O Pirarucu é uma carne deliciosa e única. Tendência nos melhores restaurantes do país, cada vez mais pessoas, de todos os cantos do mundo, se rendem ao seu sabor inconfundível. Conhecido também como “bacalhau brasileiro”, pra ficar ainda mais perfeito, nada melhor do que aquela cerveja que o carioca tanto ama pra acompanhar!

E é pensando nisso que o José Padilha, Expert em cervejas, apresenta para você, que não abre mão de comer e beber bem, a cerveja perfeita para acompanhar pratos com o irresistível pirarucu.

O Zona Sul se preocupa em vender pescados obtidos por empresas que praticam o manejo sustentável.

Algumas iniciativas, como o Festival Gosto da Amazônia, vêm incentivando o consumo do maior peixe de escamas de água doce do mundo, cada vez mais valorizado na gastronomia. Sua comercialização tem gerado renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

Lembrando que o manejo do pirarucu é baseado na vigilância da região, com o objetivo de se evitar a pesca predatória e a derrubada da floresta.

Você sabia que cerca de 70% das vendas nas Peixarias Zona Sul são de produtos de origem sustentável e de empresas que zelam pelo meio ambiente?

Com cerveja, pirarucu é ainda melhor

Para fazer frente a toda intensidade, textura e sabor do pirarucu, o ideal é harmonizar um estilo de cerveja que não seja tão leve, mas que ao mesmo tempo seja refrescante e cítrico. Assim, a dica é uma cerveja com teor alcoólico de moderado a alto, com toques frutados e de especiarias, e leve acidez, como as cervejas dos estilos Saison, ou Farmhouse Ale, Witbier, Blonde Ale, Belgian Blond, Strong Golden Ale e Trippel.

padilha_cervejas_expert

Harmonize o Pirarucu com um estilo de cerveja não tão leve, mas refrescante e cítrico.

José Padilha, Expert em Cervejas

O pirarucu tem boa estrutura, sabor intenso e textura firme, ou seja, é ideal para preparos com cocção mais acentuada. Assim, grelhados na brasa, pratos caldosos e frituras de imersão, como o Fish and Chips Amazonense com molho apimentado valorizam as características da carne.

Fish And Chips Amazonense

O prato, criado pelo gestor gastronômico Roberto Neves, é uma combinação incrível de sabores brasileiros em uma clássica receita do Reino Unido. O menu estará disponível nas lojas selecionadas abaixo a partir do dia 9 de julho:

  • Rua Dias Ferreira, 290 – Leblon
  • Av. das Américas, 16237 – Recreio
  • Rua Bartolomeu Mitre, 705 – Leblon
  • Av. das Américas, 8888 – Barra (Santa Mônica)
  • Rua Barão da Torre, 220 – Ipanema

Confira o vídeo e conheça mais sobre o prato criado por Roberto Neves:

Pirarucu em receita exclusiva do chef Roberto Neves

Vai bem com Wäls 42

Para combinar com este prato exclusivo Zona Sul, não tem opção melhor que a mineira Wäls 42, cerveja nacional, fabricada em Minas Gerais.

Sabe por quê? Porque ela é super-refrescante, bem maltada e lupulada na medida certa. Sem contar que é elegantemente condimentada, com 6,5% de álcool e Duplo Dry Hopping de lúpulo Saaz, que conferem ao conjunto sofisticados toques florais. Ou seja, é o casamento perfeito!

Além disso, ela ainda leva adição de amêndoas, limão, abacaxi e café, trazendo notas frutadas e cítricas destacadas, sensação de leve acidez no paladar e alta carbonatação. Combina perfeitamente com o Fish and Chips picante, limpando a untuosidade da boca para o próximo pedaço, complementando o caráter de maresia do peixe e reforçando o perfil cítrico de ambos, prato e cerveja.

Aproveite também para conferir outras receitas com pirarucu clicando aqui.

E para deixar a experiência ainda mais especial, a Wäls 42 vem numa linda garrafa rolhada, que faz qualquer ocasião se tornar memorável. Bom apetite!