Você conhece a história da uva que fez o continente africano ganhar destaque na produção de vinhos? A uva Pinotage (nome derivado da combinação de Pinot + Hermitage) surgiu em meados do século XX e passou a ser a uva símbolo da produção de vinhos intensos e exóticos de qualidade.

Em 1925, o químico e viticultor Abraham Izak Perold criou a Pinotage a partir do cruzamento uvas Pinot Noir e Cinsault, essa última também conhecida como Hermitage. Devido a esta combinação, o nome Pinotage = Pinot + Hermitage.

Apesar dos altos e baixos da vinificação desta uva ao longo da história, nos anos de 1990 os vinhos elaborados com a Pinotage receberam o devido reconhecimento de qualidade, extrapolando o continente africano, ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas mundo afora.

Uva Pinotage = Pinot Noir + Hermitage (Cinsault)

Os vinhos elaborados a partir da Pinotage têm grande potencial de envelhecimento e trazem tanto as nuances clássicas de frutas vermelhas quanto certa excentricidade aromática com notas de alcaçuz e fumaça. É uma experiência que vale a pena, afinal bons vinhos elaborados com essa uva alcançam o marcante equilíbrio entre potência e maciez.

Van Loveren

Na seleção de inverno, o Zona Sul destaca o tinto Van Loveren, um monovarietal pinotage que é um excelente exemplar do “coffee style”. O rótulo entrega notas esfumaçadas, frutas negras, aroma intenso de grãos de café torrados e um toque apimentado. Exótico e simplesmente imperdível!

Van Loveren Pinotage é um vinho oriundo da região de Robertson, África do Sul. Tinto de corpo médio, que guarda até 3 anos, é ideal para servir de 16º a 18ºC, para acompanhar o prato principal.

Van Loveren Pinotage. Crédito da imagem: Zona Sul (por Fernando Mafra).

Vai bem com…

Ensopados, massas com molho vermelho, frios, queijos tipo gouda, gruyère e brie. Uma receita infalível para harmonizar é o raclette tradicional, pelo Expert em queijos e frios, André Guedes.

raclette tradicional
Raclette tradicional por André Guedes

Comentário do Expert

Apresenta aromas de frutas maduras, pimenta preta, eucalipto e café torrado. Na boca, apresenta notas apimentadas e com boa intensidade e persistência.

infográfico propriedades van loveren
Propriedades vinho Van Loveren Pinotage