O Pirarucu é o peixe da vez na gastronomia nacional. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o peixe, que pode atingir até 3 metros de comprimento, tem sabor suave, característicos de peixes de água doce e tem conquistado o coração dos chefs, não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo.
E não é somente na mesa que o gigante da Amazônia mostra seu impacto. O manejo sustentável, feito por comunidades indígenas e ribeirinhas, vem contribuindo para preservar a espécie. Além disso, garante a preservação da floresta e, também, o desenvolvimento econômico e social da região. Saiba mais neste post.


Pirarucu e seus apelidos: “bacalhau brasileiro” ou “gigante da Amazônia”. O peixe da vez na gastronomia nacional.
O consumo do pirarucu obtido através do manejo sustentável garante que o mesmo não está sendo feito de forma indiscriminada. Aliás, cerca de 70% das vendas nas Peixarias Zona Sul são de produtos de origem sustentável e de empresas que zelam pelo meio ambiente. Incluindo, claro, o pirarucu.
Mais sabor nas suas receitas
Para mostrar a versatilidade deste peixe que tem o sabor do Brasil, Experts e chefs criaram receitas que você pode reproduzir em casa. Escolha a sua preferida!
Expert Piero Cagnin Chef Roberto Neves Expert Carlos Ohata Chef David Eleutério
Pirarucu à moda siciliana
Receita criada pelo Expert Piero Cagnin, o pirarucu à moda siciliana traz o toque itálico que representa as origens do Expert da Spaghetteria e pizzaria Zona Sul.
Pirarucu à portuguesa
O chef Roberto Neves, gestor gastronômico Zona Sul, traz uma clássica receita portuguesa adaptada para a nossa culinária. Não perde em nada para uma tradicional bacalhoada e tem o sabor do Brasil. Confira:
Bifum com pirarucu
O Expert em peixes e frutos do mar Carlos Ohata traz uma receita de Bifum, legumes e shitake com pirarucu e camarão que vai fazer você se apaixonar.
Pirarucu com caju
Pirarucu não combina com caju só na sonoridade das palavras, mas são um casal perfeito na culinária. Na receita de pirarucu do gestor gastronômico David Eleutério, você vai conhecer 3 faces diferentes do caju: crosta, vinagrete e tartar. Se você gosta muito de caju, clique aqui e conheça mais deste pseudofruto brasileiríssimo.
No caju, o fruto propriamente dito é a castanha, enquanto o seu pedúnculo floral é capaz de perfumar um ambiente inteiro com o seu aroma. Além desta receita do chef David, você pode aprender mais receitas com caju aqui.
Bônus: um prato especial exclusivo Zona Sul
Além das receitas para preparar em casa, você encontra no Salada Bar Zona Sul um prato especial que estará disponível no menu de 9 a 25 de julho. O prato, criado pelo gestor gastronômico Roberto Neves para o Zona Sul, chama-se Fish’n chips Amazonense e estará disponível nas lojas:
- Rua Dias Ferreira, 290 – Leblon
- Av. das Américas, 16237 – Recreio
- Av. das Américas, 8888 – Barra (Santa Mônica)
- Rua Barão da Torre, 220 – Ipanema


Fish’n chips Amazonense: prato exclusivo disponível no Salada Bar Zona Sul. (Foto: Fernando Mafra).
O pirarucu é a cara do Brasil. Conheça mais sobre este incrível e gigante peixe aqui no Gastronomia Carioca e fique de olho nas nossas dicas no IGTV @sigazonasul.