Carioca que é carioca sabe: hambúrguer e cerveja formam um par perfeito. Assim como praia e fim de semana, domingo e futebol, fim de expediente e happy hour, essa dupla gastronômica tem a cara do Rio. Mas você sabe combinar aquele hambúrguer suculento com a cerveja ideal? Para isso, o Expert em cervejas José Raimundo Padilha tem várias dicas para você provar da melhor experiência possível!

Conhecendo o hambúrguer

Em primeiro lugar, para harmonizar cervejas com hambúrgueres, é preciso pensar nas características sensoriais de ambos.

Os hambúrgueres, de vários sabores e estilos, podem ser muito diferentes entre si, dependendo do blend da carne, se é vegano ou plant based, o quanto de gordura ele tem, se é carne bovina ou suína, e que corte de carne está sendo usado no blend.

Ainda tem o tipo do hambúrguer, se é alto, com carne tostada e caramelizada por fora, mas ao ponto para mal passada por dentro, ou smash burger, que é mais fino e prensado na chapa, trazendo mais caramelização, textura crocante e sabor tostado mais intenso.

Importante saber se o hambúrguer é do tipo alto e “para mal” ou fino e prensado na chapa, além do tipo de carnes utilizadas e cortes.

José Padilha, Expert em cervejas

Todas essas variantes vão ser importantes na hora de selecionar a melhor cerveja para harmonizar. E, para começar bem, que tal uma receita de “Malta Burger”, o hambúrguer especial preparado pelo Expert em carnes Marcelo Malta? Confira!

Escolhendo a cerveja ideal

Se você já fez o raio-X do seu hambúrguer preferido, agora é a hora de harmonizar com a cerveja perfeita! Anote as dicas do Expert José Padilha e já comece a pensar no próximo cardápio.

Para o hambúrguer de costela

Um hambúrguer de costela, que é mais gorduroso e tem sabor mais intenso, vai melhor com cervejas mais alcoólicas, como os estilos Barleywine (Matarelo Barleywine), Bock (Schornstein ou Therezópolis Bock) ou Weizenbok (Erdinger Pikantus).

Para os tradicionais

Os hambúrgueres mais tradicionais, com blend de carne bovina que não sejam tão gordurosas quanto a costela, vão harmonizar muito bem com estilos Vienna Lager (Roter Vienna Lager), Pale Ale (Hocus Pocus APAcadabra), IPA (Three Monkeys Classic IPA), Amber Lager (Bruder Red Lager) e Pilsner (Denker Pilsen).

Para o hambúrguer de quinoa da chef Lorena Abreu

Para o hambúrguer de shitake, quinoa e nozes, da chef Lorena Abreu a sugestão do Expert é a Roter Belgian Dubbel, que traz notas frutadas, acastanhadas e terrosas, que vão casar perfeitamente.

Para hambúrguer de frutos do mar

Agora, se o hambúrguer for de frutos do mar ou peixe, ou tiver algum molho cítrico e frutado, minha dica é uma cerveja mais leve, frutada e cítrica, como a Praya Witbier.

Considere os queijos e molhos

Para criar um par perfeito na harmonização, os ingredientes extras, como queijos, molhos, maionese, salada e outros itens podem influenciar na escolha da cerveja.

hamburguer de raclette zona sul

Queijos, molhos, salada e outros ingredientes extras podem influenciar na escolha da cerveja.

Se o hambúrguer, mesmo que seja de um corte tradicional de carne, mas tiver um queijo mais intenso, como gorgonzola, adição de bacon e molho picante, vai pedir uma cerveja mais intensa, como uma American IPA (Bodebrown Cacau IPA) ou mesmo uma Double IPA (OverHop One Love).

Por último, para um hambúrguer clássico, carne alta e apenas queijo Gouda, sugiro a cerveja do meu amigo Jimmy McManis, a Mohave APA Jimmy Ogro, você vai adorar.

José Padilha, Expert

Já montou o seu casal carioca incrível de cerveja e hambúrguer? Tire sua foto e compartilhe com o nosso Instagram @sigazonasul.