Você, que adora cerveja, já sabe que ela é uma das paixões nacionais. Uma boa breja gelada é bem-vinda em qualquer ocasião. Entretanto, organizada em inúmeros tipos, a variedade de cervejas disponível hoje é gigantesca, e é fácil se perder no meio de tanta informação.
Aliás, quando o assunto é cerveja, são vários os mitos que podem impedir você de ter uma experiência ainda melhor com a bebida. Neste artigo, pensando, sobretudo, em ampliar seu conhecimento sobre o mundo das cervejas, traremos algumas verdades e mitos, para você aproveitar ao máximo sua experiência gastronômica.
Quem dá as dicas é o Expert em cervejas, José Raimundo Padilha. Confira:
Cerveja artesanal é sinônimo de cerveja cara
Mito. Por ser fabricada, geralmente, em menores quantidades do que as cervejas populares, por produtores locais, e com malte de verdade e ingredientes especiais em sua composição, é verdade que, consequentemente, grande parte das cervejas artesanais são mais caras, porém há diversas exceções.
Com um pouco de paciência e pesquisa, é possível encontrar cervejas artesanais com ótimos preços e um excelente custo-benefício. Um exemplo disso é a Sul Americana, uma cerveja produzida pela Therezópolis, com um excelente custo-benefício.
Cerveja Sul Americana, exemplo de cerveja artesanal, com malte e lúpulo especiais. Porém, com preço bem acessível.
Que tal conhecer mais sobre as cervejas artesanais?
Cerveja especial quer dizer cerveja artesanal
Mito. Artesanal é uma classificação de produção de cerveja, especial é uma “qualidade” que depende do gosto de cada consumidor.
Sem dúvidas, qualquer produto pode ser especial, tudo depende do tipo de experiência que ele proporciona a cada pessoa. A gastronomia é uma experiência afetiva. Logo, classificar uma bebida ou comida como especial é muito relativo.
A gastronomia é uma experiência afetiva. Logo, classificar uma bebida ou comida como especial é muito relativo.
José Padilha, Expert em cervejas Zona Sul
Cerveja “empapuça”
Mito. Sobre o fato da cerveja empapuçar ou pesar, na realidade, se você beber o mesmo volume em água, vai acontecer a mesma coisa! Considere beber 10 latinhas de cerveja em uma noite. Isso dá em média 3 litros e meio de cerveja. A diferença é que ninguém costuma beber 10 garrafinhas de água de uma vez, por isso, o efeito é mais sentido com a cerveja.
Ou seja, a questão é o volume de líquido ingerido. Aí entra uma vantagem da cerveja artesanal: você acaba bebendo menos e melhor.
Um dos slogans das cervejas artesanais é “beba menos, beba melhor”, favorecendo a qualidade em detrimento do volume.
José Raimundo Padilha, Expert em Cervejas Zona Sul.
Cerveja faz bem à saúde
Verdade! Se consumida sem exageros, é claro, a cerveja pode ser muito benéfica à saúde. Em primeiro lugar, a bebida é diurética, possui antioxidantes, e o malte da cevada e as leveduras são ricos em vitaminas do complexo B, pode ajudar a reduzir os problemas cardiovasculares entre outros benefícios.
Além disso, tem também o fator psicológico: existe coisa melhor do que uma cervejinha com um petisco, após um dia de trabalho?
Falando em petisco, que tal azeitonas e tremoços? Conheça mais neste artigo.
Cerveja fermenta
Mito! Cerveja não fermenta. Por outro lado, o que pode acontecer é o gás carbônico que se expande um pouco, mas isso não é o suficiente para que isso gere desconforto digestivo.
Além disso, existem outras bebidas consideradas mais nobres, como espumante, prosecco e champagne, que são bebidas fermentadas, com presença de carbonatação (gás carbônico proveniente da fermentação).
Ademais, no caso dos não alcoólicos, há o caso dos refrigerantes e bebidas gaseificadas, que contêm gás carbônico inserido artificialmente na bebida.
Leia mais sobre o processo de produção da cerveja artesanal.
Além da cerveja, existem outras bebidas, como espumante, que são bebidas fermentadas, com presença de carbonatação.
Cerveja boa é cerveja importada
Mito. No Brasil existem inúmeras marcas, inclusive produtores locais de cervejas artesanais. Todavia, é verdade que existem cervejas importadas de altíssima qualidade e fama, como as cervejas belgas e alemãs. Porém, marcas como Hocus Pocus, Antuérpia, Praya, Noi, Roter, entre outros, estão no hall da fama de qualidade nacional.
Cerveja Noi Cerveja Praya Witbier Cerveja Antuérpia Witbier Roter Summer Ale
Inclusive, você sabia que existe uma categoria de cerveja que foi completamente criada no Brasil? O estilo Catharina Sour, reconhecido internacionalmente, é um estilo que mistura o frescor da cerveja com frutas tropicais. Conheça mais sobre as cervejas Catharina Sour.
I’m Sour, da Three Monkeys Gravioh La Lá, da Overhop Julie Sour, da Brewhood
Por fim, agora que esclarecemos alguns mitos sobre a cerveja, que tal marcar uma pizza com cerveja com seus amigos direto nas lojas Zona Sul? Mas lembre-se, tudo seguindo as medidas de higiene e segurança para evitar o Covid-19. Aproveite!