Por Maria Helena Esteban @mariahelenaesteban. Copyright Fato Editorial.

Atentos a tendências do mundo da alimentação, reunimos informações saborosas para diferentes gostos. Acompanhe as novidades de chefs badalados, descubra ingredientes sob medida para uma alimentação saudável e atualize seu repertório de receitas, com o conteúdo da revista Estação.

Os estrelados do Brasil

Outubro foi o mês das condecorações do mais badalado guia gastronômico internacional serem anunciadas no Brasil. As disputadas estrelas do Guia Michelin 2020 foram distribuídas entre poucos – e, por isso, bons restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Outubro foi o mês das condecorações do mais badalado guia gastronômico internacional serem anunciadas no Brasil.

Apenas quatro casas no país ostentam duas estrelas Michelin. A saber: no Rio, Oro (@oro_restaurante) e Oteque (@oteque), novidade este ano; em Sampa, D.O.M. (@d.o.m.restaurante) e Ryo Gastronomia (@ryogastronomia), este também estreando. Todas as condecorações inclusive os restaurantes Bib Gourmand, que são destacados por ter boa gastronomia com bom preço podem ser conferidas no site oficial do guia Michelin.

No elenco com uma estrela, a lista também é enxuta. Atualmente, três deles estão no Rio: Cipriani e Mee, ambos no icônico Copacabana Palace (@belmondcopacabanapalace); e Lasai, em Botafogo. O @restaurantelasai é comandado por Rafa Costa e Silva, chef criativo que estampa a capa da mais recente revista Estação.

Rafa Costa e Silva, o chef top em momento pop

A aproximação de Rafa Costa e Silva com o “grande público” se deu quando passou a integrar o time do Mestre do Sabor @mestredosabor, programa da TV Globo. Seu sucesso entre os que amam gastronomia, no entanto, começou ao abrir o Lasai em 2014, detentor de estrela Michelin desde o primeiro ano de funcionamento.

Uma cozinha vibrante, leve, jovem e feita com ingredientes frescos e de qualidade”

Chef Rafa Costa e Silva. Crédito Filico.

A cozinha de assinatura extremamente pessoal é descrita pelo próprio chef de forma simples:Uma cozinha vibrante, leve, jovem e feita com ingredientes frescos e de qualidade”, define.

Ainda assim, quem já desfrutou dos menus degustação de Rafa sabe que cada prato tem aquele tipo de peculiaridade que o torna único, surpreendente, de difícil definição por isso, há que provar para entender como são bons! (Ficou curioso? Vale visitar o site do Lasai)

Conversar com Rafa é tão saboroso quanto experimentar os pratos que nascem de seu caráter introspectivo. De um encontro com ele brotaram dois momentos exclusivos. Um bate-papo sobre a atualidade e o futuro está registrado em vídeo que pode ser visto a seguir:

Ao mesmo tempo, nas páginas da revista Estação, o chef fala de sua trajetória, das tendências da gastronomia e de seu apoio a alimentos frescos de produtores regionais.  


Alimentos frescos e saudáveis em ascensão

O crescente interesse por uma alimentação mais saudável, aliás, tem sido uma das boas novidades deste ano. Dados, nesse sentido, vão surgindo em diferentes pesquisas.

De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), no primeiro semestre de 2020, a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no Brasil. Não apenas eles disputam o interesse nacional. A busca tem sido, acima de tudo, por alimentos que proporcionem bem-estar. Tudo indica que a pandemia que atravessamos fez com que ficássemos ainda mais atentos à importância de bons hábitos. 

Aproveite para ler o artigo sobre o lado positivo de um novo momento.

A preferência por alimentos mais saudáveis e práticos veio para ficar.

Segundo pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), a preferência por alimentos mais saudáveis e práticos veio para ficar. Assim como a maior quantidade de refeições em casa que, por certo, deve continuar fazendo parte da rotina de muita gente, mesmo que termine a pandemia.

Aplaudidos pela Gastronomia e pela Nutrição

Assim sendo, ingredientes simples e frescos, bem como alimentos tradicionais são revalorizados pela Gastronomia e endossados pela Nutrição. Por exemplo? A couve, tão fácil de ser incorporada à rotina! Repleta de clorofila, vitaminas, cálcio…

A verdinha versátil soma um sem fim de benesses para quem a consome. E está sendo usada de fora criativa pelos chefs. Pratos com assinaturas de marcas como .Org @orgbistro, Lilia @lilia.restaurante, Aconchego Carioca @aconchegocariocarj, Angu do Gomes @angudogomes, Barthodomeu @barthodomeu, Adegão Português @adegaoportugues, Adega Santiago @adegasantiago e Mar Mita @mar.mita.rio atestam que muitos paladares são compatíveis com a couve. E foram reunidos na revista Estação.

