Se tem um acompanhamento capaz de transformar qualquer prato, ele se chama batata frita! Pode ser crocante em tirinhas, servida como aperitivo com queijo ou acompanhando um suculento hambúrguer, a batata frita transcende a sua matéria-prima de origem e ganha vida própria na gastronomia. Mas como fazer a batata frita perfeita? Confira as dicas do Expert Jimmy Ogro e coloque em prática agora mesmo!
Você sabia que dia 30 de maio é o Dia Mundial da Batata Frita?
De onde vêm as batatas fritas?
As batatas fritas, conhecidas em inglês como french fries ou “fritas francesas”, têm sua origem conturbada e a invenção costuma ser atribuída à França ou à Bélgica, país que dedica até mesmo um museu para as fritas, o Frietmuseum, na cidade de Bruges.
Batata frita em inglês se chama french fries, que quer dizer “fritas francesas”.
Há fontes que informam que em 1681 nos Países Baixos já se produzia batatas fritas. Por outro lado, na vertente que defende a França, a lenda gira em torno do oficial do exército Antoine Augustin Parmentier, que teria conhecido a batata em Hamburgo durante a Guerra dos Sete Anos. Após seu retorno, ao experimentar jogar o tubérculo em óleo quente, conquistou o estômago e o coração dos franceses.
A receita das batatas fritas consta em um dos livros mais tradicionais de culinária francesa “Les Soupers de la Cour”, de 1758.
Fato é que, independentemente do berço das batatinhas, os belgas realmente consomem bastante a suposta criação e são reconhecidos por inserir com frequência a batata frita em seu cardápio.
Seja francesa ou belga, a batata frita atualmente é um patrimônio mundial da gastronomia!
Dicas do Expert para uma batata frita perfeita
O Expert Zona Sul em carnes Jimmy Ogro tem know-how suficiente para compartilhar suas preciosas dicas sobre batatas fritas. Afinal, além do conhecimento em carnes, o Expert é criador da rede @ogro.steaks que, como uma boa hamburgueria, não pode deixar de servir uma boa batatinha como acompanhamento.
As dicas são simples e você pode colocar em prática hoje mesmo. Anote o passo a passo:
Escolha a batata certa
Opte pelas batatas que contenham menos água, como a Asterix. A batata “comum” (inglesa) tem mais água que as demais, por isso não é a melhor opção.
Para reconhecer a Asterix, também chamada de batata rosada ou rosenthal, é fácil: apesar de parecida com a inglesa, ela possui casca levemente rosada e mais grossa. É rica em amido e mais sequinha, por isso, é ideal para frituras e não é a mais indicada para purês.
Casca rosada? Não confunda com a batata Asterix com a batata-doce.
Você pode fazer a sua batata frita com casca, mas lembre-se de lavá-la bem em água corrente.
Caso você descasque sua batata Asterix, não jogue o que sobrou fora, pois sua casca contém de duas a três vezes mais antioxidantes do que a casca da batata tipo inglesa. Aplique o aproveitamento total dos alimentos na sua cozinha.
Tire o excesso de amido
Para suas tirinhas de batata ficarem bem crocantes, corte sua batata em bastonetes finos e lave em um bowl com água a fim de tirar o excesso de amido. Lave quantas vezes precisar até a água da lavagem ficar bem cristalina. Depois de lavar suas batatas, seque-as com um pano limpo e seco.
O segredo da fritura
Antes de levar sua batata para a fritura, faça um pré-cozimento. Para isso, leve em água fervente com sal por 5 minutos e corte o cozimento com água gelada. Depois seque-as novamente. Depois disso, frite em óleo a 190ºC.
Você pode também, em vez de cozinhar em água, fazer duas frituras: uma primeira a 160°C; reservar e elevar a temperatura do óleo para 190°C, colocar de volta as batatas e fritar até ficarem douradas.
Para garantir batatinhas crocantes, faça o pré-cozimento ou realize uma dupla fritura.
Molho para acompanhar
Muita gente ama mergulhar suas batatas no molho, seja ele barbecue ou um clássico ketchup. Mas para sair do tradicional (calma, não precisa mergulhar as batatas no sorvete), a sugestão é preparar um burger suíno com um molho barbecue inspirado no quentão, a típica bebida das festas típicas.
Combine suas batatas com essa receita do Expert Jimmy Ogro e surpreenda seu paladar!
É possível fazer batata frita na air fryer?
O Expert Jimmy Ogro afirma que é possível sim usar sua fritadeira sem óleo para fazer uma batata frita e para isso, é mais interessante escolher as batatas congeladas pré-fritas.
Segundo Jimmy, nada se compara ao sabor “raiz” do tubérculo fritinho na hora como nas dicas anteriores. Por isso, para garantir crocância no preparo da batata utilizando sua air fryer, primeiramente escolha batatas congeladas de qualidade, como as marcas que você encontra no Zona Sul e siga o modo de preparo:
- Pré-aqueça sua air fryer por cerca de 5 minutos a 200ºC, temperatura máxima.
- Adicione a batata congelada no cestinho, adicionando temperos a gosto, que podem ser sal, páprica, orégano, entre outros.
- Ainda em temperatura de 200ºC, ajuste o tempo para cerca de 20 minutos.
- Na metade do tempo, abra sua air fryer e vire as batatas para dourarem de ambos os lados.
- Pronto, suas batatas estão prontas para serem consumidas na hora.
Peça sua batata frita na hora!
Você já sabe que o Zona Sul é muito mais do que o supermercado mais amado do Rio, mas um lugar para você comer e viver bem. Entre as delícias da gastronomia que o Zona Sul oferece, além das pizzas, massas, drinks, café da manhã, entre outros, está a incrível batata frita na cestinha.
A porção pode ser degustada como petisco ou para acompanhar outros pratos. Uma dica é pedir o combo hambúrguer artesanal + batatas, a combinação perfeita de sabores. Confira a loja com o serviço disponível mais perto de você e aproveite!