A Páscoa é uma festividade cristã celebrada mundialmente, com as deliciosas tradições de cada cultura. Para os cariocas de coração que amam preparar uma mesa repleta de receitas feitas com bacalhau e capricham com sobremesas repletas de chocolate, separamos dicas especiais dos Experts e Chefs Zona Sul, incluindo sugestões de presentes, claro! Confira e comemore sua Páscoa do jeitinho carioca de coração.
Bacalhau, o principal dos pratos principais
No feriado de Páscoa, principalmente na sexta-feira da paixão ou no domingo, último dia da celebração, muita gente opta por não consumir carne vermelha. E, assim como na tradição portuguesa, o bacalhau costuma ser o peixe campeão dos pratos pascoais.
Entre as receitas com bacalhau estão as heranças lusitanas, como bacalhau espiritual ou bacalhau nas natas, mas muitas são as criações exclusivas dos brasileiros, como uma aromática moqueca de bacalhau com camarões ou o típico escondidinho.
Além dos pratos principais estão os aperitivos, como os crocantes bolinhos de bacalhau ou criações exclusivas como o canapé de bacalhau por Carlos Ohata, que você pode aprender a fazer no vídeo a seguir.
Apesar da variedade de quitutes, a qualidade do peixe escolhido e a sua forma de preparo faz toda a diferença no resultado final. Por isso, é importante conhecer tudo sobre o bacalhau antes de ir para a cozinha.
Os tipos de bacalhau
Você sabia que o bacalhau não é um único peixe, mas uma nomenclatura para um conjunto de espécies selecionadas após os processos de salga e secura?
As espécies consideradas bacalhau são Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e Gadus Ogac. As demais e bem famosas no mercado, como Saithe, Zarbo e Ling são consideradas peixe do tipo bacalhau salgado seco.
O selo “Seafood from Norway” é uma garantia de peixes e frutos do mar noruegueses de qualidade.
Entre os legítimos tipos de bacalhau, o Gadus Morhua (Cod) é o mais nobre deles, conhecido também como Bacalhau do Porto ou Bacalhau da Noruega. É maior, mais largo e possui postas mais altas. De coloração palha uniforme, é perfeito para ser consumido em postas, lombo e pratos nobres. Após cozido, ele se desfaz em pétalas.
Cortes do bacalhau
Entre os cortes do bacalhau estão o lombo e as postas, além do rabo e da pele, que podem ser utilizadas no preparo de molhos.
Veja como utilizar cada corte em suas receitas:
- Lombo: ideal para preparos mais nobres com pedaços inteiros, grelhados ou assados.
- Filés (postas médias): podem ser preparados inteiros ou em pétalas.
- Postas finas: perfeitas para desfiar, em receitas como bolinhos ou escondidinhos.
- Rabo e pele: ideal para caldos.
Dessalga do bacalhau
Ao comprar um bacalhau ou um peixe salgado seco, você precisa realizar a dessalga. Lembrando que após o processo, o peixe recupera cerca de 30% do volume.
Existem opções de bacalhau já dessalgado para o preparo de suas receitas. Mas caso você opte por dessalgar o seu bacalhau em casa, o Expert Carlos Ohata ensina o passo a passo de modo prático e certeiro. Confira:
- Importante na dessalga é sempre lavar bem antes para retirar todo o sal.
- Em seguida, colocar em uma vasilha, cobrir sempre com água gelada e fazer a troca de preferência com a água na mesma temperatura. A dica é deixar uma garrafa d’água dentro da geladeira para fazer essa troca.
- O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas por 48 horas sempre colocando na geladeira depois da troca.
Receitas com bacalhau
Após aprender a escolher o seu peixe ideal, conhecer os tipos de corte e o processo de dessalga, que tal aprender novas receitas para o almoço em família? Além das receitas em vídeo no canal do Zona Sul no Youtube, você pode baixar e-books gratuitos de receitas dos Experts e Chefs Zona Sul.
Para temperar suas saladas e pratos de bacalhau, é importante escolher um azeite de qualidade, que combine com sua receita. Entre os azeites extravirgens, existem diferentes classificações, como clássicos, especiais e premium. Entretanto, apesar da variedade de tipos, o principal critério a ser considerado é a data do envase, pois quanto menos tempo ele estiver na garrafa, ou seja, quanto mais fresco ele for, menor chance de estar oxidado.
