Pense em uvas francesas como Cabernet Sauvignon e Merlot e junte isso com uma das vinícolas mais clássicas de Portugal. Certamente este resultado franco-lusitano não poderia ser diferente: um incrível vinho elegante e premiado para degustar, especialmente no inverno.
O rótulo Quinta da Bacalhôa é um emblemático vinho português por ser o primeiro Cabernet-Merlot do país. Isso significa que a ousadia portuguesa ao cultivar as mais famosas uvas francesas deu origem a um rótulo ícone que se consagrou pela altíssima qualidade e complexidade. A Quinta da Bacalhôa é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa e uma das vinícolas mais famosas e mais antigas de Portugal.
Mesmo com séculos de tradição em viticultura, este rótulo foi lançado apenas em 1979, com o corte tipicamente bordalês de 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot.
Em linhas gerais, os vinhos do velho mundo são conhecidos pela elegância, e com o Quinta da Bacalhôa não foi diferente. A passagem por madeira contribuiu para a estrutura e para seu potencial de envelhecimento, mas o rótulo é primorosamente equilibrado sem amadeirados proeminentes, que permite a apreciação de uma compota de frutas negras maduras com taninos macios e certa mineralidade. Uma maravilha portuguesa, com certeza.
Propriedades
O tinto português Quinta da Bacalhôa é um vinho encorpado, guarda até 5 anos, ideal para servir de 16º a 18ºC. Produzido na Península de Setúbal, com uvas francesas do tipo Cabernet Sauvignon, é um vinho premiado, medalha de prata no mundial de Bruxelas.
Vai bem com…
Bacalhau assado regado no azeite, carnes assadas, ensopadas, queijo azeitão e canastra maturado. Aprenda uma receita de bacalhau no azeite com mousseline de baroa para harmonizar, pelo Expert em Azeites e Temperos, Marcelo Scofano.
Comentário do Expert
Tinto de cor vermelho púrpura intenso. No nariz é intenso, persistente, com aromas de frutas frescas e maduras, especiarias e tostados. Na boca é encorpado, intenso, persistente, com taninos elegantes, acidez equilibrada, fundo de boca longo e marcante.