Pense numa receita gostosa. Existe um jeito de deixá-la mais gostosa ainda? Sim! Que tal utilizar uma massa folhada para dar aquele toque amanteigado e uma cor douradinha e irresistível? Se você é fã de folhados, então se prepare para conhecer receitas que vão muito além dos clássicos para surpreender os seus convidados. Coloque a mão na massa (folhada) e bom apetite!

Aqui você vai ver:

O que é a massa folhada?

Massa folhada é uma massa levinha, não fermentada e de sabor neutro, nem doce nem salgada. Por isso, serve tanto para pratos salgados quanto para sobremesas. Ela consiste em várias camadas intercaladas de massa e manteiga, feitas através de sucessivas dobras. Ao ser assada, essas camadas dão o efeito folhado, delicado e crocante.

Você com certeza já se deliciou com uma iguaria feita com massa folhada como um mil-folhas, strudel, croissant ou um petit-four para petiscar com um bom café ou chá.

Onde obter a massa folhada?

De acordo com o Chef Zona Sul David Eleutério, apaixonado pela haute cousine, preparar uma massa folhada perfeita em casa não é tão simples e como ele mesmo cita: “é para poucos”. Você pode conferir todos os cuidados necessários no preparo da massa no site oficial da ABIP (Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria).

Mas calma, se você não é um Chef, não precisa desistir, existe uma solução pra lá de fácil e gostosa.

Se você é do time dos práticos que priorizam a qualidade, no supermercado mais amado do Rio você encontra duas opções de massa folhada prontinhas da marca Arosa para você utilizar: a laminada, já esticadinha e fininha em rolo, ou a semilaminada, no tamanho 24 x 19 cm e espessura aproximada de 8 mm, dobrada em três. Para descongelar, desdobrar e terminar de abrir com o rolo até a espessura desejada.

“Uma das melhores massas folhadas prontas disponíveis no mercado atualmente é a Arosa.”

Chef Zona Sul Beth de Sá

Receitas com massa folhada

Enfim, chegou a hora de colocar a mão na massa! Preparamos pra você uma lista de receitas clássicas com o toque especial dos Experts e Chefs Zona Sul e alternativas para você ousar e colocar ainda mais sabor nos seus momentos. Separe seu caderno de receitas e escolha a sua favorita pra hoje:

1 – Pastel de massa folhada com bacalhau

Uma receita com bacalhau que pode se tornar o seu novo menu para as festas de fim de ano, para a Páscoa ou para suas ocasiões especiais. Quem dá a dica é a Chef Zona Sul Beth de Sá.

Pastel de massa folhada com bacalhau. Imagem ilustrativa.

Primeiro você vai precisar preparar o bacalhau nas natas. Confira o passo a passo:

Ingredientes para bacalhau nas natas

  • 500g de bacalhau dessalgado
  • 200g de parmesão em pedaço
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 folhas de Louro
  • 18 mL de azeite de oliva
  • 140g de manteiga
  • 70g de farinha de trigo
  • 500mL de leite
  • 200g de creme de leite (1 caixinha)
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
  • 100g de queijo muçarela ralado

Preparo do bacalhau nas natas

  1. Coloque em uma panela água e leve ao fogo. Quando começar a fazer as bolhas (antes da fervura) abaixe o fogo e acrescente o bacalhau dessalgado. Cozinhe por 8 minutos. Retire o bacalhau e reserve a água. Quando o bacalhau estiver mais frio retire as lascas e reserve.
  2. Em outra panela em fogo baixo acrescente a manteiga e espere derreter. Em seguida acrescente aos poucos a farinha de trigo e mexa bem com um batedor de claras e deixe cozinhar um pouquinho. Sempre misturando comece a colocar a água do cozimento do bacalhau. Deveremos colocar 1/2 xícara (ou 2 conchas = 120 mL) até formar um creme lisinho.
  3. Em seguida comece a acrescentar o leite e depois o creme de leite, ambos aos poucos. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Quando o molho ferver mantenha no fogo, sempre mexendo, por mais 3 minutos e reserve.
  4. Em outra panela coloque o azeite, a folha de louro e refogue a cebola e em seguida o alho. Acrescente o bacalhau em lascas e uma concha da água de cozimento do bacalhau para não ficar uma mistura seca; misture o molho branco.

