As padarias enchem suas vitrines com tortas redondas coberta de gelatina vermelha, as confeitarias exibem doces vistosos nas prateleiras, restaurantes abusam de sucos, drinques e combinações ousadas com essa fruta que é rica em vitamina C – perfeita para enfrentar o sobe e desce dos termômetros cariocas. Estamos falando do morango, uma fruta vermelha, carnosa e suculenta, cujo auge da estação é no nosso inverno. Conheça seus benefícios, formas de consumo e outras dicas!

É uma fruta versátil que podemos utilizar tanto em sobremesas, como em saladas e os mais distintos pratos salgados.

Faz bem pra quê?

Rica em vitamina C, potássio, cálcio e antocianina, substância antioxidante que lhe dá a coloração vermelha que nos faz comer também com os olhos. É também considerada depurativa, alcaliniza o sangue, reforça a imunidade e auxilia a prevenção da arteriosclerose. Como se não bastasse, ainda é deliciosa!

Infográfico: Características do morango

Como consumir?

A melhor forma de consumi-lo é in natura. Uma vez cortado ao meio ou processado como suco, deve ser consumido imediatamente, pois quando seu interior entre em contato com o oxigênio, parte de seus antioxidantes se perdem. Não dá pra perder os benefícios dessa fruta deliciosa. Como cita o Expert em Azeites e Temperos, Marcelo Scofano:

“Com pouca concentração de açúcar, tem baixo valor calórico e, de sabor agridoce, é uma fruta versátil que podemos utilizar tanto em sobremesas, como em saladas e os mais distintos pratos salgados”.

Morangos sempre frescos

Uma dica para os morangos durarem mais na geladeira é serem retirados da embalagem, lavados e guardados sequinhos na geladeira com um papel-toalha no fundo de um pote plástico.

Morangos in natura, conservados em pote plástico.

Receitas para fugir do tradicional

Você sabia que é possível inovar e fazer receitas de salgados e até molhos com morangos? Aprenda 4 receitas com morangos para fugir do tradicional.

Aproveite tudo que o morango tem de bom para oferecer e se delicie com essa fruta!