A região da Calábria, uma das mais conhecidas da Itália, é “berço” de dois rótulos poderosos, que combinam com uma variedade de pratos, com o sabor especial do inverno. Conheça mais sobre os vinhos Magliocco e Dragone Selezione Lento e aprenda receitas para harmonizar.
Localizada na ponta da bota, a região da Calábria é uma das mais conhecidas da Itália, além de ser considerada uma das mais antigas áreas vinícolas do país. Lá os vinhos tintos representam 75% da produção e são elaborados, na maioria das vezes, pelas uvas Aglianico, Nera di Brendis, Nerello Mascalese, Nerello Capuccio, Malvasia e Gaglioppo, também conhecida como Maglioppo ou Magliocco.
A Calábria está situada no sul da Itália entre o Mar Tirreno e Jônico, recebendo deste último a influência grega no trabalho com as vinhas.
Cantine Lento
O vinho calabrês traz em sua identidade traços da vinicultura grega. Isso mesmo. A Calábria está situada no sul da Itália entre o Mar Tirreno e Jônico, recebendo deste último a influência grega no trabalho com as vinhas. Na seleção de inverno, o Zona Sul destaca dois rótulos calabreses que celebram toda a potência desse terroir histórico: Magliocco e Dragone Selezione Lento, ambos da vinícola Cantine Lento.
O vinho calabrês traz em sua identidade traços da vinicultura grega.
A vínicola Cantine Lento foi fundada em 1972 e é dividida em três propriedades: Tenuta Romeo, Villa Caracciolo Tenuta (DOP Lamezia) e Tenuta Galati (IGP Calábria), onde as principais operações de cultivo são realizadas manualmente o que garante toque artesanal e qualidade superior na produção. Dê um giro pela Calábria com esses dois rótulos incríveis:
Magliocco e Dragone Selezione Lento
O primeiro é um varietal da uva Magliocco, vinho estruturado, encorpado, de final longo. Já o Dragone Selezione Lento forma um blend com a Merlot para dar um toque macio na potência da Magliocco. Ambos rótulos são extremamente gastronômicos e harmonizam bem com carne vermelha.
Tinto Dragone Selezione Lento
Produzido com a uva Gagliopo, acompanha bem pratos principais. De corpo médio, guarda até 3 anos e é ideal para ser servido de 16 a 18 graus. Harmoniza com carnes de caça, massa com ragú de cordeiro, queijos de massa mole e pizzas pepperoni ou calabresa. Tinto de vermelho intenso, no nariz apresenta aroma de frutas maduras, defumado e toque mineral. Na boca, possui médio corpo, taninos macios, acidez equilibrada e fundo de boca longo.
Dica de harmonização: Saltimbocca Alla Romana
Harmonize o tinto Dragone com um belo prato de Saltimbocca Alla Romana, receita pelo Expert Piero Cagnin.
O tinto Magliocco, produzido com uva de mesmo nome, acompanha bem pratos principais. Encorpado, guarda até 5 anos e deve ser servido de 16 a 18 graus. Harmoniza bem com carnes de caça, carnes vermelhas marmorizadas, massas com molho de ragú de cordeiro, massas com molho apimentado, pizza de calabresa ou pepperoni e queijos curados.
Tinto de cor rubi, com aromas de frutas vermelhas, cereja e ameixa. Na boca tem estrutura, quente, com fundo de boca longo e com notas de ameixas.
Dica de harmonização: Steak Au Poivre
Experimente harmonizar o vinho Magliocco com a receita de Steak au Poivre do Expert da Pizzaria e Spaghetteria, Piero Cagnin.
Escolha o seu rótulo calabrês (ou os dois vinhos!) e boa degustação.