Você sabia que em novembro comemora-se o dia mundial do veganismo? Muito mais que uma dieta, esta filosofia de vida envolve, sobretudo, práticas que vão além de um cardápio sem derivados animais. Quer saber mais? Confira a seguir.

Novembro abre as portas celebrando a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. A data foi criada em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo, a que cunhou inclusive o termo “vegano”.

Louise estabeleceu que todo 1º de novembro seria o Dia Mundial Vegano, justamente no aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944.

Anote na agenda: dia 1º de novembro é dia de celebrar o veganismo.

A dieta vegana

A saber, primeiramente, a dieta vegana consiste em um cardápio que exclui carnes, laticínios, ovos, mel e tudo que tenha em sua origem o sofrimento de algum animal. Assim, ela abre espaço somente para verduras, grãos integrais e leguminosas.

A dieta vegana consiste em verduras, grãos integrais e leguminosas.

Além da alimentação, os veganos não apoiam ou investem financeiramente nada que envolva sofrimento, inclusive de outros seres humanos. Exemplo: circos com animais, roupas com peles, rodeios, cosméticos e produtos de higiene testados em animais.

Além disso, também não utilizam produtos sabidamente produzidos por trabalhadores em condições desumanas e tantos outros itens.

Ou seja, não é sobre comida, é principalmente um estilo de vida.

veganismo
Infográfico sobre a dieta vegana. Crédito: Zona Sul.

Para seguir esse tipo de dieta, é fundamental fazer um acompanhamento médico com um nutricionista. Cortar itens de origem animal por conta própria pode levar, eventualmente, a deficiências de nutrientes como Ferro e Vitamina B12.


Receita de churrasquinho vegano

Churrasco vegano por Piero Cagnin.

Receita deliciosa que venceu a Batalha dos Experts, o churrasquinho vegano é criação do Expert Piero Cagnin.