O verão está às portas e, com ele, vem também a vontade de sair de casa e aproveitar o calor do sol para renovar a famosa “vitamina D”. Pensando nisso, que tal aproveitar estas dicas de locais gratuitos no Rio de Janeiro (cidade e Estado) para curtir esta época ensolarada que é a cara do carioca de coração?
E o melhor: todas as programações têm na rota uma loja do Zona Sul por perto, para fazer aquele lanche gostoso sem medo de errar.
Primeiramente, antes de passear, é sempre bom lembrar que segurança e saúde são essenciais. Por isso, evite lugares com aglomeração e siga as normas de segurança e higiene para não “dar mole” para a contaminação pela Covid-19.
Antes de passear, é sempre bom lembrar que segurança e saúde são essenciais.
1) Pista Claudio Coutinho na Urca
Antes de mais nada, se você gosta de caminhar, a pista Claudio Coutinho, localizada na Praia Vermelha, é uma dica imperdível. Com vista para o mar e com muita vegetação local, incluindo exemplares de pau-brasil plantados pelos militares no percurso, o caminho é, inegavelmente, um convite para muitas fotos. Com 1,25 km de extensão, a pista circunda o Morro da Urca, com acesso a partir da praia Vermelha, e encontra-se aberta diariamente, das 6h às 18h.
Para os mais aventureiros, existem trilhas no decorrer do percurso que dão acesso ao Morro do Pão de Açúcar. Para trilhas, no entanto, recomendamos que você procure sempre um grupo especializado, com guia e equipe.
Aliás, antes do seu passeio na pista Claudio Coutinho, dê uma passada no Zona Sul da Urca, aberto a partir das 7h30min de segunda a sábado e a partir de 8h nos domingos e feriados, na Rua Marechal Cantuaria, 178, e garanta um lanchinho saudável e gostoso com sucos Me Bebe e sanduíches prontos para consumo Panetto.
Curiosidade: Claudio Coutinho foi um militar, preparador físico e treinador de futebol brasileiro que comandou o Flamengo e a Seleção Brasileira de Futebol na década de 70.
2) Parque Lage, no Jardim Botânico
Para quem gosta de cenários bonitos para tirar fotos em família ou com a cara metade, o Parque Lage é tudo de bom.
De acordo com informações oficiais do site da RioTur, o Parque Lage, projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, é um belíssimo jardim de estilo romântico europeu que divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica. Destacam-se principalmente as palmeiras imperiais, os lagos e ilhas artificiais. Para as crianças, há brinquedos e grande área ao ar livre.
EAV Parque Lage. Foto: Rio Tur. Parque Lage. Foto: Rio Tur.
É muito comum, também, a realização de piqueniques no parque. Dessa forma, caso você decida fazer um delicioso piquenique, dê uma passada no Zona Sul da Rua Jardim Botânico, 81, ou na rua Rua Pacheco Leão, 16, para caprichar na sua cestinha com muita comida boa!
Para um encontrinho romântico, a dica é investir em vinhos leves e práticos, em lata, para consumir bem geladinhos.
Vinho na lata Arya branco Vinho na lata Arya tinto Vinho em lata Arya rosé
Além disso, na principal edificação do espaço, há um casarão do séc. XIX onde funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Esse local, atualmente, oferece formação gratuita para artistas iniciantes, cursos de capacitação em arte para jovens, além de uma intensa programação de exposições, seminários, palestras e mostras de vídeos (fonte: RioTur).
A EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) oferece cursos de capacitação em arte para jovens, exposições e palestras.
A entrada é livre e funciona diariamente de 8h às 17h. Entretanto, devido à pandemia, alguns acessos de locais ou atrações podem estar limitados.
3) Zona Portuária do Rio de Janeiro, no Centro
Em 2015, um ano antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro, com o intuito de revitalizar a região e criar novas áreas de lazer, a Zona Portuária e Centro do Rio passaram por uma grande reformulação, e o Boulevard Olímpico foi um desses resultados.
Com cerca de 3,5 km de extensão e 287 mil m² de área, o Boulevard Olímpico estende-se pelos seguintes bairros: Centro, Gamboa e Saúde. O maior painel de rua do mundo registrado no livro dos recordes, inclusive, se situa no Boulevard Olímpico e é criação do artista Eduardo Kobra. A obra, denominada Mural Etnias, é uma grande obra de arte à céu aberto no estilo graffiti.
Além do passeio gratuito, as dicas do entorno são o Museu do Amanhã e o AquaRio. Para essas atrações, os valores e informações de funcionamento devem ser acessados nos seus respectivos sites.
AquaRio. Foto: Zona Sul Museu do Amanhã. Foto: Rio Tur
Logo após seu passeio na Zona Portuária, para uma “boquinha” de qualidade, aproveite para conhecer o Zona Sul do Centro da Cidade que fica na Rua da Alfândega, 33. Essa loja conta com serviços de consumo local como café da manhã, restaurante e pizzaria, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h. Essa unidade não abre aos domingos e feriados.
4) Bosque da Barra, na Zona Oeste
Em primeiro lugar, o Bosque da Barra é, com toda certeza, o lugar ideal para passear e respirar o ar da natureza. O parque possui 50 hectares e oferece aluguel de bicicletas para pedalar sozinho ou em família, com as crianças.
Além disso, a grande variedade de fauna torna o local ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque (fonte: RioTur).
O parque conta com estacionamento, bebedouro e banheiros, mas algumas atrações, como brinquedos infantis ou áreas de ginástica, podem estar sofrendo restrições devido à pandemia da Covid-19.
O Bosque da Barra fica na Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca. Antes do seu piquenique no parque, dê uma passada no Zona Sul Santa Mônica (Av. das Américas, 8888). Nessa completa loja, você encontra pizzaria, mozzarela bar, padaria, sushi bar, rotisserie, enfim, tudo que você precisa para variar o seu cardápio.
Vale ressaltar ainda que essa unidade é um ótimo ponto de parada para visitação devido à sua bela decoração, projetada com iluminação natural, e uma cafeteria central que aromatiza o ambiente.
Zona Sul Santa Mônica. Foto: Zona Sul / divulgação. Consumo local Zona Sul Santa Mônica. Foto: Zona Sul.
5) Bônus de férias: Costa Verde e Angra dos Reis
A fim de explorar lugares diferentes, sair um pouco da região metropolitana do Rio de Janeiro e aproveitar mais dos encantos fluminenses, a dica é fazer um tour pela Costa Verde.
A região da Costa Verde fluminense, onde estão situadas as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, foi escolhida como uma das dez melhores regiões turísticas do mundo para visitação, segundo o guia britânico Lonely Planet (2016).
A Costa Verde foi eleita uma das dez melhores regiões turísticas do mundo para visitação.
As praias são gratuitas para visitação. Todavia, caso você queira gastar um pouco mais e alugar uma lancha, o resultado pode ser incrível! Mas sempre verifique as restrições de acesso aos locais devido à pandemia da Covid-19.
Em Angra, para que você encontre produtos de qualidade, vá ao Zona Sul localizado no Shopping Piratas (Estrada Municipal, 200, Praia do Jardim, Angra dos Reis).
Por fim, agora que você escolheu o seu destino, encontre a loja Zona Sul mais próxima do seu caminho para que sua viagem seja ainda mais especial.