Pense em uma atividade muito divertida para reunir crianças ou adultos, de baixo custo, democrática e ainda por cima, perfeita para apreciar a beleza natural do Rio. Se você pensou em piquenique, acertou! Afinal, é o programa perfeito para criar boas memórias para a vida toda, temperado com bons quitutes e brindes. Mas se você ainda não sabe onde fazer o seu piquenique carioca, confira a lista de 7 locais gratuitos que merecem sua visita.

Aqui você vai ver:

Mais lugares para o seu piquenique carioca

O Rio de Janeiro é uma fonte inesgotável de belezas a serem exploradas. Mesmo quem vive na cidade há anos provavelmente ainda não conheceu todas as opções de lazer disponíveis ao público.

Por isso, prepare-se para conhecer, além da edição anterior com uma lista de roteiros gratuitos, mais 7 locais “0800” para apreciar a beleza da Cidade Maravilhosa e curtir um piquenique com os sabores da primavera!

Palácio do Catete (Museu da República)

Já imaginou um piquenique no jardim de um palácio? O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, foi construído entre 1858 e 1867 e palco de atuação de dezoito presidentes.

Os visitantes podem conhecer os jardins do palácio que possuem 250 metros de extensão e conta com um lago artificial, pontes, cascata, gruta e esculturas. O Museu ainda conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público.

O Palácio do Catete, sede da Presidência da República no período de 1897 a 1960 e palco da atuação de dezoito presidentes.

Fonte: RioTur

O jardim histórico do Museu da República está aberto diariamente de 8 às 18h, com entrada gratuita. Com amplas áreas gramadas, o jardim é bastante convidativo para piqueniques, leituras, descanso e uma boa conversa.

Os piqueniques no Museu da República são autorizados gratuitamente, sem necessidade de aviso prévio. Mas é importante apenas ficar de olho nas regrinhas básicas da instituição. Confira a lista no site oficial.

Já para quem deseja visitar o Palácio do Catete, os horários de visitação são de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h. Endereço: Rua do Catete, 153 – Glória.

Passe no Zona Sul

Você pode preparar o seu piquenique escolhendo as delícias que as lojas Zona Sul localizadas no bairro de Laranjeiras (bairro vizinho ao Catete) tem a oferecer. Assim, você garante tudo de mais fresquinho e gostoso para um programa perfeito!

Praia Vermelha (Urca)

Procura uma praia perfeita para um piquenique com a melhor vista do mundo? Então combine de encontrar sua galera na Praia Vermelha, que fica na Praça General Tibúrcio, Urca.

A praia Vermelha tem uma linda paisagem, aos pés do Pão de Açúcar. É pequena e tranquila para relaxar, com ampla faixa de areia e mar calmo. É possível ainda garantir infraestrutura básica como aluguel de cadeiras e guarda-sol.

E o melhor: você ainda pode garantir o seu lanchinho no Zona Sul da Urca, localizado na Rua Marechal Cantuária, 178.

A Praia Vermelha é uma das praias mais sossegadas do Rio.

Parque Olímpico (Barra da Tijuca)

O Parque Olímpico, legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, está localizado na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. Nele estão situadas as arenas esportivas, Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis, entre outros. O local ainda abrigou as edições do festival Rock in Rio desde 2017.

Após os eventos olímpicos o parque foi aberto ao público, com áreas de lazer, jardins e um grande espaço público para circulação, com brinquedos para as crianças, pista de skate e mesinhas de jogos.

Vale ressaltar que dentro do Parque Olímpico será inaugurado o Parque Rita Lee, uma área de 36 mil m2 que será transformada em um parque público natural. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2023.

O novo parque ficará numa rota que conecta todas as principais áreas do Parque Olímpico, como as arenas, os terraços e o “Live Site”, esplanada destinada a eventos em frente à Lagoa de Jacarepaguá. O espaço vai ganhar um bosque com mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, quadras esportivas, praças, reforma do skate park, praça molhada e pisos coloridos. Haverá ainda novos mobiliários urbanos, como 465 mesas e cadeiras, 27 brinquedos infantis, 14 aparelhos de ginástica e 14 bicicletários (fonte: Prefeitura do Rio).

Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno 3401, Barra da Tijuca (ao lado da Jeunesse Arena). Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 22h. Não possui estacionamento no local, mas conta com uma estação BRT bem em frente ao parque.

Faça uma parada no Zona Sul

Aproveite seu passeio pela Barra e conheça o Zona Sul Santa Mônica, que conta com brinquedoteca, serviço de pizzaria, café, salada bar e muito mais para um passeio completo conectado à gastronomia. Nas proximidades, é possível também visitar o novo Zona Sul Recreio, totalmente reformado e 24 horas!

Parque Estadual da Pedra Branca

Um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país de acordo com a RioTur, o Parque Estadual da Pedra Branca ocupa cerca de 10% da área do município do Rio de Janeiro. Dividida em 3 núcleos de acesso, o parque oferece diversas opções de lazer, como brinquedos para crianças, poços naturais e a Cachoeira do Barata (disponível para banho), trilhas com diferentes níveis de dificuldade, anfiteatro e um centro de exposições.

