Todo mundo ama uma boa receita. Mas por trás de um resultado culinário primoroso há os bastidores cujos integrantes são tão importantes quanto os ingredientes: os utensílios de cozinha. Entre esses utensílios estão os talheres para cozinhar que, diferentemente dos talheres usados para servir, como garfo, colher ou faca, oferecem diferentes formatos e opções de usabilidade. Será que você utiliza o seu talheres para cozinhar da melhor forma?

Aqui você vai ver:

A cozinha como reflexo da cultura

Não é de hoje que os cozinheiros se deleitam com materiais distintos para os seus utensílios culinários. Na Idade Média, por exemplos, os artefatos de ouro, bronze ou prata já eram utilizados nos menus da nobreza. Pedrarias e decorações únicas faziam dos talheres artigos de luxo.

Com a Revolução Industrial, outros materiais se tornaram moldáveis à cozinha, como o alumínio, disseminando os costumes europeus à mesa pelo mundo. Já a partir do século XX, materiais como o plástico, silicone e derivados invadiram as cozinhas e o sonho americano das donas de casa modernas.

Atualmente, as mais diversas opções de talheres para cozinhar habitam as gavetas dos chefs e cozinheiros do dia a dia. Além dos materiais, a variedade de formatos e utilidades dos talheres e utensílios também fazem parte dessa gama incrível de ofertas.

Materiais dos talheres para cozinhar

Entre as opções disponíveis mais populares nos dias de hoje, é possível contar com os talheres de silicone que, além de mais fáceis de higienizar do que a madeira, não conduzem calor com facilidade. A flexibilidade do silicone também protege o material das panelas de arranhões e a possibilidade de cores e estampas dos utensílios feitos desse material é de fazer qualquer cozinheiro se sentir como criança em loja de brinquedo.

Se o assunto for durabilidade, os talheres de aço inoxidável são uma ótima pedida, pois o material é resistente e muito fácil de limpar. Contudo, os talheres de aço inoxidável não são os melhores para serem usados em panelas ou materiais que facilmente sofram riscos.

Por fim, contrariando a memória afetiva dos brasileiros, as tradicionais colheres de pau presentes na maioria das cozinhas já não fazem mais parte do jogo de itens de cozinha recomendado pela ANVISA, pelo menos nos estabelecimentos comerciais. Apesar de charmosas, elas têm alguns problemas: a madeira absorve gordura e restos de alimentos, acumulando micro-organismos. Mesmo lavando bem, vincos internos podem abrigar bactérias e fungos. Se estiverem deformadas ou rachadas, é melhor descartá-las para evitar riscos à saúde.

Material dos talheres de cozinhar. Infográfico por Zona Sul.

Por fim, o bambu como material nos talheres de cozinha também não arranha as panelas, resiste bem ao calor e é mais sustentável. No entanto, a legislação ainda não é tão clara quanto à indicação do seu uso em estabelecimentos comerciais. Mas se quiser usá-los em casa para cozinhar, certifique-se apenas de que estão sem lascas e bem higienizados.

A funcionalidade dos talheres

Depois de conhecer sobre os materiais, é hora de colocar o vocabulário em dia e saber para que serve cada tipo de talher para cozinhar. Nem toda colher, espátula ou pegador são iguais e o pequeno glossário da cozinha vai ajudar você a compreender a funcionalidade de alguns desses utensílios tão essenciais para a elaboração das receitas.

Fouet (batedor de ovos)

O fouet (pronuncia-se fuê) é conhecido também como batedor de ovos. Ele é formado por hastes de arame em forma de gota presas a um cabo. Ele é indicado para bater ovos, claras em neve, chantilly e molhos que precisem de consistência, pois permite misturar os ingredientes enquanto incorpora ar à receita. Também é indicado para bater massas que precisem ficar bem homogêneas, sem “empelotar”.

