Se existe um país do Novo Mundo com tradição na produção de vinhos, ele é o Chile. Nosso quase vizinho de fronteiras, o Chile é rico em climas, cultura e gastronomia, com destaque para os frutos do mar e para a presença do milho “choclo” como ingrediente para as mais variadas receitas locais. Quer saber como harmonizar a gastronomia chilena com os vinhos do país? Venha com a gente nessa viagem pelo Chile.
O Chile e a produção de vinhos
A história dos vinhos no Chile começa no século XVI, quando os colonizadores espanhóis trouxeram exemplares de uvas da Europa para produzirem vinhos no norte do Chile. Até meados de 1.800 a uva País era a variedade mais plantada no Chile, até ser superada pela tinta Cabernet Sauvignon, resultado do cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc.
A uva Cabernet Sauvignon é conhecida como a “rainha das tintas”.
Assim como a Cabernet Sauvignon, as uvas francesas de Bordeaux como Carménère, Syrah, Pinot Noir e Merlot, foram introduzidas no país em meados do século XIX, e se adaptaram muito bem ao terroir chileno e hoje é praticamente impossível falar do país sem pensar em Cabernet Sauvignon.
Os vinhos produzidos com essa casta são altamente versáteis: os rótulos mais leves podem abrir sua reunião de amigos, combinando com aperitivos e antepastos. Já os mais encorpados podem garantir um jantar em dias mais frescos, acompanhando carnes mais gordurosas ou massas com molhos mais picantes.
Combine seus vinhos chilenos com pratos típicos
A gastronomia chilena se destaca pela presença de peixes e frutos do mar nos preparos, tendo em vista que o país possui o maior litoral do mundo, banhado pelo Oceano Pacífico e com espécies únicas de peixes transportados pela corrente de Humboldt.
A variedade de frutas e vegetais cultivados no país também está presente na culinária, com destaque para o milho (“choclo” em espanhol) e para as batatas. Entre as frutas, a cherimoia é uma fruta típica altamente produzida e consumida no país, e o abacate (palta em espanhol) também é amplamente utilizado e está presente em praticamente todas as refeições.
O Expert em Vinhos Dionísio Chaves selecionou rótulos das vinícolas Veroni, Veramonte e Miguel Torres para harmonizar com o seu verão carioca. Inspire-se na gastronomia chilena para criar suas combinações repletas de aromas, sabores e cores.
Ceviche
O ceviche pode ser considerado um refrescante antepasto, perfeito para aqueles dias de calor. Também famoso no Peru, o ceviche chileno é preparado com peixe branco e cebola roxa. Você pode optar pelo robalo, um dos peixes brasileiros que se tornaram queridinhos da gastronomia.
Para preparar seu ceviche tradicional, aperte o play para conferir a receita do Chef Bruno Katz, do badalado restaurante Nosso para a Revista Estação:
Para harmonizar com seu ceviche, o vinho branco chileno Finca Negra Sauvignon Blanc é o indicado por Dionísio Chaves, com 89 pontos de acordo a pontuação do Expert. Leve, fresco, frutado, floral e fácil de beber. Deve ser servido de 10º a 12ºC. Vai bem com saladas, queijos leves e peixes grelhados.
Se você não quiser utilizar peixe na sua receita, o Expert em Gastronomia Christophe Lidy ensina a preparar um ceviche de caju, 100% vegano e com o sabor brasileiro.
Salada chilena
Uma típica salada chilena ou ensalada em espanhol, é misturar bastante tomates, cebolas, coentro, sal e pimenta a gosto. Você também pode adicionar alho ralado ao seu preparo. E, claro, temperar com um bom azeite chileno de qualidade.
Para acompanhar, aposte no vinho branco chileno Veroni Go!, de corpo leve, elegante, com acidez levemente presente, perfil jovem e frutado refrescante. Deve ser servido de 9º a 11ºC para consumo imediato.
Empanada
As empanadas não são comuns somente na Argentina. Os chilenos também adoram uma boa empanada de “pino“, nome dado ao recheio composto por carne, cebola e alguns temperos.
O Chef Zona Sul David Eleutério compartilha uma receita de empanadas chilenas para você harmonizar com um delicioso vinho rosé orgânico Veramonte. É um rosé leve, fresco e fácil de beber e deve ser servido de 10º a 12º C.
Ingredientes para a massa
- 500 g farinha de trigo
- 135 g banha de porco (pode trocar por manteiga sem sal)
- 10 g sal
- 200 g água
- 2 ovos batidos com 20 g açúcar refinado
Ingredientes para o recheio
- 500 g miolo de alcatra cortada bem pequena (ponta da faca)
- 200 g cebola cortada em cubos pequenos
- 100 g pimentão vermelho cortado em cubos bem pequenos
- 200 g batata cortada em cubos
- 5 g páprica defumada
- 5 g páprica picante
- 2 g cominho
- 50 g banha de porco ou óleo de soja
- 1 maço de cebolinha picada
- 4 und ovo cozido e picado
- Sal a gosto
Modo de preparo do recheio
- Cozinhe as batatas rapidamente para que fiquem macias mas firmes
- Coloque a banha numa panela e compote as cebolas (não dourar, só deixar macias) junte as pápricas e o cominho. Junte o pimentão e deixe compotar mais.
- Acrescente a carne e de refogue rapidamente
- Acerte o sal e junte os ovos picados
- Finalize com a cebolinha
- Deixe esfriar
Modo de preparo da empanada
- Numa panela coloque a gordura, a água e o sal e leve pra ferver.
- Retire do fogo e deixe o líquido chegar na temperatura ambiente.
- Coloque a farinha de trigo num tigela e junte o líquido mexendo bem. Sove a massa para que fique bem lisa, enrole em plástico e deixe descansar.
- Faca bolinhas de 40 g e abra um círculo de 12 cm cada.
- Recheie e feche a massa. Passe o ovo batido e leve para assar em forno a 180ºC até dourar.
Destaque para os azeites
O Chile também é reconhecido pelos azeites de qualidade. O país conta com diversas espécies de oliveiras, para a obtenção de azeites como Arbequina, Arbosana, Leccino, Coratina e Frantoio.
No Zona Sul você encontra azeites de qualidade como Ecolive, Alonso, O-live, Izaro etc. Conheça mais sobre os azeites chilenos e aprenda a utilizá-los nos seus preparos culinários.
Aprenda a escolher o seu azeite com o Expert Marcelo Scofano:
Baixe seu catálogo de vinhos de verão Zona Sul
Por fim, para conhecer os melhores vinhos para o seu verão, chilenos, brasileiros e de outros países, baixe o catálogo de vinhos de verão Zona Sul. Nele, você vai encontrar dicas de harmonização dos seus vinhos com receitas, além de muito mais informações e curiosidades para deixar o seu verão ainda mais gostoso.