Você sabia que a uva Bonarda argentina na verdade tem origem francesa? Conheça suas particularidades e deguste um bom vinho fabricado a partir desta casta, com dicas de harmonização do Expert em vinhos, Dionísio Chaves.

A casta Bonarda historicamente era muito utilizada no blend dos vinhos Piemonteses para ajudar a amaciar os taninos da uva Nebbiolo. Essa Bonarda não tem relação com a Bonarda encontrada na Argentina. Na verdade, a Bonarda encontrada na Argentina tem origem francesa, na região da Saboia onde é conhecida pelo nome de Douce Noire. Até na França se acreditava que a uva era de origem Piemontesa, mas estudos de DNA mostraram que se tratava de castas distintas.

Hoje, é possível encontrar pequenas produções na França e nos Estados Unidos, mas na Argentina conta com 19 mil hectares plantados.

Bonarda: proporciona vinhos mais leves, frutados e fáceis de beber.

No passado era muito utilizada nos cortes para dar mais equilíbrio aos vinhos tintos. No entanto, hoje é muito comum encontrar vinhos produzidos com 100% Bonarda. Normalmente proporciona vinhos mais leves, frutados e fáceis de beber. Nosso Argento Bonarda é um ótimo exemplar dessa casta. Com passagem de quatro meses em barris de carvalho americano, apresenta uma cor vermelho púrpura intenso, com aromas de frutas vermelhas maduras, framboesa e notas de violeta.

Na boca, tem bom corpo, taninos macios e bom frescor, proporcionando um vinho bem equilibrado. Ideal para acompanhar carnes vermelhas sem muito teor de gordura, pizzas e massas recheadas e com molho de tomate.

Argento Bonarda

Tinto argentino, fabricado com a uva Bonarda argentina, da região de Mendoza. Como indicado pelo Expert, é perfeito para acompanhar o prato principal. É encorpado, guarda até 5 anos e deve ser servido na temperatura de 16º a 18ºC.

Tinto Argento Bonarda. Crédito da foto: Zona Sul (por Fermando Mafra).

Vai bem com…

Picanha, bife de chorizo, pizzas, massas com molhos picantes, queijo de meia cura, risoto com ragu de cordeiro, lombo de porco recheado. Afinal, um bom vinho pede um bom prato.

Receita de lombo suíno recheado. Imagem ilustrativa.

Comentário do Expert

Tonalidade púrpura, nariz fino com aromas de frutas negras, hortelã e alcaçuz. Na boca, tem bom corpo, boa intensidade, boa persistência, bom equilíbrio e final longo e agradável.

Propriedades do vinho Argento Bonarda

Prepare seu momento especial e harmonize com o vinho tinto Argento Bonarda, produzido com as uvas Bonarda argentinas. Boa degustação!