O privilégio de dormir e acordar na cidade maravilhosa é para poucos. Para assistir o despertar do Rio de “camarote”, separamos um roteiro de lugares incríveis para você fazer sua primeira refeição do dia unindo as delícias da boa gastronomia com o prazer de deslumbrar a natureza da zona sul carioca, passando pelo Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, Lagoa e Jardim Botânico. Configure seu despertador e tenha um dia (literalmente) gostoso.

Artigo em colaboração com Bianca Teixeira | @btcomunicacao

Aqui você vai ver:

  1. Café 18 do Forte
  2. Empório Jardim
  3. Terrazza
  4. Café Marinas
  5. Nusa Café Brunch & Bistrô
  6. Plage Café
  7. Zona Sul, é claro!

1 – Café 18 do Forte

Localizado no Forte de Copacabana, com uma das vistas mais espetaculares da cidade e um menu recheado de delícias, o Café 18 do Forte (@cafe18doforte) possui a fórmula perfeita para atrair comensais para o seu café da manhã, principalmente aos finais de semana, quando o café tem até fila de espera para a primeira refeição do dia servida de 10h às 13h.

Com seleção de pães quentinhos (atenção ao pão de queijo Canastra) acompanhados de ricota fresca e outros frios, ovos caipiras e crumble de bacon, iogurte com granola, bolo do dia (o de cenoura com calda de chocolate arranca suspiros), bolinhos de chuva com doce de leite e geleia artesanal, além de bebidas frias quentes, tudo vindo de pequenos produtores locais.

Também há a opção do café da tarde, servido de 16h às 19h, com menu a lá carte repleto de sanduíches, panquecas, pratos principais e uma carta de drinks ampla.

O Café 18 do Forte está na lista de restaurantes turísticos no site da RioTur.

Fonte: RioTur

Endereço: Forte de Copacabana -Praça Cel. Eugênio Franco, 1 – Copacabana | Telefone: (21) 2523-0171

2 – Empório Jardim

No conhecido misto de padaria, bistrô e delicatessen, o @emporiojardimrio, com três endereços na cidade, o café da manhã, que acumula 16 prêmios como melhor da cidade, além um nacional, é servido a qualquer hora do dia, em sistema à la carte.

Dos mais de noventa itens de fabricação própria, destacam-se os pães de fermentação natural da chef Iona Rothstein. Entre eles, o do jardim, com semente de abóbora, e o trio de pão de queijo gruyère. Da ala doce e nos outros pratos salgados, a cargo da chef Paula Prandini (@paulaprandini), destacam-se o salpicão de frango defumado, os ovos gregos, além de doces como a torta belga.

O Empório Jardim faz parte das sugestões de roteiros turísticos oficiais no site da RioTur.

Fonte: Rio Tur
Variedades do café da manhã Empório Jardim. Foto por Tomás Rangel (@tomasrangel)

Endereços

  • R. Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico | Tel: (21) 2535-9862
  • Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Instituto Moreira Sales | Tel: (21) 2239-3443

3 – Terrazza

Com direito à toalha xadrez, esteira na grama e cestinha de palha – essa é novidade do Terraza para um café com clima de piquenique carioca. Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas agora é possível aproveitar o clima aprazível para curtir uma refeição matinal como manda o figurino no café da manhã.

Com direito a Bruschetta Caprese, Bruschetta Toscana, Bruschetta Brie e Parma, bolos, sucos da fruta como melancia, limão, abacaxi e laranja, frutas da estação, queijos e frios e pães variados, além das bebidas como café e drinques especiais. Para curtir cada minuto desse programa delicioso, o comensal deve fazer a reserva pelo Instagram @terrazzariodejaneiro.

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, quiosque 6 – Lagoa

4 – Café Marinas

Localizado na Marina da Glória, o Café Marinas (@cafe.marinas) chegou para quem quer aproveitar uma gastronomia que emocione pela simplicidade e exploda em sabores afetivos. Da varanda mais que aprazível com a vista deslumbrante para a Marina da Glória, é possível sentir o frescor do mar e apreciar uma das vistas mais encantadoras do Rio de Janeiro.

O café abre logo cedo para quem deseja aproveitar a paisagem pela manhã. Para a refeição mais importante do dia é possível escolher desde omeletes e ovos mexidos com queijo e presunto, até mistos quentes e bolos como o de cenoura com chocolate e de milho que vão fazer o comensal lembrar da infância.

Para acompanhar, os mates feitos na casa são um ponto fora da curva –, eles combinam ingredientes inusitados que saltam ao paladar como o Mate com café e baunilha e o refrescante Mate com limão siciliano e hortelã.

Aos finais de semana, sábados e domingos, o café da manhã é servido em esquema de buffet por R$ 49 de 8h às 11h.

Endereço: Avenida Almirante Dom Infante S/N Marina da Glória, Loja 01 – Glória | Tel: (21) 99880-7979

5 – Nusa Café Brunch & Bistrô

O nome é oriundo de um conjunto de ilhas na Indonésia, o Nusa (@nusacafebistro), localizado em Ipanema, é inspirado, claro, nos cafés de Bali. As receitas acompanham a cozinha saudável e o colorido aparece nos pratos.

Na hora do brunch opte pelo completo lembongan, mix de waffles em quatro sabores: avocado e ovo cozido; queijo de cabra, presunto de Parma e rúcula; Nutella com morango; e doce de leite com queijo da Canastra.

Os bowls gelados são preparados em três bases: açaí, pitaya ou matchá e são boas pedidas para os dias mais quentes. Os acompanhamentos ficam a cargo do comensal — entre as opções, pasta de amendoim e granola feitas na casa, lasca de coco e frutas.

Na ala de bebidas figuram sucos e smoothies, como o de mirtilo, banana e amora, que pode ser batido com leite tradicional ou vegetal.

Endereço: R. Vinícius de Moraes, 129 – loja B – Ipanema | Tel: (21) 3228-3562

6 – Plage Café

O Parque Lage é roteiro certo para desfrutar da natureza e de um cenário de encantar visitantes e cariocas de coração. Além de ser um ótimo passeio gratuito, também é um local perfeito para um piquenique com a família.

No centro do parque originário de um antigo engenho de açúcar, fica a principal edificação do espaço, um casarão do século XIX que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o Plage Café (@plage cafe).

À beira da piscina, o bistrô oferece um delicioso café da manhã com produtos orgânicos que podem ser saboreados junto a eventos de arte e música que acontecem no local.

Na dúvida do que provar, o visitante pode optar pelos brunchs completo ou deluxe, com ovos mexidos, cesta de pães artesanais, bolo do dia, queijos e frios, salada de frutas, suco, bebida quente, entre outros.

Dica de ouro do site da RioTur: o Parque Lage é o point favorito dos cariocas apaixonados. Não tem erro, leve seu par!

Fonte: RioTur

O Plage Café funciona de segunda a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: ​Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico | Tel.: (21) 2535-7336

7 – Zona Sul, é claro!

Você sabia que o seu supermercado do coração e também o mais amado do Rio tem café da manhã todos os dias? As lojas que oferecem o serviço têm seus menus elaborados pelos Chefs Zona Sul e contam com delícias diferentes a cada dia. Tudo com a qualidade e sabor que você já conhece.

Afinal, muito mais do que um supermercado, o Zona Sul é um lugar para comer e viver bem.

Escolha o seu roteiro e tome o seu café da manhã em um lugar diferente a cada dia da semana, apreciando as belezas do Rio!