Confira a novidade do Zona Sul para quem procura por azeites premium frescos e selecionados.
O chocolate não pode faltar
Entre as gostosuras da Páscoa, o chocolate está no topo do ranking das sobremesas. Mesmo quando não está presente na forma de ovinhos, ele é o ingrediente perfeito para diversas receitas versáteis de sobremesas, tortas e bolos.
Falando em tortas, você sabia que o Expert da Pâtisserie Zona Sul Dominique Guerin tem uma doce novidade para sua Páscoa? Encomende já sua torta de Páscoa, que leva mousse de chocolate, creme de avelã e amêndoas caramelizadas.
Para harmonizar com chocolate
Nem todo chocolate é igual. Existe o chocolate ao leite, amargo, branco e até aqueles recheados de frutas secas, castanhas e outras oleaginosas. Sabia que é possível até mesmo fazer chocolate com cupuaçu, conhecido como “cupulate”?
No Zona Sul você encontra chocolates para quem segue dietas com restrição à lactose ou ao glúten.
A verdade é que com a variedade de chocolates existentes, você pode também variar na escolha de uma boa bebida para combinar com sua sobremesa. E se você é fã de cervejas, o Expert José Padilha tem a dica perfeita para harmonizar cervejas e chocolates.
Já se os vinhos estão entre suas bebidas favoritas, o Expert Dionísio Chaves recomenda apostar em vinhos licorosos e potentes como os vinhos do Porto, para combinar com sobremesas feitas com chocolate.
Ovos de Páscoa
Na cultura nacional, o chocolate vai além das sobremesas e ganha o significado de demonstração de afeto e carinho. Nem todos os lugares do mundo adotam o coelho como mascote da Páscoa, tampouco o costume de distribuir chocolate mas, por aqui, essa gostosa tradição agrada a crianças e adultos.
Entre as brincadeiras mais populares na Páscoa está a caça aos ovos, e geralmente utilizar ovinhos pequenos de chocolate escondidos em diversos cômodos da casa costuma entreter a criançada.
Se você quiser deixar “rastros do coelhinho” pelo chão, experimente sujar alguns dedos com farinha e simular as pegadas do mascote pela casa. Outra ideia é deixar bilhetinhos com dicas como uma “caça ao tesouro” para as crianças maiores.
Colomba, da Itália para a sua mesa
Das tradições gastronômicas, a Colomba Pascoal seria correspondente ao panettone natalino. Também de origem italiana, a colomba, cuja tradução é pomba no idioma nativo, é geralmente feita no formato da ave, simbolizando o Espírito Santo. Entretanto, as colombas em formato oval também se tornaram bastante populares.
Para inserir essa gostosa tradição na sua mesa, conte com o supermercado mais amado do Rio e encomende sua colomba pascal exclusiva! De fermentação natural, a colomba está disponível em dois sabores: chocolate e frutas.
Encomende sua Colomba exclusiva Zona Sul para uma Páscoa carioca de coração!
Para demonstrar o seu afeto
Além da reunião ao redor de uma decorada mesa de almoço, a Páscoa também abraça o ato de presentear. Geralmente são os ovos de Páscoa os campeões dos presentes, devido à tradição da troca de chocolates. Porém, você pode escolher presentear seus amigos e familiares com outros mimos, como as cestas preparadas pelos Experts Zona Sul, com produtos selecionados criteriosamente para uma perfeita harmonização, como vinhos e cervejas.
Para os mais românticos, a Páscoa pode ser a oportunidade perfeita de demonstrar o amor com flores e chocolate ao mesmo tempo. Para isso, aposte no buquê de bombons Ferrero Rocher.
Apesar dos presentes, é sempre bom reforçar que a demonstração de carinho e amor também está nos pequenos detalhes. Por isso, preparar uma refeição em família, ou dedicar aquele momento da tarde para uma cafezinho com bate-papo pode ser a melhor demonstração de amor que você vai dar na Páscoa a alguém.
E-book Receitas de Páscoa
Para colocar o seu tempero especial de amor e dedicação nas suas receitas, que tal se inspirar nas criações dos Experts e Chefs Zona Sul? Baixe os e-books gratuitos de receitas e escolha os pratos que vão tornar seu momento inesquecível!