Prepara o limão para acompanhar porque o menu hoje é carne de porco! A carne suína oferece benefícios e nutrientes para o corpo, além de ter um sabor marcante e delicioso. Confira 6 benefícios que a carne suína traz para o seu corpo no dia a dia e o seu sabor especial no inverno.
A carne ideal para o inverno
As temperaturas mais amenas permitem garfadas vigorosas nos meses de inverno no Rio. É só os termômetros marcarem algo em torno de 20 graus, que os cariocas buscam além dos casacos, alimentos quentes e também mais calóricos para atender a demanda de energia que mantém o aquecimento do corpo.
Aproveitando esse “friozinho” na cidade, os carnívoros (amantes da carne) procuram estimular seus paladares com carnes mais fortes, de sabor mais encorpado e também mais temperadas. Um desses exemplos é a carne suína e os dados mostram o aumento desse consumo nos meses de temperaturas mais baixas: de acordo com o IBGE, no inverno de 2019, foi registrado o segundo maior volume de produção no setor, perdendo somente para os meses de Natal e Ano Novo.
A carne suína está entre as carnes mais fortes, de sabor mais encorpado e mais temperadas.
Benefícios
O fato de ter mais calorias não a impede que também faça bem a nossa saúde. A carne suína coleciona diversos pontos positivos, sendo uma excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B; além da gordura suína ser considerada uma fonte nutricional rica em energia. Não é a toa que ela é uma das carnes mais consumidas no mundo, não é mesmo?
O principal diferencial dessas carnes vai ao contrário da agroindústria, pois a cadeia de produção é planejada desde o melhoramento genético, a ração que alimenta os animais, até os promotores que participam do processo de criação. O resultado é uma carne com menos gordura e com muito mais qualidade.
Por que incluir a carne suína no seu dia a dia
- Protege o organismo do envelhecimento precoce;
- Ajuda na prevenção de doenças como Hipertensão Arterial e Anemia;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Rica em vitaminas do Complexo B;
- Contribui para uma boa saúde muscular;
- É fácil e simples de preparar.
Escolha o corte ideal
Esses são alguns cortes que você encontra no Açougue Zona Sul. Conheça as melhores formas de preparo de cada uma delas:
Chorizo
Corte conhecido por ser a parte mais suculenta do contra filé suíno. Modo de preparo: pode ser na brasa, grelhado, no forno ou assado.
Costela
O pedaço de costela inteiro, ou em parte maiores, tem mais volume de carne. Perfeita para quem quer usar faca e garfo. Modo de preparo: na brasa ou assada no forno.
Filé Mignon
É retirado do lombo e um dos cortes suínos mais macios. Em geral, a peça pesa entre 250 e 350 gramas. Modo de preparo: pode ser grelhado ou empanado.
Picanha
Subcorte tipicamente brasileiro. Juntamente com o miolo da alcatra e à maminha formam a Alcatra completa. Na versão grill já é sucesso. Modo de preparo: brasa, grelhada ou assada no forno.
Receita de rocambole suíno
Para colocar em prática todo este aprendizado sobre a carne suína, nada melhor do que receitas com suínos de qualidade, como as carnes da linha Corte D’Oro.
Acompanhe o passo a passo do rocambole suíno da Expert Lorena Abreu e experimente colocar mais sabor e nutrientes no seu dia a dia.