Estamos bem próximos da data favorita dos chocólatras: a Páscoa. Momento ideal para presentear quem se ama com chocolates, especialmente o tradicional ovo de Páscoa ou coelho de chocolate, a festa também reúne a família para um delicioso almoço de Domingo.

Comemorada por milhões de pessoas ao redor do mundo, são muitos os símbolos (além do chocolate, é claro) que representam essa importante data. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o coelho e o ovo da Páscoa.

Antes da sobremesa, que tal aprender receitas com bacalhau para seu almoço de Páscoa?

Origem etimológica

Em primeiro lugar, vamos conhecer as lendas que envolvem a origem da data especial.

Em português, Páscoa vem do hebreu pasach, que significa “passagem” e representa, na cultura judaica, a festa celebrada como recordação da saída do povo de Israel, escravizado no Egito. No Novo Testamento bíblico, entretanto, a Páscoa faz referência à ressurreição de Cristo.

Existem rumores de que o termo Easter é oriundo de Ēastre, uma deusa da mitologia germânica associada ao início da primavera e à fertilidade.

Já em inglês, por exemplo, a Páscoa é conhecida como Easter, a e origem do nome é bem diferente. Existem rumores de que o termo Easter é oriundo de Ēastre (Eostre, Ēostre, Ostara ou Ostera), nome de uma deusa da mitologia germânica associada ao início da primavera e à fertilidade.

A origem da Páscoa é incerta e varia de cultura a cultura. Todavia, para as crianças, sem dúvidas, a Páscoa é um momento mágico.

É enorme a alegria dos pequenos ao acordar de manhã e encontrar ovos de chocolate deixados, supostamente, pelo coelho da Páscoa. Muitos pais, inclusive, desenham pegadas de coelho e deixam pedaços de cenoura pela casa, tornando a experiência ainda mais incrível para os pequenos. Mas como e quando o coelho e o ovo viraram símbolo da Páscoa?

A origem do coelho e do ovo

Primeiramente, é preciso dizer que, assim como a origem da data festiva, não se sabe, ao certo, a origem exata do coelho da Páscoa, nem do ovo de chocolate. Mas algumas histórias são bem interessantes. Confira:

Símbolo da fertilidade

Mais voltada para a lenda que tem origem na cultura germânica, o coelho pode estar ligado à simbologia da deusa Ostera da fertilidade, já que no início da primavera (estação que simboliza o renascimento), os coelhos eram, com frequência, os primeiros a saírem de suas tocas e, consequentemente, os primeiros a reproduzir-se.

Acredita-se que os alemães escondiam ovos pintados à mão nos campos para que as crianças os encontrassem.

Acredita-se que os alemães, primeiramente, escondiam ovos pintados à mão nos campos para que as crianças os encontrassem e, assustados, os coelhos saíam de suas tocas. Apesar da origem incerta, todavia, reza a lenda que a tradição dos ovos de Páscoa, mesmo com a introdução da cultura cristã nos povos nórdicos se manteve, e os ovos, consequentemente, passaram a simbolizar a ressurreição de Cristo. 

O grande coelho

Outra história muito famosa sobre o assunto conta que, na Europa, há muito tempo atrás, uma mulher muito pobre, para presentear seus filhos na Páscoa, pintou vários ovos e colocou em um ninho, animada para surpreender os filhos. Quando as crianças viram os ovos, um grande coelho passou e espalhou tudo no chão. As crianças, então, começaram a espalhar a história, acreditando que foi realmente o coelho quem deu aqueles ovos coloridos.

Existem diversas vertentes para a origem desta deliciosa e divertida tradição. Sendo assim, apesar de não se saber, ao certo, a origem das tradições, é um fato que o coelho, o ovo, enfim, a essência da Páscoa compartilham a mesma noção de renascimento, de vida, de celebração.

E o chocolate, é claro, faz parte de tudo isso. Portanto, nesta Páscoa, que tal juntar todos esses símbolos para celebrar essa data tão especial?

Ovos de chocolate Páscoa Zona Sul. Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul.

No Zona Sul, você encontra ovos de Páscoa italianos da marca Baci, com a novidade em edição limitada Gold com caramelo, e ovos Perugina ao leite e amargo, além de deliciosos coelhos de chocolate belgas e italianos. Aproveite essa data para celebrar e presentear quem você mais ama!