindo bebidas dos mais diversos rótulos e sabores, conquistando consumidores de todos os cantos do planeta. E na linha de vinhos premium, o Chile mostra também sua força e recebe cada vez mais reconhecimento. Prova disso é o vinho Seña.
A safra 2015 do vinho chileno Seña recebeu incríveis 100 pontos do crítico James Suckling, considerado pela revista Forbes um dos mais respeitados e influentes pontuadores do mundo. Conheça mais sobre este premiado vinho e saiba o porquê de ser tão admirado no mundo da vitivinicultura.
Seña, considerado um dos maiores vinhos do mundo.
Eduardo Chadwick e Robert Mondavi
Primeiramente, é importante ressaltar que o Seña, além de ser um dos maiores vinhos do mundo, foi a primeira joint venture da indústria do vinho chilena, criado em 1995 por Eduardo Chadwick e Robert Mondavi. Chadwick, a figura influente do vinho chileno hoje no mundo e Mondavi, falecido em 2008 aos 94 anos, o maior nome da história do vinho nos Estados Unidos.
Eles incansavelmente passaram quatro anos procurando o terroir ideal para este vinho que viria ser o primeiro Ultra Premium do Chile. O vinhedo escolhido se localiza a 40 quilômetros da costa do Pacífico, na região de Aconcágua, local prestigiado por ter as condições perfeitas que permitem a elaboração de vinhos da mais alta qualidade.
Vinho Seña foi a primeira joint venture da indústria do vinho chilena, criado por Eduardo Chadwick e Robert Mondavi.
Foto: divulgação
Reconhecimento internacional
O reconhecimento internacional do Seña veio com a degustação às cegas que Chadwick organizou em Berlim, conhecida como “The Berlin Tasting”, colocando alguns de seus vinhos entre Grand Crus de Bordeaux e toscanos – o Seña inegavelmente ficou em primeiro lugar, ganhando destaque entre sommeliers de todo o mundo.
Hoje, o Seña é comercializado em Bordeaux ao lado dos rótulos de grandes e renomados Châteaux, mostrando a capacidade do Chile de dar origem a grandes vinhos.
E não acaba aí. A revista Wine Advocate, do crítico Robert Parker conferiu ao Seña, em 2016, 97 pontos, sendo eleito pela quarta vez consecutiva o melhor vinho chileno. Sem contar que James Suckling, prestigiado crítico internacional de vinhos, deu 100 pontos para o vinho Seña na safra de 2015, colocando a marca no grupo dos vinhos mais “perfeitos” do mundo. De fato, reconhecimento internacional é o que não falta ao exclusivo Seña. Por isso tanta admiração mundo afora.
Premiações do vinho Seña:
- Wine Spectator 91 pontos
- Robert Parker 96 pontos
- James Suckling 99 pontos
- Descorchados 97 pontos
Produção biodinâmica
O Seña é produzido de forma biodinâmica, ou seja, sem usar nenhum produto químico sintético. Esse processo é uma dedicação quase religiosa aos métodos orgânicos da vinha, canonizado pelo falecido cientista e filósofo Rudolf Steiner.
Os vinhedos não são manipulados de qualquer maneira. Os produtores, em primeiro lugar, olham para a vinha como um ecossistema completo, tratando o meio ambiente com um profundo respeito.
Processos de preparação biodinâmica
- Um composto é aplicado na vinha, onde se infiltra no solo durante o inverno. Isso ativa e nutre o solo da vinha e o prepara para uma nova estação na primavera seguinte.
- Parte do processo biodinâmico do Seña é ajudar o vinhedo a absorver microelementos importantes e melhorar a saúde de sua raiz por meio de preparações especiais feitas com flores e plantas como mil-folhas, camomila, urtiga, dente-de-leão e valeriana.
- As ovelhas desempenham um papel fundamental na vinha, constituindo um meio natural de controle de ervas daninhas e fertilização do solo.
O vinho Seña, pelo Expert Dionísio Chaves
Segundo o Expert em vinhos Dionísio Chaves, esse vinho possui cor rubi intenso, nariz com notas de frutas maduras, mentol, eucalipto, couro, tabaco e alcaçuz. Na boca, é encorpado, complexo, com taninos presentes, acidez equilibrada e final de boca bastante persistente.
Por fim, é importante saber que esse vinho é ideal para acompanhar carnes de caça, carnes mais marmorizadas e queijos picantes. Vai bem sobretudo com queijos Brie, Camembert, Reblochon, Taleggio e Gruyère. Todavia, se você quer valorizar os queijos artesanais produzidos no Brasil, a dica é harmonizar o Seña com queijos como meia cura e calambau.
As receitas perfeitas para combinar são pernil de cordeiro, ossobuco e bife de chorizo.
Vai bem com peril de cordeiro. Vai bem com queijo Brie.
Propriedades do vinho
- Uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Petit Verdot, Malbec;
- Guarda até 5 anos;
- Ocasião de consumo: prato principal;
- Temperatura ideal para servir é de 18º a 20º C.
Baixe seu catálogo de vinhos de outono
Ademais, aproveite as dicas e conheça toda a variedade dos vinhos de outono selecionados pelos Experts baixando agora o seu catálogo. Afinal, todo mundo gosta de comer e beber bem. Um brinde à gastronomia!