Modo de preparo dos pastéis

Após preparar o bacalhau nas natas (deixar ele mais sequinho possível), fazer círculos com a massa folhada recheada com bacalhau e fechar essa massa com um garfo. Pincelar com gema de ovos e levar ao forno entre 180ºC e 200°C por 15 minutos ou até dourar.


2 – Salmão assado com massa folhada, carpaccio e vinagrete

Uma receita do Chef Zona Sul David Eleutério para servir um suculento salmão de um jeito bem diferente, acompanhado de um carpaccio de legumes com molho de endro. Aperte o play e fique com água na boca!

Salmão assado com massa folhada por David Eleutério

3 – Massa folhada com Brie e frutas secas

O Expert Stanislas Brito ensina o passo a passo de um superfolhado para você se deliciar. Você vai precisar de um queijo Brie, figos e oleaginosas como nozes. O toque especial fica por conta do charme ao servir o prato.

Folhado com queijo Brie por Stanislas Brito.

4 – Folhado com queijo Brie

O Expert da Pâtisserie Dominique Guerin ensina uma receita que não tem nada de sobremesa, mas é um folhado com brie, perfeito para acompanhar uma saladinha.

Folhado com brie por Dominique Guerin.

5 – Wellington de salmão

Se você ama o sabor do salmão, imagine ele envolvido por uma crocante camada de massa folhada? A receita é do Chef Zona Sul David Eleutério, que ensina a preparar um Wellington de salmão, uma versão do clássico inglês Wellington, preparado com carne bovina. Veja a receita completa no Pinterest do Zona Sul.


6 – Strudel de maçã (apfelstrudel)

O Chef Zona Sul David Eleutério traz uma receita com inspiração austríaca para sua sobremesa. Um folhado de maçã, conhecido também em alemão como strudel, é perfeito para ser apreciado com uma bola de sorvete de creme. Aproveite!

Ingredientes

  • 1 rolo de massa folhada (de preferência laminada)
  • 6 maçãs
  • 150 g passas brancas
  • 150 g de açúcar refinado
  • 80 ml de bebida alcoólica da sua escolha (whisky, rum, vodka etc)
  • 200g de pão velho (2 a 3 dias )
  • 20g de açúcar de confeiteiro
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Descasque as maçãs e corte em cubos pequenos, junte com as passas e o açúcar. Tire a casca e rale o miolo com ralador grosso;
  2. Regue as maçãs com a bebida e junte o pão ralado. Reserve;
  3. Bata o ovo e reserve;
  4. Abra a massa folhada e coloque o recheio no centro,
  5. Feche a massa folhada e espalhe o ovo por cima;
  6. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC;
  7. Retire do forno e salpique com o açúcar de confeiteiro;
  8. Sirva com Chantilly ou Sorvete de Creme Gelad.

7 – Massa folhada com queijo Brie e geleia de frutas vermelhas

A Chef Zona Sul Beth de Sá compartilha uma receita bem prática para conquistar seus convidados. Anote:

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Fazer círculos da massa folhada recheada com queijo brie e geleia de frutas vermelhas;
  • Fechar com auxílio das mãos formando uma trouxinha;
  • Pincelar o topo das trouxinhas com gema;
  • Levar o forno a 180 a 200°C e deixar assar por 10 a 20 minutos ou até dourar;
  • Servir ainda quente com um pouco de geleia de frutas vermelhas.

Para provar seu folhado agora mesmo

A gente sabe que preparar uma receita tem um valor afetivo imensurável e que cada receita ganha um tempero especial de quem a executa. Porém, se você quer provar um folhado de qualidade sem ir pra cozinha, basta dar uma passada no Zona Sul, que é aquele lugar especial que vai além das compras.

No Ateliê Doce você vai encontrar o mil-folhas do Expert Dominique Guerin, e na padaria, folhados e croissants do Expert Stanislas Brito, inclusive em versões mini.

Coloque mais uma camada de sabor no seu dia e escolha qual sua receita com massa folhada preferida!