Esses deliciosos exemplos estão na edição impressa.

Tâmaras

Outro alimento saudável que ganhou páginas especiais é a tâmara: versátil tanto na cozinha, quanto numa dieta saudável. Aproximadamente 70% de sua composição são de açúcares, que chegam à corrente sanguínea mais lentamente, em parte por causa do seu volume de fibras, evitando picos repentinos e fazendo a digestão mais devagar. Assim sendo, também ajuda na saciedade.

Todos os benefícios da fruta, bem como receitas deliciosas e saudáveis, você confere em reportagem completa, em versão impressa e também on-line no post Tâmara, amiga da saúde.

Tâmara: versátil tanto na cozinha, quanto numa dieta saudável

Momento de transformação

Atualmente, a vontade de estar ao ar livre fez com que a Serra de Petrópolis fosse redescoberta. Tudo a pouco tempo de estrada, com apelos que justificam visitas rápidas ou estadias relaxantes. Ao mesmo tempo, a hospitalidade tem se esmerado e boas alternativas de hospedagem e restaurantes para todos os humores e gostos, só crescem.

Desse modo, há desde os que seguem a linha “jardim secreto”, sem endereço no Google, até os tradicionais ou dedicados à cozinha de forno a lenha. E a maioria caminha em sintonia fina com os pequenos agricultores e produtores locais, deste que é um dos pólos mais promissores do território fluminense e que motivou reportagem.

São belas fotos e dicas a serem conferidas na versão impressa da Estação.

LS Cozinha

Nesse período de transformações rápidas, muitos restaurantes e chefs se reinventaram. Foi o caso de Ludmilla Soeiro que partiu para um novo voo, agora com aterrissagem direta na casa do cliente.

A LS Cozinha @ls_cozinha assume como marca as iniciais da chef e tem em seu DNA a proposta de viabilizar os custos do negócio, ao mesmo tempo que mantém o padrão de qualidade nas alturas. Bem como dar espaço a iniciativas descoladas e com a cara de sua proprietária. No cardápio estão algumas criações de sucesso da chef, como o Bife de Chorizo “Quase Carbonara”, que ela ensina o preparo no vídeo abaixo:

revista estação
Bife de Chorizo “Quase Carbonara”. Ludmilla Soeiro. Crédito: Filico.

Um cardápio repleto de tendências para os fortes

Tendência, a defumação agrega e transforma radicalmente os pratos, em churrasqueiras, defumadores, no forno, ou mesmo em panelas. O preparo ancestral virou queridinho do momento. E, dessa forma, anda temperando a cidade.

Tem sido assim no Manda! @manda.etc, no Bistrô da Casa @bistrodacasa, no Moshio @moshiorestaurante. E também no Low Fire Smokehouse @lowfiresmokehouse, no Bistrô Ouvidor @bistrodebotafogo, no Azzul Colab @azzul­_colab e na Curadoria @thecuradoria.

Este elenco, que foi inspiração para a revista e que pode ser também para suas receitas, com toda certeza mostra que a paixão não vai ser passageira como fumaça: chegou para ficar.

revista estação
Costelinha de porco com barbecue, Bistrô Ouvidor. Crédito: Filico.

Ao mesmo tempo, novidades foram lançadas no mercado coincidentemente pelos carnívoros inveterados Jimmy Ogro @jimmy.ogro e Yasser Régis @yasserregis. E apontam um crescente interesse por carnes especiais.

Yasser, criador do Ex-Touro @extourohamburgueria e de hambúrgueres premiados, se prepara para expansão em onze novos pontos de delivery no Rio. Já Jimmy, além de manter canal próprio no YouTube, é fundador dos coletivos Ogrostronomia @ogrostronomia, Burgertopia @burguertopia e do projeto social REaPROVE @reaprove.  Bem como recém-inaugurou o Ogro Steaks @ogro.steaks, em Botafogo.

revista estação
X-mercadãosp, Ogro Steak. Crédito: Filico.

O papo entre os dois, registrado na revista, não poderia deixar de ser pra lá de saboroso. Além de render receitas irresistíveis das quais a dupla ensina todos os detalhes. Confira!