Vinho não precisa ser complicado! Você é daqueles que adora degustar um bom vinho mas gostaria de entender mais sobre os termos utilizados em sua produção ou classificação? Preparamos um glossário com os termos mais utilizados no mundo dos vinhos, para você se tornar quase um expert no assunto.
Confira alguns termos comuns no universo vinífero:
Barrica
Recipientes de madeira, chamados de barricas onde alguns vinhos passam por um estágio de amadurecimento para desenvolver novos sabores e aromas. Os tipos mais comuns são feitos de carvalho francês ou americano.
Blend
Também chamado de assemblage ou vinho de corte, refere-se ao procedimento de combinar dois ou mais tipos de uva, deixando a bebida mais complexa.
Le Cupole Trinoro: um exemplo de blend de uvas Cabernet Franc / Cabernet Sauvignon / Merlot / Petit Verdot.
Casta
Também conhecida como cepa ou simplesmente uva. Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir são exemplos de castas tintas. Você sabe quais são as 10 uvas mais famosas do mundo dos vinhos? Leia aqui o artigo.
Entre as variedades de castas, existem as brancas, tintas e rosadas.
Corpo
O corpo do vinho é o volume da bebida, que pode ser leve, médio ou encorpado. Vinhos densos ficam mais tempo na boca, ou seja, possuem o que conhecemos de “final longo”, já os mais leves em teor alcoólico são considerados “fáceis” de beber, de “final curto”.
Safra
Refere-se ao ano em que as uvas do vinho foram colhidas. Cada safra varia em estilo, longevidade, quantidade, qualidade e preço, principalmente por conta das variações climáticas de cada vinhedo.
Buquê, acidez e taninos
Características ligadas aos sentidos. Buquê é o termo para as características olfativas derivadas da vinificação. No paladar, a acidez é percebida como uma sensação de frescor e aumenta a salivação, sendo fundamental na harmonização de bebidas e alimentos. Já os taninos, são percebidos no paladar como uma sensação de secura e amargor. Estão mais presentes nos vinhos tintos.
Terroir
Um conceito que envolve as vinhas, videiras e processos. Um vinho de terroir é aquele que consegue expressar as características de sua região produtora.
Italiano Dragone Selezione Lento: exemplo de rótulo que representa a potência do terroir da Calábria, com traços da vinicultura grega.
Velho e Novo Mundo
Indica a origem do vinho. Quando é vinificada no continente europeu são do Velho Mundo. Já o Novo Mundo são vinhos originais de países dos continentes oceânico, africano e americano, incluindo o Brasil.
Escolha agora seu vinho com mais conhecimento e aprecie o melhor que o vinho tem a oferecer!