Assim que chega o verão, o calor bate com força na porta dos cariocas. Para esse momento, um tipo de vinho combina muito bem: o frizzante. Leve e com borbulhas mais suaves, combina com o clima descontraído da estação: só gelar, abrir e brindar. Mas o que o frizzante tem de diferente do vinho ou do espumante? Conheça mais sobre essa bebida que é a cara do verão carioca com o Expert em Vinhos Claudio Pinto.

Aqui você vai ver:

O que é frizzante

Frizzante é um termo italiano usado para indicar um vinho levemente frisante, ou seja: ele tem gás carbônico dissolvido, mas em intensidade menor do que um espumante efervescente. A sensação na boca é mais delicada e refrescante, com uma borbulha fininha que “faz um carinho” no paladar.

Tecnicamente, a diferença está na pressão na garrafa: o frisante não passa por uma segunda fermentação como os espumantes. As borbulhas vêm somente da primeira fermentação e ficam bem leves, com pressão interna entre 1 e 2,5 atmosferas, enquanto no espumante, a pressão costuma ficar entre 5 e 6 atm.

Assim como o espumante, o frizzante é um tipo de vinho. No entanto, é diferente do vinho clássico (tranquilo), que não possui borbulhas.

Perlage é o nome dado às borbulhas finas e contínuas dos espumantes.

Resumindo, a classificação é simples:

  • Vinho tranquilo (sem bolha): é o vinho “clássico”: branco, rosé ou tinto sem efervescência.
  • Frizzante (bolha leve): tem borbulha, mas bem suave. É ótimo para quem quer algo refrescante sem o “estouro” do espumante.
  • Espumante: a efervescência é mais marcada, com borbulhas mais persistentes e sensação mais cremosa. Em geral, a pressão é maior do que a dos frizzantes.

Frizzante é doce?

A classificação de frizzante fala mais sobre pressão e efervescência do que sobre doçura. Assim como os demais vinhos, existe frizzante mais seco ou mais doce. Para descobrir, basta olhar o rótulo e procurar por termos como brut, extra dry, dry, que se referem ao nível de açúcar residual, especialmente em espumantes.

Escala de nível de doçura das bebidas. Infográfico Zona Sul.

Classificação quanto à doçura

A Lei n.º 10.970/2004 estabelece as categorias de doçura para vinhos, espumantes e frisantes. Saiba mais sobre essa classificação:

  • Nature (ou Brut Nature): o mais seco de todos, com sensação bem limpa e direta na boca. Possui até 3 g/L de açúcar residual.
  • Extra Brut: ainda bem seco, mas com um toque mínimo de açúcar que suaviza um pouco a acidez. Tem até 6 g/L de açúcar residual.
  • Brut: seco, equilibrado e mais conhecido. Tem pouco açúcar, mas o suficiente para deixar o sabor mais redondo. Possui até 12 g/L de açúcar residual.
  • Extra Dry (ou Extra Sec): mais doce que o Brut, com leve doçura perceptível, mas ainda refrescante. Tem entre 12 e 17 g/L de açúcar residual.
  • Sec (ou Dry): Aqui a doçura já aparece mais claramente, mas sem chegar a ser sobremesa. Entre 17 e 35 g/L.
  • Demi‑Sec: meio‑doce, com doçura evidente. Possui entre 33 e 50 g/L de açúcar residual.
  • Doux: o mais doce de todos. Ideal para acompanhar sobremesas. Possui acima de 50 g/L de açúcar residual.

Lembrando que o açúcar residual não se trata de açúcar adicionado, mas é o açúcar natural da uva que permanece no vinho depois da fermentação. Funciona assim: quando o vinho fermenta, as leveduras “comem” o açúcar da uva e transformam em álcool. Se elas consomem tudo, o vinho fica seco. Se parte desse açúcar permanece, ele se torna o açúcar residual. Viu como é fácil?

Existe frizzante tinto?

Como você já descobriu, frizzante não é uma categoria ligada à cor ou à doçura, e sim ao nível de efervescência. Então você encontra frizzantes brancos, rosês e tintos. Os tintos são mais raros, mas existem.

Um exemplo é o famoso Lambrusco: tradicional da região italiana Emilia‑Romagna, é feito a partir da uva de mesmo nome. Apesar de também ser produzido com uvas tintas ou brancas, os mais populares são os tintos.

Para experimentar um legítimo Lambrusco, vá de Grasparossa Vigneto Cialdini, e sirva geladinho com frios, embutidos, pizzas e pratos mais untuosos, em geral, pois sua acidez e as borbulhas limpam o paladar.

Para brindar com um frizzante italiano

Se você ainda não conhece a refrescância dos frizzantes, nada melhor do que adentrar esse universo com um rótulo de respeito. O Expert Zona Sul em Vinhos Claudio Pinto indica o frizzante Italiano Riesling di Pavia Terre Bentivoglio.

É um rótulo leve, refrescante e naturalmente aromático, feito com a uva Riesling, típica da região de Pavia, no norte da Itália. Tem notas florais e frutadas, lembrando pêssego, pera e maçã verde.

É o tipo de vinho perfeito para dias quentes, encontros descontraídos, brunch ou para servir geladinho como aperitivo. Harmoniza super bem com saladas, queijos frescos, frutos-do-mar, comida japonesa e entradas leves. Fica ainda melhor servido entre 6 °C e 8 °C, quando a refrescância se revela com mais intensidade.

Receita: salada de massa caprese

Para saborear com seu frizzante Riesling, um prato tipicamente italiano: uma salada caprese! Nessa versão com mozzarelline Vitalatte, a salada conta ainda com massa farfalle, e deve ser consumida em temperatura mais fresca, formando um par perfeito com a bebida.

Você sabia que todo dia no Mozzarella Lab no Zona Sul Santa Mônica são produzidas mozzarellas frescas?

Ingredientes

  • 5 bolinhas de Mozzarella Vitalatte (Mini)
  • 100 g de farfalle ou outra massa curta
  • 10 folhas de manjericão
  • 5 tomates‑cereja
  • Azeite a gosto
  • Vinagre balsâmico a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  • Cozinhe a massa até ficar “al dente”.
  • Lave as folhas de manjericão.
  • Corte ao meio os tomates‑cereja e as mozzarellines.
  • Misture os ingredientes da caprese e tempere com azeite, balsâmico, sal e pimenta.
  • Junte a massa cozida, misture delicadamente e sirva.

Para quem deseja brindar a chegada do verão com os rótulos selecionados pelo Expert Claudio Pinto, a dica é baixar o Catálogo de Vinhos de Verão Zona Sul. Além da seleção de vinhos e espumantes perfeitos para o calor carioca, você encontra informações para aprimorar seu conhecimento, receitas e harmonizações. Tudo para uma estação repleta de bons momentos.

Catálogo de vinhos de verão Zona Sul.

Baixe o seu catálogo de verão e conheça os demais catálogos e e-books Zona Sul gratuitos para download.