Estamos bem próximos da data favorita dos chocólatras: a Páscoa. Momento ideal para presentear quem se ama com chocolates, especialmente o tradicional ovo de Páscoa ou coelho de chocolate, a festa também reúne a família para um delicioso almoço de Domingo.
Comemorada por milhões de pessoas ao redor do mundo, são muitos os símbolos (além do chocolate, é claro) que representam essa importante data. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o coelho e o ovo da Páscoa.
Antes da sobremesa, que tal aprender receitas com bacalhau para seu almoço de Páscoa?
Origem etimológica
Em primeiro lugar, vamos conhecer as lendas que envolvem a origem da data especial.
Em português, Páscoa vem do hebreu pasach, que significa “passagem” e representa, na cultura judaica, a festa celebrada como recordação da saída do povo de Israel, escravizado no Egito. No Novo Testamento bíblico, entretanto, a Páscoa faz referência à ressurreição de Cristo.
Existem rumores de que o termo Easter é oriundo de ?astre, uma deusa da mitologia germânica associada ao início da primavera e à fertilidade.
Já em inglês, por exemplo, a Páscoa é conhecida como Easter, a e origem do nome é bem diferente. Existem rumores de que o termo Easter é oriundo de ?astre (Eostre, ?ostre, Ostara ou Ostera), nome de uma deusa da mitologia germânica associada ao início da primavera e à fertilidade.
A origem da Páscoa é incerta e varia de cultura a cultura. Todavia, para as crianças, sem dúvidas, a Páscoa é um momento mágico.
É enorme a alegria dos pequenos ao acordar de manhã e encontrar ovos de chocolate deixados, supostamente, pelo coelho da Páscoa. Muitos pais, inclusive, desenham pegadas de coelho e deixam pedaços de cenoura pela casa, tornando a experiência ainda mais incrível para os pequenos. Mas como e quando o coelho e o ovo viraram símbolo da Páscoa?
Ovo italiano Perugina amargo Ovo italiano Baci Gold. Ovo italiano Perugina ao leite.
A origem do coelho e do ovo
Primeiramente, é preciso dizer que, assim como a origem da data festiva, não se sabe, ao certo, a origem exata do coelho da Páscoa, nem do ovo de chocolate. Mas algumas histórias são bem interessantes. Confira:
Símbolo da fertilidade
Mais voltada para a lenda que tem origem na cultura germânica, o coelho pode estar ligado à simbologia da deusa Ostera da fertilidade, já que no início da primavera (estação que simboliza o renascimento), os coelhos eram, com frequência, os primeiros a saírem de suas tocas e, consequentemente, os primeiros a reproduzir-se.
Acredita-se que os alemães escondiam ovos pintados à mão nos campos para que as crianças os encontrassem.
Acredita-se que os alemães, primeiramente, escondiam ovos pintados à mão nos campos para que as crianças os encontrassem e, assustados, os coelhos saíam de suas tocas. Apesar da origem incerta, todavia, reza a lenda que a tradição dos ovos de Páscoa, mesmo com a introdução da cultura cristã nos povos nórdicos se manteve, e os ovos, consequentemente, passaram a simbolizar a ressurreição de Cristo.
Coelho de chocolate italiano Baci Coelho de chocolate belga Friedel
O grande coelho
Outra história muito famosa sobre o assunto conta que, na Europa, há muito tempo atrás, uma mulher muito pobre, para presentear seus filhos na Páscoa, pintou vários ovos e colocou em um ninho, animada para surpreender os filhos. Quando as crianças viram os ovos, um grande coelho passou e espalhou tudo no chão. As crianças, então, começaram a espalhar a história, acreditando que foi realmente o coelho quem deu aqueles ovos coloridos.
Existem diversas vertentes para a origem desta deliciosa e divertida tradição. Sendo assim, apesar de não se saber, ao certo, a origem das tradições, é um fato que o coelho, o ovo, enfim, a essência da Páscoa compartilham a mesma noção de renascimento, de vida, de celebração.
E o chocolate, é claro, faz parte de tudo isso. Portanto, nesta Páscoa, que tal juntar todos esses símbolos para celebrar essa data tão especial?
No Zona Sul, você encontra ovos de Páscoa italianos da marca Baci, com a novidade em edição limitada Gold com caramelo, e ovos Perugina ao leite e amargo, além de deliciosos coelhos de chocolate belgas e italianos. Aproveite essa data para celebrar e presentear quem você mais ama!