Impossível falar de vinhos e não lembrar da Grécia Antiga, berço dessa maravilhosa bebida. Segundo a história, o vinho surgiu na Grécia, por volta de 4000 a.C. Dionísio, filho de Zeus, foi proclamado o deus do vinho por ter o conhecimento da vitivinicultura e por propagar o consumo.

E é diretamente de solo grego que é produzido o Zacharias Nemea, vinho tinto ideal para a primavera. Saiba mais sobre o rótulo e aprenda a harmonizá-lo com receitas deliciosas.

O vinho surgiu na Grécia, por volta de 4000 a.C.

A vinícola

A Zacharias Vineyards oferece uma ampla variedade de produtos que recebem grande quantidade de medalhas nas principais competições mundiais. Seus vinhos gregos vêm de um dos principais produtores de Nemea e do Peloponeso em geral. Além disso, é a maior e mais histórica vinícola privada de Nemea. Em 2004, a vinícola foi totalmente modernizada e reconstruída.

Os vinhos estão a cargo do Enólogo Ilias Zacharias, considerado o melhor engenheiro agrônomo de Nemea.

Harmonização do vinho grego Zacharias Nemea com queijo. Foto: Zona Sul (por Fernando Mafra).

Zacharias Nemea

Este vinho é produzido com uva Agiorgitiko e amadurecimento de 12 meses em barrica de Carvalho francês.

Possui cor vermelho rubi intenso, nariz complexo com notas de frutas maduras, pelica, defumado e ligeiro tostado. Além disso, tem boa estrutura, taninos macios, equilibrado e fundo de boca persistente. Ideal para acompanhar carnes de caça, paleta de cordeiro, costela no bafo e queijos tipo Parmigiano Reggiano.

Conheça diferentes tipos de queijo neste artigo.

Propriedades do vinho grego Zacharias Nemea.

Receitas

O vinho Zacharias Nemea combina com fettuccine ao molho de tomate, cogumelos frescos, ovo e trufas, lombo de porco assado à moda de porchetta e Reblochonada.

Gosta de vinhos? Aproveite e baixe o catálogo de vinhos de primavera.