Espátula pão-duro

A espátula conhecida como pão-duro é de silicone e serve para transferir massas, coberturas e misturas em geral entre recipientes evitando a perda de material nesse processo. Sua estrutura é mais rígida com leve flexibilidade para poder raspar dentro de tigelas e potes. Também serve para nivelar coberturas de bolos, aplicar chantilly ou espatular recheios na confeitaria.

As espátulas geralmente denominadas como “pão-duro” costumam ser mais maleáveis, mas as espátulas de silicone em geral também são flexíveis e podem ser utilizadas para cozinhar.

Pinças e pegadores

As pinças ou pegadores culinários são facilitadores tanto para dourar os alimentos quanto para servi-los. A pinça com as extremidades mais largas, por exemplo, podem ser ótimas para virar as carnes no churrasco, enquanto as de bordas finas e retas pra servir folhas das saladas.

Pegadores de inox com dentes são perfeitos para pegar massas, outros de extremidades mais retas são muito usados para servir gelo em bebidas. Há ainda os pegadores de saladas, que simular a combinação garfo e colher para servir verduras com facilidade.

Colher para massas

Um talher bem peculiar que em forma de colher com “dentes”, utilizado para servir massas. Possui com um furo no meio que serve como medidor para uma porção individual de spaghetti.

Pincel de cozinha

O pincel de silicone é um utensílio muito útil para untar formas e para espalhar molhos, azeite, manteiga ou claras de ovos sobre os alimentos que vão ao forno. As cerdas bem maleáveis não danificam o alimento e preservam o aspecto da receita. Alguns pincéis possuem cerdas removíveis, facilitando ainda mais a limpeza após o uso.

Escumadeira

Uma escumadeira é um utensílio usado na cozinha, não só para retirar a espuma de alimentos que estão sendo cozidos, mas também para retirar da panela os alimentos sem o líquido onde estão sendo cozidos.

Há também a escumadeira para fritura, que deve ser em material mais resistente como o inox, e podem ter espaços maiores para escoamento do óleo. Algumas possuem cabo de madeira para evitar que o calor passe para as mãos.

Você sabia que, de acordo com dicionário, também é correto falar “espumadeira”?

Talheres de servir

Assim como os talheres de mesa (facas, garfos e colheres), os talheres de servir também são muito importantes não só pela sua funcionalidade quanto pela estética.

Há diversos talheres para servir, como os garfos e colheres para servir saladas, pás para cortar e servir bolos e tortas, conchas grandes, conchas pequenas para molhos, pegadores, colheres e garfos maiores e alongados, entre outros. Eles também fazem parte do momento da refeição e fazem toda a diferença na arrumação da mesa, seja ela casual ou sofisticada.

Mais utensílios de cozinha

Outros utensílios de cozinha são tão úteis quanto os talheres para o preparo das receitas. As facas oferecem um vasto leque de opções, cada uma para uma finalidade distinta. Da mesma forma ocorre com as tábuas de corte.

Tipos de facas Tramontina. Infográfico Zona Sul.

Alguns utensílios são bem interessantes pra ralar ingredientes, como os raladores manuais de queijo; moedores de temperos e pimentas ou ainda descascadores de frutas e legumes.

O universo dos utensílios de cozinha é um prato cheio para quem ama praticidade e não abre mão de reservar um espaço extra na gaveta em prol de uma “mãozinha” no preparo do alimento.

Projeto Mesa Posta Zona Sul

Se você gosta de arrumar sua mesa para transformar as suas refeições em momentos especiais, o supermercado mais amado do Rio tem sempre uma ideia nova para você unir praticidade, custo-benefício e beleza. O projeto Mesa Posta traz sugestões de combinações para você montar sua mesa ao ar livre, aproveitando o melhor do ambiente externo e do conforto que o carioca de coração adora.

Arrume sua mesa com o Zona Sul e aprenda as melhores receitas para deixar cada momento do dia mais gostoso.