Mamma Mia! Não dá para falar da Itália sem pensar na sua fabulosa culinária. O belíssimo e apaixonante país, famoso por suas massas e vinhos, é um dos locais mais procurados por quem quer viver uma verdadeira experiência gastronômica. Como poderia ser diferente, considerando que os sabores italianos são simplesmente irresistíveis? Entre os pratos mais famosos, está o spaghetti all’Amatriciana, receita considerada patrimônio cultural da Itália.

Então aproveite e confira a história desse prato – de dar água na boca – explicada por quem entende do assunto, o Expert da Pizzaria e Spaghetteria, Piero Cagnin.

Expert Piero Cagnin, especialista da nossa pizzaria e spaghetteria.

História do spaghetti all’Amatriciana

A história desse prato teve início em Amatrice, uma pequena cidade do estado de Lácio, não muito longe de Roma. Lá, os pastores de ovelhas criaram o Pasta alla Gricia, massa com molho à base de guanciale (bochecha de porco curada) e queijo Pecorino, ambos produtos de fácil conservação, aspecto importante, visto que na época a eletricidade ainda não existia. Esse prato era a refeição principal de inúmeros pastores pela facilidade de preparação e disponibilidade de ingredientes.

Ao longo do tempo, com a crise, muitos pastores foram saindo do campo rumo à cidade grande. Assim, em Roma, lá pelo final do século 18, a receita fez sucesso e passou a ganhar outros ingredientes, como molho de tomate e pimenta-preta.

Diferentes versões do prato

Com o passar dos anos, surgiram várias versões do molho matriciana, o qual ganhou toques especiais de vários chefs. Atualmente, muitos defendem a versão “original” da receita, enquanto outros incorporam diversos ingredientes, como cebola e alho.

De qualquer forma, não podem faltar estes 4 ingredientes no prato: guanciale (a bochecha do porco curada), molho de tomate, pimenta-preta e o delicioso queijo Pecorino. Além disso, em pesquisas recentes comparando várias receitas de Amatriciana, aparecem constantemente outros 2 ingredientes: vinho branco e pimenta chili.

Aqui no Brasil, devido à dificuldade de encontrar a bochecha do porco, não tem nenhum problema utilizar o bacon. Também é comum substituir o queijo Pecorino pelo Parmesão.

Infográfico “ingredientes que nunca devem faltar no spaghetti all’amatriciana”, por Zona Sul.

Receita do Expert

O Expert Piero Cagnin traz a receita do spaghetti all’Amatriciana de um jeito muito fácil de aprender. Confira o vídeo abaixo e prepare o seu menu italianíssimo.

Receita de spaghetti all’Amatriciana por Piero Cagin

Vai bem com…

Por fim, para acompanhar esta magnífica pasta, que tal uma boa taça de vinho? A dica do Expert Dionísio Chaves são os vinhos tintos de bom corpo, como o Chianti Classico. Você pode conhecer mais sobre vinhos e harmonizações nos catálogos de vinhos. Baixe o seu catálogo aqui e aprenda mais sobre vinhos.

Ebook de receitas

Descubra os sabores da Itália e aprenda a preparar as mais deliciosas e tradicionais receitas italianas. Todas assinadas pelos nossos Experts. Baixe seu ebook e buon appetito!

Ebook de receitas Sabores da Itália