Presente nas mais diversas variedades, sabores, aromas, texturas e cores, vinhos são sempre bem-vindos com os mais variados pratos. Apesar de o vinho tinto ser o mais famoso, o rosé e o branco também fazem sucesso e têm ganhado cada vez mais adeptos.
Neste artigo, vamos falar sobre o vinho branco, suas características e peculiaridades. Aproveite. Mas se quiser saber mais sobre outros tipos de vinho, castas de uvas e conservação das bebidas, clique aqui!
Características e processos de obtenção
Engana-se quem pensa que somente uvas brancas são utilizadas na obtenção do vinho branco. Uvas tintas também são usadas, visto que a polpa da uva geralmente é clara, sem cor. Conheça um pouco do processo de obtenção da bebida:
A coloração
Para que o vinho se mantenha claro, durante o processo de fabricação, removem-se as cascas e sementes antes do mostro ser fermentado. Dessa forma, o vinho permanece com tonalidade clara, sem contato com as cascas.
Engana-se quem pensa que somente uvas brancas são utilizadas na obtenção do vinho branco.
Uvas mais utilizadas
A casca das uvas são responsáveis pela coloração dos vinhos. Se durante a fermentação a mesma não entrar em contato com o líquido, é possível obtermos vinhos brancos e rosé. Exemplo clássico desta prática é o Champagne, que possui duas uvas tintas em sua elaboração de brut branco: Pinot Meunier e Pinot Noir.
Vale lembrar que as uvas Gamay e Pinot Noir são as tintas mais leves e fazem ótimos vinhos para serem consumidos em um dia mais ensolarado, pois são servidos mais frescos em torno de 14°C.
Champagne e espumante
Champagne e espumante são um tipo de vinho branco? Muita gente se questiona sobre isso e viemos sanar sua dúvida!
Em primeiro lugar, é bom saber que todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne.
Espumante Branco Brut Charmat Casa Perini Espumante Branco Brut Italiano Gran Passione Espumante Branco Demi Sec Brasileiro Chandon Riche
O espumante é um vinho branco (ou rosé) efervescente, devido às bolhas de dióxido de carbono obtidas a partir de variados processos, como o Champenoise (ou Tradicional), Charmat e Asti.
O que diferencia o espumante do champagne basicamente é uma questão geográfica: somente os vinhos elaborados na região francesa de Champagne feitos com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay cultivadas dentro desta região podem receber este nome.
Conheça mais sobre a uva camaleão, a Chardonnay, neste artigo.
Independentemente disso, existem vinhos espumantes de qualidade nos mais variados locais do mundo, inclusive no Brasil, com preços bem mais atraentes!
Dica: beba seu espumante em uma taça flute, para preservar o gás carbônico e garantir a persistência do perlage, que são as bolhas presentes na bebida.
Saiba mais sobre os termos do mundo dos vinhos neste artigo.
Harmonização
O vinho branco vai bem desde entradas até pratos principais. Combina muito bem com peixes, frutos do mar e saladas, alimentos comuns à nossa culinária. Os mais encorpados, aliás, vão bem principalmente com pratos como massas, aves e carpaccios de carne. A ausência de taninos, além disso, vai bem com pratos à base de frituras, queijos e até mesmo molhos pesados.
Tilápia empanada com creme de baroa. Carpaccio de salmão por Carlos Ohata
Versatilidade e praticidade
Atualmente, é possível encontrar vinhos em lata, trazendo ainda mais praticidade para degustar a bebida onde quer que você vá. Vinhos em lata certamente são uma das tendências do verão! No Zona Sul, você encontra os vinhos em lata Arya. Clique aqui e saiba mais.
Por ser ideal o consumo gelado, pode-se manter o vinho branco no balde de gelo e na bolsa térmica, sendo excelente para levar para a praia.
Portanto, passe na loja Zona Sul mais próxima e aproveite a infinidade de marcas e tipos de vinho branco. As melhores opções do Brasil e do mundo estão lá. Seja na praia, na piscina ou no jantar, o sabor e o frescor do vinho branco, sem dúvida, tornarão seu momento ainda mais especial.
Para escolher o rótulo perfeito, confira o catálogo de vinhos de verão. Baixe gratuitamente e aprenda mais sobre o mundo dos vinhos.