Todas as áreas do Maciço da Pedra Branca abrangem 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Conheça as entradas do parque e separe um gostoso lanche para um piquenique.

  • Núcleo Pau-da-Fome: estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. Entrada pela Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara.
  • Núcleo Piraquara: brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho. Entrada pela rua do Governo s/nº – Realengo.
  • Núcleo Camorim: trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque. Acesso pela Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim.

O parque encontra-se em funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h.

O Parque Estadual da Pedra Branca ocupa diversos bairros da Zona Oeste e é considerado a maior floresta urbana do país.

Fonte: Riotur

Praça Mauá (Museu do Amanhã)

Passear pelo centro da cidade do Rio é um roteiro incrível. Com museus, exposições, restaurantes com história pra contar e muito mais, o local é um paraíso para todos os gostos e tribos. E não seria diferente para os amantes de piqueniques.

Nos jardins externos do Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, é possível realizar piqueniques a céu aberto de forma gratuita e garantir lindas fotos com a arquitetura icônica do museu como cenário.

A Praça Mauá marca o início da Avenida Rio Branco e também da Região Portuária. No entorno da praça há importantes construções, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, além do edifício A Noite, primeiro arranha-céu da cidade, construído em 1930. No centro da praça está a estátua do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, grande empresário do tempo do Império (fonte: RioTur).

Parque de Madureira

No coração da zona norte do Rio está o terceiro maior parque da cidade, com diversas opções de lazer para toda a família. Com quadras de vôlei, basquete e futebol, fontes, riachos, pista de skate e brinquedos, o parque conta com árvores nativas e bastante área gramada, para um perfeito piquenique.

A extensão do parque acompanha a linha férrea que corta o bairro e adota práticas sustentáveis como uso da água da chuva, controle de resíduos, entre outros.

No Parque de Madureira também está a Arena Carioca e a Praça do Samba, espaços culturais onde acontecem apresentações musicais.

Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira. Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 6h às 22h.

Floresta da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, está localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste. Ele abrange pontos como a Vista Chinesa, as cachoeiras do Horto, a Pedra da Gávea, o Mirante Dona Marta, Paineiras, Parque Lage e o Cristo Redentor, no alto do Corcovado.

O Parque Nacional da Tijuca é dividido em três setores e o terceiro, conhecido como Setor Floresta, abriga a Floresta da Tijuca. Com lagos naturais, cachoeiras e espaços de recreação, o parque oferece mesas gratuitas para a realização de piqueniques e até mesmo churrasqueiras. A dica é chegar bem cedo para ter tempo de conhecer as dezenas de locais instagramáveis da floresta, como a Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Cachoeiras da Almas, Lago das Fadas e o Restaurante Os Esquilos.

E se você esbarrar com um simpático jabuti, não se espante. Afinal, os jabutis numerados e com radiotransmissores fazem parte de um projeto de reinserção dos animais na natureza. A iniciativa é da instituição Refauna em parceria com o Parque Nacional da Tijuca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), IBAMA-RJ e Instituto Luisa Pinho Sartori.

“Orientamos que as pessoas não mexam e nem retirem esses animais caso encontrem com eles no Parque. E nunca alimentem animais silvestres, por mais que pareça solidário.”

Fonte: Parque Nacional da Tijuca

No parque também existem uma série de trilhas para todos os públicos, com dois principais circuitos: dos Picos e do Vale Histórico, além de parte da maior trilha urbana do Brasil, a Transcarioca.

A entrada do setor Floresta fica na Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista. O parque está aberto à visitação diariamente das 8h às 17h. O estacionamento é gratuito com número de vagas limitado.

O que levar para o seu piquenique

Agora que você já escolheu o seu roteiro, que tal fazer o checklist do que levar para o seu piquenique carioca? Além dos quitutes, é importante carregar na sua ecobag Amo Rio alguns itens essenciais à saúde e à higiene. Confira:

Para comer e beber

Se você procura um lanchinho nutritivo para curtir um dia de sol, é possível pensar em alternativas práticas fugindo dos ultraprocessados. Snacks saudáveis Frutoro e saladas de frutas da linha Quasi Pronto são exclusivos Zona Sul, assim como sanduíches e bolos Panetto! Sucos prontos como os da linha Me Bebe e os integrais Pippa são perfeitos para matar a sede e deixar o lanche mais gostoso ainda.

Há ainda a possibilidade de fazer receitas simples em casa, como muffins ou sanduíches com pastinhas, e levar tudo bem organizado em potes herméticos.

Lembre-se de beber muita água para se manter hidratado, principalmente ao realizar trilhas e caminhadas.

E para os adultos que desejam brindar a beleza do Rio, os vinhos e drinks em lata ou a tendência dos vinhos Bag-in-box são ótimas alternativas para fugir do saca-rolhas e das taças de vidro.

Tire aquela toalha xadrez do armário, carregue o celular para garantir muitas fotos e capriche nos registros do seu piquenique carioca!