O pão, um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo nunca sai de moda. Seja de manhã ou de noite, o pão nosso de cada dia é sempre presente no cotidiano de grande parte das famílias brasileiras.

Neste post, trazemos para você a variedade dos pães disponíveis no Zona Sul, bem como dicas de harmonização, conservação e tipos de farinhas. Tudo selecionado pelo Expert da padaria Zona Sul, Stanislas Brito.

O Expert em pães Stanislas Brito trabalhou 13 anos para o líder europeu em padaria e confeitaria na França antes de se mudar para o Brasil e trabalhar com o Zona Sul.

Diferença de tipos de farinha

Para começar a conhecer os pães, é importante conhecer os diferentes tipos de farinha. Afinal, é a matéria-prima que define a principal característica do pão que você consome. Conheça a variedade de farinhas:

  • Farinha de cevada – é mais rica em fibras e tem menos calorias que a farinha de trigo integral. Contém uma pequena quantidade de glúten.
  • Farinha de trigo integral – a farinha integral é feita moendo o grão e a casca juntos. A casca do grão contém minerais e nutrientes saudáveis. As fibras contidas na casca ajudam na digestão.
  • Farinha de trigo – extraída do grão de trigo, a farinha branca é a mais comum na fabricação dos pães.
  • Farinha de centeio – o centeio é um cereal amplamente utilizado na produção de diversas bebidas como cerveja e vodca. O vegetal atua como protetor do organismo.
  • Farinha de sarraceno – feito a partir das sementes da flor de sarraceno. Usada na França para fazer o famoso crepe de presunto emmental. Essa farinha não possui glúten.
pão zona sul, farinhas
Infográfico tipos de farinha, por Zona Sul

Diferentes tipos de pães

Conhecendo os tipos de farinha, fica mais fácil conhecer os diferentes tipos de pães que você encontra na padaria Zona Sul. Pães para todos os momentos, para acompanhar doces ou salgados, macios ou crocantes. Portanto, qual o seu preferido?

Pães de Fermentação Natural e Artesanais

Pães de fermentação natural, como o nome sugere, são feitos com o mínimo de ingredientes artificiais, o que garante mais sabor e saúde ao alimento. Além disso, elaborados com ingredientes selecionados e funcionais, os pães artesanais do Zona Sul são feitos com amor e cuidado, garantindo que você tenha a melhor experiência em sabor e qualidade.

Para saber mais sobre os pães de fermentação natural especificamente, acesse este link.

pão zona sul artesanal
Pães de fermentação natural Zona Sul. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Croissant

Iguaria presente tradicionalmente no café da manhã dos franceses, o croissant tem ganhado cada vez mais espaço no coração dos brasileiros, fazendo parte de diferentes momentos e refeições. Além disso, a sua massa diferenciada e o seu delicioso sabor de manteiga são inesquecíveis.

Uma dica incrível é o sanduíche croissant de camarão. O Expert Stanislas Brito ensina a preparar uma maionese caseira e um camarão frito no alho que combinam perfeitamente com o croissant francês Zona Sul. Confira o vídeo abaixo e prepare o seu!

Sanduíche croissant de camarão.

Pão Nórdico

Pão com receita inspirada da gastronomia do Norte da Europa. Com farinha de centeio e várias sementes, ele certamente é aliado de uma dieta saudável. Harmoniza perfeitamente com salmão defumado e limão siciliano.

Pão Pochon

Feito com farinha de sarraceno, farinha de trigo, levain e baixo teor de glúten. É uma receita antiga e resulta em um pão bem aromado com notas de mel. Uma delícia, sobretudo para acompanhar um bom queijo francês como camembert, brie e gorgonzola.

Pão Integral

Feito com farinha de trigo 100% integral e levain. Um pão 100% integral, sem açúcares e gorduras. O melhor para quem gosta de uma alimentação mais saudável. Vai bem com ricota ou cottage.

Pão com Figos e Pão Lambrot

O pão com figos é feito com farinha de trigo, farinha de centeio integral, levain e figo seco. O sabor é inconfundível e, sem dúvidas, delicioso. Fica maravilhoso levemente grelhado ou tostado com uma fatia fina de presunto cru, uma colher de queijo burrata e uma gota de creme de balsâmico.

Já o pão Lambrot é produzido com farinha de centeio e grãos nobres. Este rico pão escuro é o pão tradicional da Alemanha, todavia com sabor mais marcante por causa dos grãos inteiros. Rico em ômega 3 e 6.

Pão integral com grãos e frutas secas

Nesta categoria se encontram o pão integral de nozes, castanha do Pará e damasco e o pão de passas. Elaborados pelo Expert Stanislas Brito, são pães ideais para acompanhar queijos fortes, como o gorgonzola.

Falando em gorgonzola, que tal aprender uma receita de tartine terra azul, que combina os sabor do pão de passas ao o forte sabor do queijo? Confira!

Receita de tartine terra azul

Como conservar os pães

Para conservar os pães artesanais e de fermentação natural, siga o passo a passo abaixo:

  • Deixe o pão artesanal descongelar em temperatura ambiente por 30 min
  • Pré aqueça o forno a 180°C / 200°C
  • Umedeça um pouco o pão
  • Deixe no forno de 8 a 10 minutos para pães já assados e de 15 a 20 minutos para pães pré-assados

“Uma boa dica é congelar os pães que não forem consumidos no dia, seja em um plástico filme ou sacola de plástico. Quando decidir consumir esse pão é muito fácil deixá-lo novamente com as suas características originais”.

E, como não podia deixar de ter o clássico pãozinho francês, a dica de conservação é a seguinte:

  • Deixe o pão francês descongelar em temperatura ambiente
  • Pré aqueça o forno a 1.800°C
  • Umedeça um pouco o pão e embrulhe cada um em papel alumínio
  • Deixe no forno por 5 minutos

Pães Zona Sul. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul

Para conhecer outros pães Zona Sul e aproveitar o melhor da padaria, você pode baixar o cardápio de pães Zona Sul.