O Rio de Janeiro completa 456 anos de muito calor, sol e muita cerveja! Carioca que é carioca, seja da gema ou de coração, gosta, sem dúvidas, de uma boa gelada. E a cerveja, apesar de ser conhecida como a bebida da “resenha”, não serve só para animar reuniões não. Há quem deguste uma boa cerveja no aconchego do lar, harmonizando com deliciosos pratos. Mas como descobrir rótulos que tenham a alma do carioca?

Cerveja e churrasco, uma combinação mais que carioca!

Seleção de cervejarias cariocas

Em homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o Expert em cervejas José Raimundo Padilha selecionou produtores cariocas de cervejas artesanais para você celebrar esta data fazendo um gostoso brinde com uma tulipa cheia de uma boa breja.

Confira esta lista de cervejas 100% cariocas que você encontra no Zona Sul:

Praya

cerveja carioca praya
Cerveja carioca Witbier Praya. Foto: @sigazonasul

Primeiramente, apresentamos a cerveja Praya. A Praya é uma cerveja 100% natural, vegana, sem aditivos químicos, Uma Witbier refrescante, pensada especialmente para o clima tropical. A cervejaria Praya apoia o Bar do Rio, um local agradável e aconchegante dentro de algumas lojas Zona Sul, destinado à degustação de uns bons drinks. Leia aqui sobre o Bar do Rio.

Hocus Pocus

cerveja carioca hocus pocus
Hocus Pocus com frutas. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Nascida em 2014, a Hocus Pocus já coleciona alguns prêmios nacionais e internacionais. Com embalagens criativas, a marca oferece rótulos variados com sabores surpreendentes, como as cervejas com toques de frutas.

Além das cervejas com toques de frutas, existem outros sabores variados. A Hocus Pocus ALMA, por exemplo, é uma lager com aveia em sua composição, criando uma sensação maior de corpo na boca, o que a aproxima de um chopp fresco. Além dela, não deixe de provar a APA Cadabra, uma american pale ale com alta drinkabilidade, Ipa Interstellar e Hocus Pocus Belgian Strong Ale Magic Trap.

Overhop, Three Monkeys e Brewhood

Gosta de sabores frutados? Então você vai gostar bastante da variedade das cervejas Overhop. Aliás, falando em frutas, a marca oferece a GraviOh-La-Lá, cerveja do estilo Catharina Sour, estilo internacionalmente reconhecido e criado completamente no Brasil!

Seguindo a linha de produtores cariocas com cervejas Sour, estão a Three Monkeys, com a sua leve I’m Sour, com toque de pitaya, e a Brewhood, com a sua cerveja Julie Sour, disponível no Zona Sul!

Quer saber de onde vem a cervejaria Three Monkeys? Assista o vídeo abaixo:

De onde vem? Cervejaria Three Monkeys.

Se você gosta de uma cerveja fresca, com suave amargor e que seja, sobretudo, leve, a dica do Expert José Raimundo Padilha é experimentar a Overhop Startup.

Essa permanência da espuma que fica em cima e não se desfaz rapidamente é um sinal de uma cerveja muito boa, de excelente qualidade.

Overhop Startup, por José Raimundo Padilha.

Denker

A Denker Brewing Co. é uma Cervejaria Puro Malte Premium com uma grande variedade de estilos: Stout, Ipa, Pilsen, Witbier e Hop Lager. Para os dias de calor, a Witbier Denker é certamente a mais indicada da linha, por ser leve e temperada.

Porém, não é somente a Witbier Denker que é refrescante. Confira outras variedades da marca:

Denker IPA

A Denker Ipa é uma cerveja clara, coloração âmbar, com aroma floral, cítrico e frutado. Elaborada para ser refrescante, vai bem com hambúrgueres, comida mexicana, picanha e queijos como parmesão e gorgonzola.

Denker Pilsen

A Denker Pilsen é uma puro malte suave, leve e clara, concebida para ser refrescante, de baixíssimo amargor e para ser consumida do jeito que o carioca gosta: beeeeeeem gelada! Harmonização: pratos leves, não muito condimentados. Queijos suaves, azeitona, amendoim e castanhas.

Denker Hop Lager

Já a Denker Hop Lager é uma cerveja puro malte, extra clara. Seu sabor ganha corpo pela presença marcante do lúpulo que lhe confere um leve amargor refrescante. Harmoniza com petiscos, amendoim, castanha de caju, batata frita, hambúrgueres e saladas.

Búzios

Tendo a charmosa cidade de Búzios no Rio de Janeiro como fonte de inspiração para criação de cervejas sofisticadas e descontraídas, todos os rótulos têm os nomes das famosas praias da cidade, que são: Geribá, Brigitte, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava e Ferradura.

O Expert em cervejas José Padilha ensina uma harmonização deliciosa da Búzios Brigitte com queijo de cabra. A cerveja classificada como a melhor Witbier do mundo você também encontra no Zona Sul.

Búzios Brigitte e queijo de cabra. Harmonização por José Padilha.

Cariocaholic

Pensando na proposta de “drink local, be local”, ou seja, sentir-se em casa apoiando as pequenas cervejarias locais, surge a Cariocaholic, que traz com ela o conceito de simplicidade, como a própria embalagem sugere.

O sabores se dividem em Blond Ale e Pilsen German, ambas muito leves e refrescantes.

Quer saber de onde vem a Cariocaholic? Assista ao vídeo abaixo e descubra a origem da marca e a opinião do Expert em cervejas, José Raimundo Padilha.

De onde vem? Cerveja artesanal Cariocaholic.

Wonderland

Por fim, uma marca cheia de fantasia! Wonderland Brewery é uma cervejaria do Rio de Janeiro fundada em 2018 por um brasileiro, um americano e uma siberiana, e foi inspirada na história da Alice no País das Maravilhas. Aliás, não são só os personagens do conto que estão presentes nas embalagens; os sabores procuram, igualmente, representar o universo surreal da história.

Descubra a variedade das cervejas cariocas Wonderland:

  • Curiouser & Curiouser, American IPA com pêssego e damasco
  •  Timeless Porter, uma Porter com adição de lactose e caramelo
  • Summer Glory, American Wheat com coco e abacaxi
  • Wonderland Tweedles,  uma American IPA equilibrada, com amargor limpo e corpo médio
  • Tweedles, uma Sour com adição de morango, goiaba, cacau e cupuaçu

Já ficou com água na boca? Aproveite, então, para comprar sua cerveja preferida no supermercado eleito como favorito dos cariocas em 2021. Um brinde aos 456 anos da nossa cidade maravilhosa!