A fantástica gastronomia italiana, além de satisfazer nosso paladar, aquece nosso coração. Quando pensamos em Itália, como não se lembrar, por exemplo, da macarronada da nonna, de uma boa pizza com os amigos ou da polenta quentinha com sabor de família? A culinária italiana tem o dom de transmitir amor em cada receita, criando em nós as mais belas memórias afetivas, passadas de geração após geração.

Por ser tão especial, a cozinha típica do país “da bota” merece toda nossa atenção e sobretudo, admiração. Então arrume a mesa, pegue sua taça de vinho e confira, com a gente, algumas características da gastronomia italiana enumeradas pelo Expert Piero Cagnin. Andiamo!

Expert da spaghetteria e pizzaria Zona Sul, Piero Cagnin

Gastronomia rica, variada e cheia de história

Antes de mais nada, é preciso dizer que, ao contrário do que muitos pensam, a culinária italiana não é tão camponesa assim. Sabe por quê?

Em primeiro lugar, ela se desenvolveu através de séculos de mudanças políticas e sociais, com raízes que remontam ao século IV a.C. e que foi influenciada pela cozinha etrusca, da antiga Grécia, da antiga Roma, Bizantina, Judaica e Árabe. Diversidade é o que não falta!

A Itália tem a mais rica tradição de vida urbana do mundo. Não é por acaso, por exemplo, que muitíssimos produtos e pratos italianos têm o nome de uma cidade.

Além disso, a Itália tem a mais rica tradição de vida urbana do mundo, e os invejáveis hábitos culinários italianos são um elemento dessa tradição. Não é por acaso, por exemplo, que muitíssimos produtos e pratos italianos têm o nome de uma cidade: bisteca à fiorentina (Florença), presunto de Parma, risotto à milanesa (Milão), pizza napolitana (Nápoles). Consegue se lembrar de mais algum? A lista é imensa!

Falando em pizza napolitana, já fica a dica: uma receita saindo do forno para a sua casa. Assista o passo a passo:

A cada garfada, uma história

A civilização da mesa é um produto da história da Itália: quanto mais nos aprofundamos na cozinha italiana, mais encontramos riqueza e variedade. Sem contar que cada prato parece ter, e muitas vezes tem, um “causo”, uma nota ou uma história interessante para contar. Como não se apaixonar por tanta riqueza de detalhes?

Carisma e amor pela gastronomia: características marcantes dos italianos

Mesmo quando um prato da cozinha italiana não é executado no seu máximo esplendor, é inegavelmente carismático; e esse carisma italiano é o responsável por ter espalhado pelos quatro cantos do mundo os pratos que muitos invejam e tentam replicar. 

Pratos e ingredientes italianos globalmente famosos

São muitas as variedades de pratos italianos, todavia, vamos listar alguns mais marcantes e reconhecidos globalmente. Confira:

Massas e Risotto

Primeiramente, cá entre nós: tem como falar da Itália sem falar de massas? Seja ela fresca, recheada, com ou sem molho, a massa é produto mais famoso da Itália. O tradicional spaghetti all’Amatriciana também tem os seus “parentes”, como o minimalista macarrão ao alho e óleo, o elegante penne ao molho Pesto e outras variações nem tão famosas assim, mas regionais e deliciosas.

Um exemplo é o Spaghetti alla Nerano, típico da região de Campânia / Nápoles, que o Expert Piero Cagnin ensina de um jeito bem rápido e fácil:

Por falar em massa, você sabia que as massas San Frediano, exclusivas do Zona Sul, são produzidas com as melhores matérias-primas da Itália? Clique aqui para saber mais!

Conheça alguns formatos das massas San Frediano

Risotto

E o romântico e sofisticado risotto? Só de imaginar, já dá água na boca… Principalmente pela presença marcante do queijo, que também é bem utilizado na cozinha italiana, como você pode ver ao final deste post.

O risotto é um prato que, diferente do que a maioria as pessoas pensa, é fácil de preparar. O ponto chave é saber o passo a passo correto. Essa dica você pode aprender com o Expert nesta receita de Risotto De Camarão E Alho Poró:

Pizza

Mas o que dizer da pizza, tão amada no mundo todo? Ela é, sem dúvidas, a expressão máxima de comida democrática, produto simples e rico ao mesmo tempo –  e o mais imitado. Criada para ser uma comida bem popular, a pizza ganhou notoriedade entre a nobreza e até mesmo um sabor “real”.

Curiosidade: a pizza Margherita foi criada em homenagem à rainha Margherita e rei Humberto I da Itália.

Tomate

Agora, é hora de falar de um ingredientes obrigatório na lista de todo bom cozinheiro italiano. Sim, estamos falando do tomate! O que seria da gastronomia italiana sem ele? Ingrediente que se adaptou tão bem no Brasil e está sempre presente nos tão saborosos molhos italianos.

Além de utilizados em molhos, os tomates também são protagonistas, como você pode ver na receita de Pappa Al Pomodoro, receita tradicional toscana que pode ser consumida quente ou fria. Confira:

Queijos e frios

A nobre arte da charcutaria nasceu na Itália e nos presenteou com presuntos, mortadelas, salames dos mais variados, speck, ossocolli, pancettas. E falando em frios, nada melhor do que combiná-los com queijos.

Aliás, você sabe a origem do termo Speck? No vídeo abaixo, o editor de gastronomia Pedro Mello e Souza nos ensina os termos mais utilizados na Gastronomia italiana, e speck faz parte desta lista!

Termos da gastronomia italiana

Os queijos italianos também são destaque mundial: Grana Padano, Pecorino Romano, Gorgonzola e muito mais. Qual você gosta mais? Falando nisso, já dá vontade de montar aquela mesa de frios no capricho.

Quem tem boca, vai à Roma!

Uma boa e clássica receita nascida em Roma que envolve a charcutaria italiana é a Saltimboca Alla Romana, que leva filé mignon e presunto de parma. Aprenda a preparar o seu prato no vídeo abaixo, com o Expert Piero Cagnin.

Saltimbocca Alla Romana por Piero Cagnin

Por fim, se você já está planejando o seu menu da semana depois de ler este post, não acabou aí! Acompanhe a playlist Sabores da Itália no canal do Zona Sul do YouTube e mergulhe fundo na gastronomia italiana! Tem dicas dos Experts em Azeites e Temperos Marcelo Scofano, Expert Piero Cagnin e muito mais.

Ebook de receitas

Para aprender ainda mais receitas tradicionais italianas, assinadas pelos Experts Zona Sul, baixe gratuitamente o ebook de receitas!

Ebook de receitas Sabores da Itália