Se você ainda não conhece a praia de Parnaioca, em Ilha Grande, corre o risco de querer morar pra sempre nesse cenário dos sonhos. E se você soubesse que existe um rum 100% brasileiro, inspirado neste refúgio nacional, com todos as expressões sensoriais de Parnaioca? Pois é, o paraíso existe em forma de garrafa e você pode conferir aqui!
Conheça o rum Parnaioca
O Rum Parnaioca (@rumparnaioca) é uma bebida 100% brasileira, feita artesanalmente utilizando melaço puro de cana de açúcar e destilado em alambiques de cobre.
Um rum branco feito a partir de um blend de dois tipos de melaço da cana-de-açúcar, que passam por uma fermentação e depois são destilados em alambique de cobre. O diferencial está na qualidade da matéria-prima e no cuidado durante todo o processo de destilação. Não é envelhecido e não passa por madeira, o que deixa a bebida mais leve e aromática.
“Sempre apreciei drinques e me aventurava como bartender dos amigos. Bebidas destiladas nacionais despertavam minha curiosidade. Percebi que já encontrava opções artesanais brasileiras de gin e vodka, mas não encontrava muitas opções de rum no mercado, ficando preso sempre aos mesmos”.
André Micheli, CEO da Parnaioca.
Ideal para o preparo de drinks refrescantes, o rum com nome de paraíso se encaixa perfeitamente em momentos de praia, piscina e no balcão de bares da cidade. Um exemplo é este Parna Fizz elaborado pelo Expert José Padilha.
O nome é uma referência à praia da Parnaioca, na paradisíaca Ilha Grande em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, que tem em sua extensão uma faixa de areia dourada e é banhada por um mar de água azul cristalina, cores adotadas pelo elegante rótulo da bebida.
O rum Parnaioca nasceu para acordar os 5 sentidos de uma maneira singular, aproveitando os sabores e aromas que a natureza tem para nos oferecer.
Diferenças entre rum e cachaça
Algumas pessoas podem se perguntar: “mas se rum vem da cana-de-açúcar e cachaça também, qual a diferença entre eles?”.
Para piorar a sua dúvida, vale lembrar que a cachaça há pouco tempo atrás era vendida como brazilian rum nos Estados Unidos, por exemplo. Termo este que foi abolido, e agora cachaça é nome de batismo e símbolo de reconhecimento da brasilidade da nossa bebida mundo afora, como você pode ver aqui neste artigo sobre a cachaça.
Fora isso, um destilado produzido em outro local do mundo, fora do Brasil, com derivados da cana, não pode ser chamado de cachaça e sim, consequentemente, de rum, como afirma o Expert José Padilha.
Ou seja, mesmo que fora do Brasil seja produzido um destilado com características semelhantes à nacional “branquinha”, ele não pode ser chamado de cachaça.
José Padilha, Expert Zona Sul
O processo de produção e envelhecimento
Além disso, existem diferenças no processo de produção. O rum é feito com o melaço, caldo cozido da cana. Já a cachaça, historicamente é feita com o sumo fresco da cana-de-açúcar (garapa).
Um outro fator é a madeira usada para o envelhecimento. Enquanto o rum utiliza somente barris de carvalho, a cachaça utiliza uma gama bem maior de madeiras, como ipê, jequitibá, entre várias outras. Aliás, o Brasil é o único país do mundo que usa outras madeiras que não seja carvalho.
No caso do Parnaioca, o rum não é envelhecido e não passa por madeira, o que deixa a bebida mais leve e aromática. Ideal para o preparo de drinques refrescantes. Por isso, também, que ele é rum branco.
Você pode preparar um refrescante Mojito com o rum Parnaioca!
Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul
A praia de Parnaioca
A Praia da Parnaioca fica em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. De areia dourada e mar agitado, desfruta de mais de 1 km de comprimento. Para melhorar, as águas doces do rio de mesmo noms encontram o oceano Atlântico na extremidade oeste da praia. E fica difícil escolher se é mais gostoso curtir o paraíso nas águas doces ou salgadas.
Um encanto escondido da grande movimentação metropolitana, a praia deserta digna de filmes já foi a mais povoada de Ilha Grande em meados do século XX, com mais de mil habitantes. Hoje com este número bem reduzido, tornou-se um destino imperdível para os turistas que querem conhecer os encantos da Ilha.
Receitas de drinks
Você achou que um primeiro rum brasileiro não seria criativo para inventar ideia? Como todo bom brasileiro, o rum Parnaioca já tá cheio novos sabores, com drinks criados pelo premiado mixologista Alex Mesquita.
“A coquetelaria precisava de um rum como o Parnaioca, sem o retrogosto de cachaça na boca e com sabor de fruta madura, pois é feito com um blend de melaço. Isso aporta muito mais sabor. Será uma grande aposta como tendência no cenário brasileiro”.
Mixologista Alex Mesquita
Confira as receitas de drinks com rum e aproveite para aprender mais receitas de drinks refrescantes e também de inverno. Afinal, todo clima pede um drink especial.
Parna Ball. Foto: divulgação Parna Fresh. Foto: divulgação
Parna Ball
Uma versão do clássico Highball, agora com rum. Experimente!
Ingredientes
- 30 mL Parnaioca Rum
- 20 mL triple séc ou cointreau
- 20 mL de suco de limão tahiti
- 2 gotas de angostura
- 2 bailarinas de xarope de açúcar
- Completar com água com gás gelada
Preparo
Adicionar gelo cubo pequeno no copo long drink. Logo depois, adicionar todas as bases alcoólicas, o suco de limão tahiti e a angostura. Mexer bem com a ajuda da bailarina. Por fim, completar com água com gás gelada. Decorar com duas meia luas de laranja dentro do copo.
Parna Fresh
Quer refrescar seu dias com rum e Aperol? Aprenda a preparar seu coquetel para os dias mais quentes.
Ingredientes
- 30 mL de Parnaioca Rum
- 20 mL de Aperol
- 20 mL de suco de limão tahiti
- 3 morangos macerados
- 6 folhas pequenas de manjericão
- 20 mL de mel
Preparação
Batido na coqueteleira com aproximadamente 6 a 8 pedras de gelo. Realize uma dupla coagem diretamente para uma taça coupet refrescada. Ao final, decore com duas folhas pequenas de manjericão dentro da taça.
Quer mais?
Essas e outras receitas você encontra no site oficial do Rum Parnaioca. E, claro, você pode encontrar a bebida aqui no Zona Sul, nas lojas, pelo app ou pelo site. Aproveite os sabores do Brasil!