Manter uma vida saudável é um misto entre alimentação, estilo de vida e prática de atividades físicas. Porém, a prática de exercícios requer hidratação constante e reposição de nutrientes. Entre as opções oferecidas no mercado, qual a melhor opção: energéticos, isotônicos ou funcionais? Aprenda mais neste artigo!
Benefícios de praticar atividade física
Primeiramente, a atividade física regular, segundo pesquisas, aumenta a produção de endorfina, hormônio que é um analgésico natural do corpo, além de estimular a produção de serotonina e noradrenalina no cérebro, que aumentam a taxa de metabolismo e são vasodilatadores.
Portanto, caso você esteja se sentindo meio desanimado ou “pra baixo”, que tal pensar na possibilidade de se exercitar mais?
A prática de exercícios físicos é praticamente um sinônimo de vida saudável, visto que os benefícios que os exercícios trazem ao nosso corpo e mente são inúmeros.
Exercícios e alimentação
Além disso, exercícios são importantes aliados na dieta, pois queimam muitas calorias e aumentam a taxa metabólica. Ajudam, sobretudo, na manutenção de ossos fortes e músculos bem tonificados.
Exercícios como levantamento de peso, inclusive, auxiliam na construção de músculos juntamente com uma boa alimentação. Na medida certa, ajudam a melhorar o sono, a prevenir doenças crônicas e muito mais.
Se você não se identifica com academias, alternativas como a Yoga, que antes era vista como uma atividade de relaxamento e concentração, é conhecida hoje como uma atividade de fortalecimento muscular, para trabalhar não só a mente, como, consequentemente, o corpo. Saiba mais sobre a Yoga neste podcast com Adriana Camargo.
Hidrate-se da maneira correta
Em primeiro lugar, independentemente do exercício que você pratique, é comum ocorrer a perda de nutrientes e sais mineiras no corpo. Para repor esses nutrientes e ainda dar um ”gás” no treino, vale a pena investir em isotônicos, energéticos e funcionais. Entenda a função de cada um:
Isotônicos
As bebidas isotônicas são compostas por sódio, carboidratos, potássio, vitaminas e minerais, nutrientes perdidos durante o exercício. São ótimas para hidratar o corpo principalmente em exercícios de longa intensidade e duração, como maratonas, ciclismo etc.
Recomenda-se o consumo de isotônicos, principalmente a atletas, durante ou após a atividade física.
Benefícios dos isotônicos:
- Hidratam o corpo;
- Diminuem a sensação de cansaço e fadiga;
- Evitam cãibras e tonturas;
- Repõem líquidos e sais minerais.
Isotônico Gatorade Tangerina Isotônico Orgânico Zero Jungle Uva Isotônico Powerade Uva
Energéticos
Os energéticos, assim como os isotônicos, também são importantes para melhorar o desempenho esportivo, porém possuem várias diferenças nutricionais.
Por conter cafeína e taurina, o energético age como estimulante para o corpo, e por isso não é bom exagerar no consumo. Diferentemente dos isotônicos, que podem ser ingeridos durante ou após o exercício, o energético deve ser ingerido antes da atividade.
Atenção: não é recomendável o consumo de energéticos por crianças.
Bebida Energética Red Bull Tropical Edition Bebida energética Fusion Energético Monster Lo Carb
Benefícios dos energéticos:
- Aceleram o metabolismo;
- Têm função estimulante;
- Melhoram a concentração e reduzem a fadiga;
- Aumento da temperatura corporal e queima de gordura.
Bebidas funcionais
Além dos isotônicos e energéticos, você também pode dar um “up” nos exercícios e melhorar a recuperação muscular ingerindo outras bebidas funcionais. Pois por serem ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e muito mais, as bebidas funcionais ajudam, sobretudo, na hidratação.
Por serem compostas de elementos naturais, substituem refrigerantes e industrializados, sendo assim, fontes mais seguras de reposição de energia para a saúde.
Por serem compostas de elementos naturais, substituem refrigerantes e industrializados.
Veja a seguir algumas sugestões de bebidas funcionais:
- Água de coco;
- Suco de açaí;
- Chás gelados;
- Chá-verde;
- Smoothies, shakes e bebidas à base de proteína do leite.
Para o suco de açaí é recomendado seu consumo aproximadamente uma hora antes da atividade física, justamente por ser uma bebida “mais pesada” (mais densidade energética). Como resultado, você não corre o risco de sentir desconfortos gastrointestinais durante seu treino.
Me Bebe suco de açaí Me Bebe água de coco Chá verde com uva verde Rio
Dica: sempre beba muita água, pois o corpo precisa de, no mínimo, 2 litros por dia.
Após a leitura desse post, com tantos benefícios, é difícil não querer movimentar mais o corpo. E atualmente, nem é preciso sair de casa para se exercitar. Clique aqui para ver 5 apps para manter o corpo em movimento em casa.
Água mineral saborizada Eklo Water Água mineral sem gás Crystal
Independentemente de sua escolha, nas lojas Zona Sul você encontra grande variedade de marcas e opções para auxiliar seus treinos. Enfim, não deixe de se movimentar, cuidar da sua saúde e aproveitar todos os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas regular proporciona à sua saúde.