Você é daqueles que acha que a cerveja tem o sabor do Brasil? O país tem investido na produção de cervejas artesanais e surpreendido a todos com a qualidade e variedade de estilos. Confira o leque de opções e saiba como harmonizar sua cerveja.

A ligação do brasileiro com a cerveja daria uma história de amor sem ponto final. Para se ter uma ideia, a cerveja é a terceira bebida mais consumida no Brasil. Perde apenas para o café e o leite. Seja debaixo de muito sol ou numa roda de amigos, a paixão pelas geladas está quase sempre presente.

As cervejas artesanais

Atualmente, o país é considerado emergente no mundo da cerveja artesanal e especial. O que antes era visto apenas como um refresco e um produto de massa, tornou-se merecedora de cuidados e atenção. Microcervejarias, importadores de cerveja e cervejeiros caseiros, começaram a surgir, transformando o cenário de novos rótulos de alta qualidade.

Ao contrário do que se acredita, nem todas as cervejas artesanais são amargas.

Elas transformam o ato de degustar a bebida em uma experiência nova e incomparável, diferente de tudo que você já bebeu antes. Parte disso deve-se à riqueza das receitas, que variam em estilos, cores, sabores, ingredientes, amargor e teor alcoólico.

Ao contrário do que se acredita, nem todas as cervejas artesanais são amargas. Há opções para todos os gostos entre a diversidade de rótulos nacionais

Harmonização

Há rótulos para todos os gostos, os que vão bem com carnes vermelhas, frutos do mar, massas ou lanches, por exemplo. Potencializando o sabor da bebida quanto a degustação do alimento, elevando a cerveja artesanal a uma experiência gastronômica. Veja os vídeos do Expert José Padilha sobre harmonizações.

Ingredientes

A qualidade dos ingredientes utilizados nas receitas – algumas delas exclusivas de cada cervejaria – também é um show à parte. De maneira quase científica, todos os componentes são escolhidos a dedo para deixarem a cerveja com o sabor mais natural, gostoso, saudável e puro possível.

Você sabia? A Catharina Sour é um estilo de cerveja brasileiro incluído em concursos internacionais.

(foto: Zona Sul / Fernando Mafra)

Estilo Catharina Sour

A Catharina Sour é o primeiro estilo de cerveja brasileiro aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program). Isso porque o estilo foi idealizado pelas cervejarias de Santa Catarina e incluído no guia dos juízes e pode oficialmente concorrer como estilo brasileiro em concursos internacionais.

Gosta de cervejas de todos os estilos? Então veja as dicas do Expert José Raimundo Padilha sobre cervejas com frutas.