Um peixe de sabor inconfundível, considerado o “bacalhau brasileiro”, o pirarucu, gigante dos rios e lagos, pode render pratos deliciosos. E melhor do que isso é saber que o manejo sustentável garante a manutenção da espécie. Confira receitas com o Expert Carlos Ohata e conheça mais sobre o pirarucu.

Pirarucu, a lenda

Na mitologia indígena, Pirarucu era um índio que pertencia à tribo dos uaiás, que habitava o Sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.

O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce de rios e lagos do norte do Brasil. Pode atingir até 3 metros de comprimento e seu peso pode chegar a 200 kg.

Sua grandeza não é lenda. Sabia que o Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce de rios e lagos do norte do Brasil e um dos maiores do mundo? Pois ele pode atingir até 3 metros de comprimento e seu peso pode chegar a 200 kg.

Responsabilidade Ambiental

Muito saboroso, considerado o “Bacalhau Brasileiro”, a espécie sofre vulnerabilidades com ações de pescadores. Os cuidados com os ninhos, após a desova expõe os reprodutores à fácil captura com redes de pesca e arpão. Com isso, a espécie é exposta a vários riscos e a pesca precisa ser consciente.

Sabendo que a pesca extrativa compromete cada vez mais a oferta de pescados, temos apostado cada vez mais em produtos de produção sustentável e com rastreabilidade, de Aquicultura.

Genildo, comprados de peixes e gestor da categoria

Pensando no meio ambiente, o Pirarucu que você encontra hoje no Zona Sul não fica de fora da origem sustentável, o que reforça nosso compromisso com a responsabilidade ambiental. Hoje, o “gigante brasileiro” que oferecemos aos nossos clientes é cultivado no Estado do Acre, respeitando o conceito do Manejo Sustentável.

Além disso, cerca de 70% das vendas nas Peixarias Zona Sul são de produtos de origem sustentável e de empresas que zelam pelo meio ambiente.

O Pirarucu que você encontra hoje no Zona Sul respeita o conceito do manejo sustentável.

Receitas

Depois que você escolher bem o seu peixe, é hora de preparar sua receita com pirarucu. O Expert Carlos Ohata é um grande apreciador da espécie principalmente pela sua qualidade, versatilidade e sabor, por isso ele dá sugestão de algumas receitas deliciosas para você fugir do tradicional.

Pirarucu ao curry

Para os que gostam do sabor inconfundível deste tempero. Receita criada pelo Expert Carlos Ohata, o prato rende 2 porções.

pirarucu curry
Pirarucu ao curry pelo Expert Carlos Ohata

Pirarucu à moda Thai

O sabor do Brasil com a diversidade da gastronomia. Por Carlos Ohata, a receita rende 2 porções.

pirarucu thai
Pirarucu à moda Thai Expert Carlos Ohata