A fantástica gastronomia italiana, além de satisfazer nosso paladar, aquece nosso coração. Quando pensamos em Itália, como não se lembrar, por exemplo, da macarronada da nonna, de uma boa pizza com os amigos ou da polenta quentinha com sabor de família? A culinária italiana tem o dom de transmitir amor em cada receita, criando em nós as mais belas memórias afetivas, passadas de geração após geração.

Por ser tão especial, a cozinha típica do país “da bota” merece toda nossa atenção e sobretudo, admiração. Então arrume a mesa, pegue sua taça de vinho e confira com a gente algumas características da gastronomia italiana. Andiamo!

Gastronomia rica, variada e cheia de história

Antes de mais nada, é preciso dizer que, ao contrário do que muitos pensam, a culinária italiana não é tão camponesa assim. Sabe por quê?

Em primeiro lugar, ela se desenvolveu através de séculos de mudanças políticas e sociais, com raízes que remontam ao século IV a.C. e que foi influenciada pela cozinha etrusca, da antiga Grécia, da antiga Roma, Bizantina, Judaica e Árabe. Diversidade é o que não falta!

A Itália tem a mais rica tradição de vida urbana do mundo. Não é por acaso, por exemplo, que muitíssimos produtos e pratos italianos têm o nome de uma cidade.

Além disso, a Itália tem a mais rica tradição de vida urbana do mundo, e os invejáveis hábitos culinários italianos são um elemento dessa tradição. Não é por acaso, por exemplo, que muitíssimos produtos e pratos italianos têm o nome de uma cidade: bisteca à fiorentina (Florença), presunto de Parma, risotto à milanesa (Milão), pizza napolitana (Nápoles). Consegue se lembrar de mais algum? A lista é imensa!

Falando em pizza napolitana, já fica a dica: você pode experimentar uma legítima pizza napolitana no Zona Sul Santa Mônica (Av. das Américas 8.888, Barra da Tijuca).

A cada garfada, uma história

A civilização da mesa é um produto da história da Itália: quanto mais nos aprofundamos na cozinha italiana, mais encontramos riqueza e variedade. Sem contar que cada prato parece ter, e muitas vezes tem, um “causo”, uma nota ou uma história interessante para contar. Como não se apaixonar por tanta riqueza de detalhes?

Carisma e amor pela gastronomia: características marcantes dos italianos

Mesmo quando um prato da cozinha italiana não é executado no seu máximo esplendor, é inegavelmente carismático; e esse carisma italiano é o responsável por ter espalhado pelos quatro cantos do mundo os pratos que muitos invejam e tentam replicar. 

Pratos e ingredientes italianos globalmente famosos

São muitas as variedades de pratos italianos, todavia, vamos listar alguns mais marcantes e reconhecidos globalmente. Confira:

Massas

Primeiramente, cá entre nós: tem como falar da Itália sem falar de massas? Seja ela fresca, recheada, com ou sem molho, a massa é produto mais famoso da Itália.

O tradicional spaghetti all’Amatriciana também tem os seus “parentes”, como o minimalista macarrão ao alho e óleo, o elegante penne ao molho pesto e outras variações nem tão famosas assim, mas regionais e deliciosas.

Todavia, muita gente associa massas diretamente ao glúten. Atualmente, porém, é possível aproveitar o sabor das receitas italianas de uma boa pasta utilizando ingredientes sem glúten, como a receita do Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro. Aperte o play e confira:

Fusilli ao funghi sem glúten por Leo Salgueiro.

Por falar em massa, você sabia que as massas San Frediano, exclusivas do Zona Sul, são produzidas com as melhores matérias-primas da Itália?

Conheça alguns formatos das massas San Frediano

Risotto

E o romântico e sofisticado risotto? Só de imaginar, já dá água na boca… Principalmente pela presença marcante do queijo, que também é bem utilizado na cozinha italiana, como você pode ver ao final deste post.

O risotto é um prato que, diferentemente do que a maioria as pessoas pensa, é fácil de preparar. Veja como você pode surpreender os seus convidados com essa receita de risotto de pera e gorgonzola do Expert Marcelo Scofano:

Risoto de pera por Marcelo Scofano

Pizza

Mas o que dizer da pizza, tão amada no mundo todo? Ela é, sem dúvidas, a expressão máxima de comida democrática, produto simples e rico ao mesmo tempo –  e o mais imitado. Criada para ser uma comida bem popular, a pizza ganhou notoriedade entre a nobreza e até mesmo um sabor “real”.

Curiosidade: a pizza Margherita foi criada em homenagem à rainha Margherita e rei Humberto I da Itália.

E para provar o sabor de um dos quitutes italianos mais amados mundialmente, você pode ir ao Zona Sul mais perto de você com serviço de pizzaria e pedir a pizza mais crocante do Rio, com a massa fininha e sabor inigualável.

Pode também experimentar o sabor da pizza napolitana no Zona Sul Santa Mônica (Av. das Américas 8.888), com massa feita com ingredientes premium e de fermentação natural, pelas mãos do pizzaiolo Stefano Angelone.

Se a sua praia é meter a mão na massa, literalmente, a dica é comprar sua nova pizza artesanal Panetto e incrementar seu recheio como a sua criatividade mandar!

Tomate

Agora, é hora de falar de um ingrediente obrigatório na lista de todo bom cozinheiro italiano. Sim, estamos falando do tomate! O que seria da gastronomia italiana sem ele? Ingrediente que se adaptou tão bem no Brasil e está sempre presente nos tão saborosos molhos italianos.

Além de utilizados em molhos, os tomates também são protagonistas, como você pode ver na receita de burrata com caponata, receita tradicional que pode ser consumida quente ou fria. Confira a receita do Chef Zona Sul Thiago Rossetti:

Queijos e frios

A nobre arte da charcutaria nasceu na Itália e nos presenteou com presuntos, mortadelas, salames dos mais variados, speck, ossocolli, pancettas. E falando em frios, nada melhor do que combiná-los com queijos.

Aliás, você sabe a origem do termo speck? No vídeo abaixo, o editor de gastronomia Pedro Mello e Souza nos ensina os termos mais utilizados na gastronomia italiana, e speck faz parte desta lista!

Termos da gastronomia italiana.

Os queijos italianos também são destaque mundial: Grana Padano, Pecorino Romano, Gorgonzola, mozzarella, mascarpone, entre outros. Qual você gosta mais? Falando nisso, já dá vontade de montar aquela mesa de frios no capricho.

Uma boa receita para qualquer hora do dia, que mescla os sabores dos queijos e frios italianos, é o sanduíche italiano com mozzarella e presunto de parma do Expert Stanislas Brito. Confira:

Sanduíche italiano por Stanislas Brito.

Por fim, se você já está planejando o seu menu da semana depois de ler este post, não acabou aí! Acompanhe a playlist Sabores da Itália no canal do Zona Sul do YouTube e mergulhe fundo na gastronomia italiana!

Um passeio pela Itália direto do Zona Sul Santa Mônica

E-book de receitas

Para aprender ainda mais receitas tradicionais italianas, assinadas pelos Experts Zona Sul, baixe gratuitamente os e-books de receitas e se conecte aos sabores da Itália!

Ebook de receitas Sabores da Itália