Para quem não tem costume de degustar as delícias da gastronomia japonesa, uma das maiores dificuldades é decorar os nomes dos itens do menu. Afinal, nem só de sushi e sashimi é feito um cardápio “japa”. Por isso, o Expert Zona Sul Carlos Ohata compartilha um guia dos pratos mais populares para você nunca mais ficar na dúvida. Confira!

Aqui você vai ver:

Entradinhas

Comece abrindo o apetite com as entradas! As entradinhas e petiscos são porções pequenas para abrir o seu apetite. Entre as mais famosas estão o sunonomo e o edamame). Já entre os petiscos individuais, os harumakis (rolinhos fritos) e os guiozas (pastéis japoneses recheados) são bem populares.

Veja os detalhes sobre cada uma dessas delícias:

  • Sunomono: salada com pepinos tipo japonês cortados finos, com vinagre de arroz, sal e sementes de gergelim, levemente adoçada.
  • Edamame: salada de vagem de soja com flor de sal.
  • Harumaki: conhecidos como “rolinhos primavera” são fritos e recheados com legumes, queijo ou proteínas.
  • Guioza: pastel feito com uma fina massa que pode ser cozida à vapor ou frita, recheada com diferentes ingredientes, como legumes, cogumelos e, tradicionalmente, carne de porco.

Temaki

Os famosos “cones” para você segurar com a mão são conhecidos como temakis. A origem do nome revela a praticidade como função principal, pois “te” significa “mão” e “maki”, enrolado, em japonês.

Enrolados com alga nori bem sequinha e crocante, e recheados com arroz, pescados, camarão, cream cheese, cebolinha ou vegetais, os temakis são uma refeição completa, rápida e fácil, com os mesmos ingredientes do sushi, sendo uma versão em tamanho maior e em formato cônico do mesmo.

Se estiver com fome de um “japa” rápido e gostoso, a dica é pedir os temakis do Sushi Bar Zona Sul, disponíveis nos seguintes sabores:

  • Skin: recheio de pele de salmão grelhada, cebolinha e gergelim.
  • Califórnia: recheio de kani, pepino, manga e gergelim.
  • Salmão ou Atum: com ou sem cebolinha e gergelim.
  • Philadelphia: salmão, cream cheese, cebolinha e gergelim.

Sushi e sashimi

O clássico sushi da culinária japonesa é, por vezes, confundido com o sashimi. A diferença entre eles, apesar da similaridade fonética, é grande:

  • Sashimi: fatias finas de peixe cru ou frutos do mar frescos, executados com precisão por profissionais especializados no corte e na higiene do pescado.
  • Sushi: os sushis são combinados de arroz temperado com vinagre (Sharí) com frutos do mar, peixes e outros ingredientes. Tecnicamente, os temakis e os makis podem ser considerados sushi mas, popularmente, são os nigiri que são chamados assim. Os nigiri são feitos com um bolinho de arroz por baixo, carnes, frutos do mar, legumes ou vegetais por cima e, por vezes, envoltos com alga.

Os sushis e sashimis também podem ser feitos com peixes selados e não apenas crus, geralmente chamados de roast, como o roast sashimi do Sushi Bar Zona Sul: fatias de atum ou salmão selados com molho teriyaki e gergelim.

Há também os carpaccios que apesar de serem parecidos com o sashimi, são feitos com peixe cru, cortados em fatias bem finas como lâminas e em alguns casos, já temperadas com especiarias, limão e flor de sal.

Aprenda a fazer um sushi com o Expert Carlos Ohata e seja você mesmo o sushiman da rodada:

Makimonos

O conceito de makimono na culinária japonesa refere-se aos “enroladinhos”: alguns com alga por fora, outros com alga ao redor do recheio, entre outras variações. Confira os mais pedidos:

  • Tekkamaki: enrolados de arroz com alga por fora e recheio de atum.
  • Uramaki: a alga nori enrola o recheio e a camada de arroz fica por fora do rolinho. Os recheados com pepino são chamados de kappamaki.
  • Uramakis especiais: são rolinhos de arroz recheados envoltos por uma camada diferente da alga, como salmão selado ou abacate.
  • Califórnia: os rolinhos Califórnia são um tipo de uramaki, mas com ingredientes refrescantes como kani, abacate, manga e pepino.
  • Hot roll: rolinhos fritos com uma camada crocante por fora, servidos quentes.

Yakisoba

O yakisoba é um prato bem democrático, até mesmo para os que dizem não ser chegados em comida japonesa – apesar da origem da receita ser controversa.

A origem do yakisoba se divide entre Japão e China. Algumas fontes indicam que o macarrão (mais especificamente o noodle) foi inventado na China, mas a receita do yakisoba é japonesa. Apesar das diferentes histórias sobre a criação do prato, ele é muito admirado pelo mundo todo, ganhando adaptações em território brasileiro.

Receita de yakisoba com frutos do mar por Carlos Ohata.

O Expert Carlos Ohata realça que a receita mais usada leva repolho, acelga, cenoura, brócolis, couve-flor, vagem manteiga, moyashi (broto de feijão) e uma proteína, como carne, frango ou camarão. O que caracteriza, portanto, um yakisoba legítimo é a utilização do macarrão oficial para essa finalidade, que é muito diferente do miojo.

Poke Bowl (do Havaí para o menu japonês)

O poke é um prato de origem havaiana, mas facilmente encontrado nos menus de restaurantes japoneses. Sua característica principal é a presença dos pescados crus misturados a temperos, arroz (o mesmo do sushi), algas, gergelim, entre outros. O uso de frutas também é comum, como manga e abacate.

O prato de alma tropical é parecido com o ceviche, menu tipicamente peruano e equatoriano. A diferença entre eles está na presença marcante do sabor cítrico no ceviche, devido ao uso de limão e laranja para marinar os peixes.

Aprenda a fazer poke bowl com Carlos Ohata.

Apesar da origem havaiana, o poke foi facilmente inserido na culinária asiática, assim como no Sushi Bar Zona Sul!

Para apreciar de tudo: Sushi Bar Zona Sul

Deu água de boca de comer um dos pratos da culinária oriental, ou provar de tudo um pouco? Basta dar uma passada no Zona Sul com serviço de Sushi Bar mais perto de você. Além dos menus individuais, é possível pedir os mais variados combos, para matar a fome de “japa”.

Anote os endereços das lojas com o serviço disponível:

  • Rua Dias Ferreira, 290 – Leblon
  • Rua Bartolomeu Mitre, 705 – Leblon
  • Rua Barão da Torre, 220 – Ipanema
  • Rua Machado de Assis, 40 – Flamengo
  • Rua Voluntários da Pátria, 190 – Botafogo
  • Rua Pacheco Leão, 16 – Jardim Botânico
  • Estrada da Gávea, 870 – São Conrado
  • Av. das Américas, 16237 – Recreio dos Bandeirantes
  • Av. das Américas, 3665 – Barra
  • Av. das Américas, 8888 – Barra (Santa Mônica)
  • Avenida Lucio Costa, 4700 – Barra (praia)

Você também pode fazer o seu pedido pelo WhatsApp para receber em casa seus combinados. Tudo fresquíssimo!