A gente já sabe que cerveja é tudo de bom e vai bem em qualquer ocasião. O que muitos ainda não sabem é que em agosto temos 2 datas cervejeiras: IPA Day, na primeira quinta do mês, e logo depois o Dia Internacional Da Cerveja, na primeira sexta. Para falar sobre essas festejadas datas, o Expert em cervejas José Padilha explica aqui tudo que você precisa saber sobre o assunto. Venha fazer aquele brinde especial com a gente!

cerveja expert
Expert José Padilha e estilos variados de cervejas.

Dia Internacional da Cerveja

O International Beer Day (Dia Internacional da Cerveja) foi criado em 2007, nos EUA, quando um grupo de amigos, numa mesa de bar, decidiu aproveitar o final das férias americanas para celebrar a data. A data foi criada com três obtivos principais:

  • celebrar a cerveja como uma oportunidade de estar com amigos;
  • celebrar aqueles que fazem e servem a cerveja;
  • celebrar todas as cervejas do mundo, com todas suas infinidades de estilos e culturas.

Ou seja, a data é mundial, unificando todos os cervejeiros do planeta! Saiba mais sobre o International Beer Day acessando a página oficial (em inglês). Celebre esse dia com todos os sabores do mundo que você só encontra aqui!

Dia Internacional da cerveja: comemorado na primeira sexta-feira de agosto. E antecedido pelo IPA Day. (imagem: divulgação International Beer Day)

Se na sexta-feira você comemora o Dia internacional da Cerveja, saiba que um dia antes tem o “esquenta com o IPA Day! Quer saber mais sobre a data? Continue rolando o post!

A origem do estilo IPA

Em primeiro lugar, o que é IPA? IPA é a sigla de India Pale ale, um estilo de cerveja com mais lúpulo, que dá mais amargor à bebida e maior teor alcoólico.

O estilo IPA se originou na Inglaterra há quase 200 anos. Tudo começou quando as Pale ALE inglesas estragavam a caminho da Índia e os ingleses tiveram a brilhante ideia de colocar mais lúpulo na cerveja por ser um ótimo conservante natural. Assim, nasceu a cerveja moderadamente forte e bem lupulada.

Porém, foi nos EUA, em São Francisco, na Califórnia, que o estilo fez o maior sucesso, quando foi criada, em 1975, a primeira American IPA. Este é, atualmente, o padrão do estilo que dominou o mundo: uma cerveja muito aromática, mais amarga, com notas frutadas cítricas e mais alcoólica, porém com grande frescor vindo do lúpulo. Isso faz da IPA uma cerveja refrescante, apesar de muito extrema no aroma e no paladar.

IPA: uma cerveja muito aromática, mais amarga, com notas frutadas cítricas e mais alcoólica, porém com grande frescor vindo do lúpulo.

De lá pra cá, não pararam de surgir novas versões que variam em cor, teor alcoólico e claro, ingredientes. Além das American IPA, temos Session IPA, Imperial IPA (ou Double IPA), Belgian IPA, White IPA entre outras. E é claro, vários desses estilos e muito mais estão disponíveis aqui no Zona Sul!

Quer uma dica de harmonização? Que tal uma IPA com torta de limão? Confira a dica com o Expert José Padilha:

Torta mousse de limão e cerveja Imperial IPA

IPA Day: uma celebração ao estilo

O IPA Day surgiu em 2011, sendo celebrado sempre na primeira quinta de agosto. Nada mais justo do que um estilo tão único e adorado ter um dia só dele! Confira abaixo o episódio Boteco do Padilha, no podcast Gastronomia Carioca, sobre as cervejas IPA.

Dicas de cerveja IPA para celebrar

A dica do Expert para se tornar fã do estilo IPA é você conhecer algum desses subestilos para escolher sua favorita. Conheça algumas e confira a seleção completa no site Zona Sul:

Goose Island e Lagunitas

Que tal começar pela Goose Island Midway? Uma Session IPA leve, refrescante, fresquíssima, criada em Chicago e fabricada no Brasil. Possui aroma de frutas tropicais, agradável final maltado, 30 IBU (intensidade do amargor) e apenas 4,1% de teor alcoólico.

Passe agora para Lagunitas: a American IPA mais vendida do mundo! Criada em 1995, na Califórnia, fabricada no Brasil com o aroma e amargor destacado dos lúpulos cítricos e florais norte-americanos. 51 IBU e 6,2% de teor alcóolico.

Three Monkeys e Bodebrown Cacau

Não deixe de provar também a Three Monkeys Wit Ipa, cerveja com DNA carioca que tem adição de casca de laranja e traz refrescância e a potência lupulada da American IPA: 44 IBU e 7% de teor alcoólico.

Por fim, aproveite a icônica e premiadíssima Bodebrown cacau IPA, uma American IPA com cacau que combina aroma de frutas cítricas vindas dos lúpulos com os aromas de chocolate maltado e caramelo, vindos dos nibs de cacau, de 74 IBU e 6,1% de teor alcoólico.

Enfim, seja para comemorar o IPA DAY ou o Dia Internacional da Cerveja, o que nunca falta é rótulo de qualidade aqui no Zona Sul para você fazer a festa!