Vamos falar um pouco sobre os benefícios do chocolate? A cada ano, mais e mais opções têm chegado ao mercado, e é grande o número de marcas que prezam por produzir chocolates mais saudáveis, destinados a consumidores que procuram saborear essa delícia sem descuidar da saúde e/ou da dieta.

Conheça, então, as opções de chocolates que, além de deliciosos, fazem bem! Confira:

Vamos falar um pouco sobre os benefícios do chocolate?

Puro cacau

Em primeiro lugar, quanto maior a porcentagem de cacau na composição, mais puro é o chocolate, ou seja, menor é a quantidade de açúcar do alimento. Só esse fato, por si só, já previne diversos problemas que o excesso de açúcar causa em nosso organismo. Além disso, quanto mais puro é o chocolate, maior é o número de antioxidantes e bons nutrientes encontrados nele.

Os flavonoides, por exemplo, são conhecidos por seu grande poder antioxidante, diminuindo também o risco de doenças cardiovasculares, câncer e baixando os níveis de colesterol ruim (LDL), além de diversos outros benefícios.

Benefícios do chocolate amargo

A seguir, separamos mais alguns benefícios do chocolate amargo (alta concentração de cacau e menos açúcar) à nossa saúde:

  • Melhora a concentração e dá energia;
  • Possui efeito termogênico, auxiliando na perda de peso;
  • Melhora a digestão, por ser fonte de fibras;
  • Proporciona sensação de bem-estar, por ser rico em triptofano;
  • Ajuda a baixar a pressão arterial.
Infográfico benefícios do chocolate amargo. Por Zona Sul.

Como podemos ver, o consumo de chocolate amargo pode ser combinado sem medo em um estilo de vida saudável. Ainda assim, vale ressaltar que, segundo especialistas, recomenda-se o consumo de cerca de 30 gramas por dia desse alimento.

No Zona Sul você encontra uma variedade de chocolates com alto teor de cacau para você aproveitar uma Páscoa mais saudável. Existem opções que só tem no Zona Sul, como chocolates belgas, holandeses, suíços, italianos e várias opções de produtos nacionais que são pura novidade.

Uma dica de ouro: se você é fã de chocolate amargo, com alto teor de cacau, vai adorar a harmonização com um bom café.

Confira a ideia do Expert Paulo Tassinari e corra agora mesmo pra fazer o seu café com chocolate em casa.

Chocolate diet

Antes de mais nada, é válido ressaltar que os chocolates diet são feitos especialmente para quem tem restrições quanto ao consumo de alimentos com açúcar, como no caso dos diabéticos, doença que atinge cerca de 7% da população no Brasil. No lugar do açúcar, são usados adoçantes ou edulcorantes.

Dica: diet é diferente de light, que promete menos calorias e não isenção total de açúcares.

Todavia, não conter açúcar não é sinônimo de menos sabor. Pelo contrário: experimente algumas marcas selecionadas pelos Experts Zona Sul e diga, você mesmo, se a experiência não é incrível!

Entre as opções, estão marcas nacionais como Mendoá, Maré Chocolates, Choco Oz e Nugali e, entre as importadas, a suíça Villars.

Chocolates sem lactose

Já para quem tem intolerância à proteína do leite, segue um estilo de vida vegano ou ainda, tem preferência por produtos vegetais (plant based), a opção nesta Páscoa é consumir chocolates sem lactose, sempre de olho no rótulo para garantir que não há traços de leite ou derivados.

Um exemplo são os chocolates Maré, marca recém-lançada no Rio de Janeiro. São feitos com alto teor de cacau, adoçante natural e manteiga de cacau. São produzidos à base de plantas, sem glúten, leite, soja ou açúcar branco refinado.

Maré chocolates: são produzidos à base de plantas, sem glúten, leite, soja ou açúcar branco refinado.

Outra marca nacional que oferece opções sem lactose é a Nugali. Todos os chocolates Nugali são livres de glúten, e a empresa oferece também uma linha isenta de leite/lactose e uma linha zero açúcar.

Naturais

Por fim, para quem procura opções mais saudáveis e sustentáveis, os chocolates naturais prezam pela fabricação menos “industrial” possível, oferecendo diversas opções, entre chocolates orgânicos, sem glúten, sem gordura Trans, sem conservantes etc.

Muitas marcas nacionais têm abraçado essa iniciativa, como as marcas Mendoá, Nugali e Maré Chocolates.

Enfim, agora que você viu que é possível, sim, consumir chocolates e cuidar da saúde, que tal acompanhar as opções deliciosas e saudáveis disponíveis na Páscoa deste ano na loja Zona Sul mais próxima ou fazer seus pedidos pelo site?