A estação que tem a alma do carioca chegou para rechear de muito calor humano nosso dia a dia. No verão do Rio, uma praia é um dia divertido com amigos; um piquenique é um evento em família; um pôr do sol é um show com aplausos. Para deixar esses momentos mais gostosos, nada melhor do que um bom vinho. Mas qual tipo de vinho combina com o intenso verão carioca? Venha conferir aqui!

Aqui você vai ver:

Espumantes

Os espumantes são os preferidos dos dias quentes. Versáteis, leves e refrescantes, combinam com praticamente todo e qualquer prato, de acordo com seus níveis de doçura. Dos menos doces como o Brut Nature aos mais adocicados espumantes Moscatel, a variedade é tão grande quando as suas borbulhas.

Com diferenciações de nomenclatura e produção, as espumantes também se subdividem em Champagne, Prosecco e Cava. Mas todos têm uma característica em comum: devem ser servidos geladinhos para refrescar aquele dia de calor!

Nível de doçura dos espumantes. Infográfico Zona Sul.

Vinhos brancos e rosés

Vinhos brancos e rosés costumam ser bem pedidos no verão. Os rosés, que antes não eram tão populares assim nas taças dos brasileiros, ganham espaço e abertura nas adegas dos amantes dos vinhos. Se você estiver na dúvida de por onde começar no universos dos rosés, pode apostar em um rosé francês de Provence.

De origem controlada, todos os rosés produzidos na região passam pelo mesmo processo de produção, a maceração, e se aproximam na obtenção da tonalidade clara, conhecida como “casca de cebola”. Costumam ser leves e frutados, perfeitos para acompanhar um menu de verão.

Vinhos rosés franceses. Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul.

Brancos e os drinks

Os vinhos brancos e os espumantes são perfeitos para alegrar uma reunião de amigos. Adicionando frutas, ingredientes especiais e muito gelo, você pode criar um drink bonito e prático pra todo mundo se servir. Os famosos Clericot são fáceis de preparar e uma excelente pedida para as altas temperaturas da estação.

Clericot do Dionísio

Vinhos tintos

Achou que os tintos iam ficar de fora da lista? Nada disso! Os tintos também têm vez no verão carioca! Basta saber escolher o vinho com as características ideais para o momento.

Diferentemente do espumante e dos brancos e rosés, o vinho tinto é servido em temperaturas mais altas, como 16º ou 18ºC, mas isso não os desqualifica como vinhos de verão. Vinhos com taninos mais suaves, sem envelhecimento em barricas de carvalho, com notas mais frutadas e maior acidez são algumas propriedades que vão ajudar você a escolher o tinto certo pro calor.

Tintos de verão: mais frutados e com taninos mais macios.

No catálogo de vinhos de verão Zona Sul você vai encontrar sugestões de vinhos Merlot, Sangiovese, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Primitivo. Todos para curtir o calorzinho do Rio com um bom tinto.

Brasileiros Cristofoli

Uma dica especial são os vinhos brasileiros da vinícola Cristofoli: diversos tintos são indicados pelo Expert Dionísio Chaves para os dias quentes e você harmonizá-los com queijos e receitas práticas.

Vinhos Cristofoli, opções de tintos para o verão.

Dica especial: os vinhos em lata

Como o sol da cidade maravilhosa convida a um gostoso passeio, você pode juntar a vontade de bebericar seus vinhos à praticidade, para levar suas bebidas para piqueniques na cidade, para a piscina e até na praia. Para isso existem as opções de vinhos em lata, que você encontra aqui no Zona Sul das marcas Arya e Vivant.

Sacolas Amo Rio

Para carregar suas latas por aí sem correr o risco de esquentar, que tal garantir um cooler ou sacola térmica Amo Rio? Com estampas exclusivas criadas para os cariocas de coração, as ecobags e sacolas Amo Rio pode ser encontradas na loja mais próxima de você ou pedidas pelo site, app ou WhatsApp.

Para conhecer ainda mais o universo dos vinhos e suas harmonizações, baixe o seu catálogo Zona Sul e fique por dentro de todas as dicas e conteúdos exclusivos dos Experts para você.

Catálogo vinhos de verão Zona Sul.