Por Maria Helena Esteban @mariahelenaesteban | @copyright Fato Editorial

Paixão nacional! Quem se importa se a origem do hambúrguer é estrangeira? Há décadas, ele virou coisa nossa. E foi se tornando carioquíssimo, principalmente nos últimos anos, com as receitas personalizadas e as inúmeras hamburguerias que abraçaram os quatro cantos da cidade. Todo dia é dia de hambúrguer. Mas não é que criaram uma data só pra ele?

Dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Embarcamos na celebração (mesmo sem descobrir em nossas pesquisas o porquê da data). E para homenagear os sanduíches que temperam e cruzam a cidade, a equipe da revista Estação Zona Sul se dispôs a degustar e descobrir o Hambúrguer Top da Estação.

Tá chovendo hambúrguer

Todo “hamburgueiro” tem seu hambúrguer de predileção. Afinal, com o crescimento de preparos artesanais, molhos criativos, insumos frescos, dá para afirmar que há um hambúrguer para cada estilo e bolso de consumidor.

“… O Brasil consumiu, apenas através do IFood, 26 milhões de sanduíches…”

É um mercado que não para de crescer. Em dez anos (entre 1994 e 2014) saltou em 575%, segundo levantamento do Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Mas não foi só. Dados do iFood (líder da América Latina no setor de entrega de comidas) mostram que a tendência prossegue: em 2019 o Brasil, através do App, consumiu mais hambúrgueres do que pizzas. Foram 26 milhões de sanduíches!

Como garimpar o seu estilo nessa mesa farta?

Uma dica é observar alguns detalhes, como a composição do disco de carne (quais cortes são usados); o ponto em que sai da chapa ou grelha (os puristas recomendam bem rosado no meio, mas vale pedir para personalizar no seu ponto de preferência); a textura do pão; a combinação dos demais ingredientes que vão dentro do sanduíche. A conclusão é que pode até parecer, mas hambúrguer não é tudo igual.

Correndo atrás dos melhores

Na definição de melhor sempre há uma pitada generosa de gosto pessoal. Porém, nessa receita, entram também critérios técnicos. Assim, fizemos esse “blend”. Selecionamos casas que servem hambúrguer (e que estão vivas na memória da equipe de redação) e estabelecemos critérios técnicos para avaliá-las. Dedicamos alguns dias para provar hambúrgueres. E compartilhamos com o leitor um resumo de nossa experiência.

Nosso ranking é somente uma pequena mostra do potente universo hamburgueiro carioca.

Importante sublinhar, nosso ranking é somente uma pequena mostra do potente universo hamburgueiro carioca. Pinçamos alguns nomes de notoriedade; outros que começam a despontar por sua atuação exclusiva no delivery; pequenos que se fazem notar em seus bairros e no boca-a-boca; e outros que são bares, com cardápio mais amplo, mas onde o hambúrguer tem presença marcante. Não foi fácil, mas chegamos a dez nomes!

De ficha em punho, os jurados provaram sanduíches de diferentes casas. E foram computados cinco votos para cada uma delas. As hamburguerias foram convidadas (não houve surpresa) e conheceram previamente os tópicos avaliados.  Detalhe: todos os sanduíches foram entregues em domicílio.

No ranking do Hambúrguer Top da Estação, você fica sabendo o que esperar de:

  1. Ponto da carne;
  2. Sabor da carne;
  3. Qualidade dos complementos que vão dentro do sanduíche;
  4. Sabor e textura do pão;
  5. Apresentação do sanduíche.

Os jurados também apontaram os pontos fortes e o que poderia ser melhor, para compartilhar com as próprias hamburguerias. Afinal, o ponto de vista de uma equipe que respira gastronomia tem seu valor.

A Curadoria foi o participante mais bem avaliado (alcançou 48 pontos, em 50), seguida de perto pelo emblemático T.T. Burguer (47,5 pontos). E vale ressaltar que todos os participantes ficaram com pontos acima dos 40 ¬ prova de que o carioca tem motivos de sobra para comemorar a data.

Tabela de Ranking

Os dez participantes foram avaliados pela equipe da revista Estação Zona Sul. O júri teve curadoria e participação da editora Maria Helena Esteban. E contou com votos dos jornalistas, Bruno Calixto, Eliane Salles, Mateus Habib e Roberta Costa e Silva. Também integraram a votação o fotógrafo especializado em gastronomia Frederico de Souza Filico e a editora de arte, Sandra Pinta. Foram considerados cinco votos para cada participante. No total de 50 pontos por tópico, os hambúrgueres tiveram ótima performance. Veja a pontuação de cada item e a média alcançada pelos participantes.

Ranking Revista Estação Hamburguerias Top da Estação

Anote e escolha o seu hambúrguer TOP da Estação

*Participantes listados por ordem alfabética