Você sabe o que é um azeite extravirgem premium? Existe muita informação importante para saber na hora de escolher seu azeite, mas uma característica em geral garante a sua qualidade. Venha descobrir qual através da nova cultura de consumo de azeites premium Zona Sul!

O melhor azeite do mundo

Nunca na história, em 8 mil anos, desde que o ser humano começou a produzir azeites, talvez tenhamos experimentado tanta diversidade de sabores e aromas graças às tecnologias no processo da colheita e extração. Por isso, entre tantas opções, escolher um azeite extravirgem de qualidade faz a diferença na sua experiência gastronômica. E como escolher o melhor azeite?

De acordo com o Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano, o melhor azeite do mundo não é o grego, espanhol, português ou italiano, é o azeite fresco! E o Zona Sul é pioneiro em implantar uma nova cultura de consumo para os apaixonados por esse alimento milenar, baseada no frescor.

Marcelo Scofano é Expert em Azeites e Temperos Zona Sul.

O que é um azeite extravirgem premium?

Antes de mais nada, é importante você saber que existem 3 tipos de classificações de azeites extravirgens antes de escolher o seu. Não é uma norma, mas vai ajudar você a entender sobre o mundo dos azeites:

  • Clássicos: representam 90% do mercado, podem ser usados para o dia a dia, finalizar pratos simples e qualquer método culinário.
  • Especiais: mais elaborados, de aromas e sabores de frutado médio. Os de certificação orgânica, trufados e condimentos aromatizados.
  • Premium: elaborados da colheita precoce, de azeitonas verdes, de frutados mais intensos. São necessários, em média, cerca 10 kg de azeitonas, chegando a 14 kg para elaborar 1 litro de azeite.

Essas classificações influenciam na forma de utilização na culinária e nos seus sabores e aromas. Entretanto, independentemente da categoria do seu extravirgem, o principal critério a ser considerado é a data do envase, pois quanto menos tempo ele estiver na garrafa, menor chance de estar oxidado.

O frescor é a característica principal na hora de escolher o seu azeite. A melhor sempre será a última safra!

Tipos de azeites extravirgens por Marcelo Scofano.

Já a acidez, que geralmente vem indicada nas embalagens, diz respeito ao nível de ácidos graxos livres do azeite e não ao ácido acético, nem ao pH, que em gorduras é neutro, não sendo, portanto, perceptível ao paladar. Desse modo, a acidez não deve ser levada em consideração na hora da escolha do produto. É é somente um parâmetro químico de classificação e não representa a intensidade do sabor.

O azeite mais fresco possível só no Zona Sul

Além da preservação dos aromas e sabores mais marcantes nos azeites frescos, também existe o fator nutricional. O sumo puro da oliva já contém uma série de nutrientes que são ainda mais preservados quanto mais fresco for o azeite.

O azeite por si só é uma fonte “limpa” de gordura, rico em ácido oleico, gordura monoinsaturada, que contribui para a redução dos níveis de colesterol e prevenção de problemas cardiovasculares. Porém, um azeite fresco é ainda mais rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele, a osteoporose e doenças oxidativas.

Aliado a um estilo de vida saudável, o azeite fresco é uma super fonte nutricional para o seu dia a dia.

O azeite fresco preserva ainda mais suas propriedades antioxidantes.

Conhecendo a importância do frescor do azeite para os apaixonados por gastronomia, o supermercado mais amado do Rio inova na sua forma de disponibilizar os produtos para os cariocas de coração.

Considerando as safras de azeitonas ao redor do mundo, o Zona Sul vai em busca das produções mais recentes de azeites premium para que o seu produto seja permanentemente fresco.

“As características de frescor do azeites estão relacionados a bioativos importantes, além de seus distintos frutados e complexidades sensoriais que harmonizam com diferentes pratos.”

Expert Marcelo Scofano

Atuando como um coolhunter de azeites, o Zona Sul vai em busca das safras mais atuais. Marcelo Scofano revela o roteiro do frescor: “a safra do Mediterrâneo se iniciou em outubro para azeites premium e devem chegar a partir de fevereiro e março nas gôndolas do Zona Sul. Em seguida, em março e abril será a vez das safras brasileiras. De abril a julho, Argentina, Uruguai e Chile. E assim a busca pelo azeite mais fresco acontece até o fim do ano.”

Sendo assim, além do frescor do azeite, você ainda pode ficar sabendo a origem do produto, escolhendo também pelo país de sua preferência.

Outubro e novembro: a vez do Mediterrâneo

A colheita das azeitonas no Mediterrâneo acontece entre outubro e novembro. O Zona Sul já garantiu os azeites premium fresquíssimos, que chegam pertinho de você em janeiro e fevereiro.

Entre os azeites premium que irão potencializar seus pratos no início do ano, estão marcas como Herdade do Esporão (Portugal), Casa de Santo Amaro (Portugal), OMed (Espanha), Monteoliva Oro (Espanha), Rincón Subbética (Espanha), De Carlo (Itália) e Bono (Itália).

Além da variedade, aqui você encontra exclusividade: o azeite Casa de Santo Amaro foi envasado especialmente para o Zona Sul, que será o primeiro no mundo a vender a nova safra!

Por serem azeites premium e super frescos, é importante lembrar que os produtos estão disponíveis em quantidade limitada. Portanto, fique de olho para garantir os azeites mais frescos do mundo nas épocas das melhores safras!

Como utilizar seus azeites para finalizar pratos

Para saber como combinar os seus azeites premium com receitas e pratos, o Expert em Azeites dá dicas simples para você não errar:

  • Os mais delicados de frutados mais suaves realçam carnes brancas, arroz, massas e saladas mais simples.
  • Enquanto a intensidade do azeite cresce, seja por variedade, por território ou tempo de colheita, esse azeite será melhor harmonizado com pratos de sabor mais forte.
  • Frutado intenso: grelhados e pratos condimentados, moquecas, embutidos e defumados.

Agora, para saborear o seu azeite de forma completa, nada melhor do que o clássico “azeite e pão”. Veja como preparar esse clássico:

Azeite e pão, um clássico conhecido por todos. Por Marcelo Scofano.