Se tem uma coisa que vai sempre superbem com o friozinho de inverno é comida, de preferência italiana. E um dos pratos que mais combinam com esse momento é a focaccia, clássica delícia italiana capaz de dar água na boca e esquentar o coração dos cariocas.

Após a leitura deste post, será impossível deixar de passar no Zona Sul mais próximo e comprar sua focaccia predileta. Então vamos nessa!

Focaccia: o que é?

Primeiramente, a focaccia é uma massa muito parecida com a da pizza, na maioria das vezes com acréscimo de azeite na própria massa. Assim, enquanto a massa de pizza, geralmente, é feita com farinha, água, fermento e sal, a massa de focaccia tem azeite também em sua composição.

O seu formato não é redondo igual ao da pizza, e a massa, aliás, não é fina igual à da pizza, é sempre um pouco mais grossa. É pra quem realmente gosta de massa!

Origem da focaccia

Não há uma origem certa sobre a focaccia dentro da Itália. Porém, segundo o Expert Piero Cagnin, essa iguaria provavelmente é originada do Centro-Sul da Itália.

Embora muita gente não saiba, existe também uma versão doce da focaccia, e ela é simplesmente irresistível! Similar ao panetone, essa versão é típica do Norte da Itália, diferentemente da versão salgada, encontrada nos 4 cantos do país.

Ocasião e dicas de consumo

A ocasião de consumo é: todas as ocasiões possíveis! É isso mesmo que você leu. A focaccia combina com entrada, prato principal, aperitivo, lanche da tarde, lanche da manhã. Mais versátil impossível!

Além disso, ela pode ser apenas assada, com mais azeite por cima e ingredientes crus, ou ela pode ser assada já com os ingredientes por cima, como se fosse uma pizza, ou então apenas com sal grosso e alecrim, maneira mais clássica de consumo, chamada de focaccia alla genovese

Dica: a focaccia pode ser cortada ao meio e substituir o pão no sanduiche.

Recheios

No caso dos recheios, dá para usar a criatividade sem medo! Todavia, recomenda-se que não seja utilizado mais de um recheio úmido (por exemplo, molho de tomate e molho branco). Como sugestões, experimente focaccia com presunto de Parma e rúcula e tomate seco, ou mozzarella fresca com molho de tomate. Só de pensar nessas combinações, já dá aquela fome gostosa!  

Aproveite para conferir esta receita de focaccia de batata com queijo Brie, por Piero Cagnin, que é uma combinação elegante que vai deixar a sua recepção muito mais deliciosa.

Focaccia de batata e queijo brie

Se você está sentindo aquela vontade de comer essa massa tão gostosa e tradicional, conte conosco! Aqui no Zona Sul, você pode consumir nossas deliciosas focaccias na pizzaria e spaguetteria, ou levar embalada para comer em casa.

  • Focaccia de presunto de Parma
  • Focaccia caponata shitake
  • Focaccia especial alecrim
  • Focaccia especial marguerita
  • Focaccia mozzarella de búfala e espinafre

E se preferir, escolha as focaccias embaladas, exclusivas Zona Sul, da marca Panneto. Peça pelo site ou pelo app que levamos nossas delícias até você.

Bônus: pra temperar

Para deixar seu prato ainda mais especial, confira as dicas de azeite do Expert Marcelo Scofano, que indica as melhores combinações para suas focaccias.

O Expert em azeites e temperos Marcelo Scofano sugere azeites com notas sensoriais distintas para cada sabor de focaccia.

  • Focaccia de presunto de Parma – glazé balsâmico De Nigris e extravirgem de frutado intenso como Pátio de Viana Picual, Oro Bailen, Centonze, Herdade do Esporão Orgânico
  • Focaccia caponata shitake – azeite de frutado médio: Prosperato Premium, Casas de Hualdo Manzanilla, Alonso Coratina, azeites aromatizados com trufas.
  • Focaccia especial alecrim: azeite de frutado leve ou maduro, San Frediano orgânico, Alonso Blend, Izarro, Ilíada
  • Focaccia especial Marguerita: azeite de frutado médio e leve, Parque Oliva Oro, Centonze, Finca La Pontezuela.
  • Focaccia mozzarella de búfala e espinafre: azeites de frutado médio, Casa de Santo Amaro, Herdade do Esporão, Pátio de Viana Arbequina e o azeite Omed defumado.