Quem disse que uva só se transforma em vinho? Elas também dão origem aos acetos balsâmicos, vinagres elaborados a partir de determinadas tipos de uvas, cujo mosto é cozido em temperatura controlada e a fermentação é realizada por bactérias específicas. Conheça os diferentes tipos de aceto selecionados pelo Expert Marcelo Scofano e destaque o sabor dos seus pratos.
Para que servem?
Acetos são perfeitos para integrar os mais diferentes preparos e dar aquele toque especial em cada refeição. Até uma simples salada se torna mais atrativa com um pouco de balsâmico.
Para o Expert em azeites e temperos, Marcelo Scofano, uma excelente opção são os vinagres da La Bonissima, pois todos os rótulos são envelhecido por no mínimo 03 anos em barris, o que garante maior qualidade e sabor.
A Acetaia La Bonissima é uma empresa familiar de Môdena, umas das regiões mais tradicionais na produção de acetos balsâmicos. Sua produção respeita cada ciclo produtivo, atento a pequenos detalhes e com empenhada em elaborar produtos originais e únicos, perpetuando no tempo a paixão e o respeito pela tradição e a qualidade.
Confira cada tipo de aceto e escolha a melhor opção para você!
Gelatina de balsâmico
A gelatina é elaborada a partir do balsâmico IGP Módena, levemente envelhecido, adocicado, com adição de pectina natural para obter a consistência de gelatina. Muito saborosa, delicada e cristalina, pode ser utilizada em canapés, acompanhar queijos distintos, frescos ou curados, acompanhar carnes e decorar distintos pratos.
Vinagre de Lambrusco
O vinagre de Lambrusco é elaborado a partir da variedade do mesmo nome, a mais conhecida e autóctone de Módena, tem cor rúbia, aromas frescos, sabor agridoce muito equilibrado e suave. Seu uso é vasto, de saladas, marinadas, emulsão de vinagretes, harmoniza com frutas e queijos.
Vinagre de Lambrusco Vai bem com queijos
Balsâmico Clássico IGP
O balsâmico clássico IGP é um vinagre jovem, para uso cotidiano, tem menor concentração de mosto; bom para saladas, marinadas de carnes vermelhas, emulsões de molhos, queijos e frutas.
Balsâmico clássico IGP Vai bem com frutas
Balsâmico DOP Extravecchio
O balsâmico DOP Extravecchio é elaborado com 100% do mosto cozido envelhecido 25 anos. De textura naturalmente cremosa, tem sabor agridoce marcante, sabor envelhecido de distintas madeiras e grande complexidade aromática. Pequenas gotas realçam o sabor de queijos, frutas, sobremesas, saladas, carpaccios e carnes vermelhas.
Balsâmico DOP Extravecchio Vai bem com saladas
Veja todas as opções de acetos balsâmicos disponíveis no Zona Sul