O Pirarucu é uma carne deliciosa e única. Tendência nos melhores restaurantes do país, cada vez mais pessoas, de todos os cantos do mundo, se rendem ao seu sabor inconfundível. Conhecido também como “bacalhau brasileiro”, pra ficar ainda mais perfeito, nada melhor do que aquela cerveja que o carioca tanto ama pra acompanhar!

E é pensando nisso que o José Padilha, Expert em cervejas, apresenta para você, que não abre mão de comer e beber bem, a cerveja perfeita para acompanhar pratos com o irresistível pirarucu.

O Zona Sul se preocupa em vender pescados obtidos por empresas que praticam o manejo sustentável.

Algumas iniciativas, como o Festival Gosto da Amazônia, vêm incentivando o consumo do maior peixe de escamas de água doce do mundo, cada vez mais valorizado na gastronomia. Sua comercialização tem gerado renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

Lembrando que o manejo do pirarucu é baseado na vigilância da região, com o objetivo de se evitar a pesca predatória e a derrubada da floresta.

Você sabia que cerca de 70% das vendas nas Peixarias Zona Sul são de produtos de origem sustentável e de empresas que zelam pelo meio ambiente?

Com cerveja, pirarucu é ainda melhor

Para fazer frente a toda intensidade, textura e sabor do pirarucu, o ideal é harmonizar um estilo de cerveja que não seja tão leve, mas que ao mesmo tempo seja refrescante e cítrico. Assim, a dica é uma cerveja com teor alcoólico de moderado a alto, com toques frutados e de especiarias, e leve acidez, como as cervejas dos estilos Saison, ou Farmhouse Ale, Witbier, Blonde Ale, Belgian Blond, Strong Golden Ale e Trippel.

“Harmonize o Pirarucu com um estilo de cerveja não tão leve, mas refrescante e cítrico.”

Expert José Padilha

O pirarucu tem boa estrutura, sabor intenso e textura firme, ou seja, é ideal para preparos com cocção mais acentuada. Assim, grelhados na brasa, pratos caldosos como uma moqueca apimentada, e frituras de imersão valorizam as características da carne.

Vai bem com Wäls 42

Para combinar com um peixe brasileiro como o pirarucu, nada melhor que uma cerveja nacional como a mineira Wäls 42.

Ela é super-refrescante, bem maltada, lupulada e elegantemente condimentada, com 6,5% de álcool e Duplo Dry Hopping de lúpulo Saaz, que conferem ao conjunto sofisticados toques florais.

Além disso, ela ainda leva adição de amêndoas, limão, abacaxi e café, trazendo notas frutadas e cítricas destacadas, sensação de leve acidez no paladar e alta carbonatação. Combina com pratos picantes, limpando a untuosidade da boca para o próximo pedaço, complementando o caráter de maresia do peixe e reforçando o perfil cítrico de ambos, prato e cerveja.

Sua Wäls 42 combina com atum, camarão, caranguejo, empanadas e petiscos fritos, falafel, lula frita, mexilhões, pato ao poivre, salame , salmão, vitela, sardinha. E, para combinar com pirarucu, o Expert José Padilha recomenda a receita de pirarucu com caju do Chef Zona Sul David Eleutério. Confira:

Pirarucu com caju por David Eleutério.

E para deixar a experiência ainda mais especial, a Wäls 42 vem numa linda garrafa rolhada, que faz qualquer ocasião se tornar memorável. Bom apetite!

Aproveite também para conferir outras receitas com pirarucu clicando aqui.