Momentos especiais em casa, com a família, combinam com um bom queijo. Com isso em mente, que tal montar uma saborosa mesa de queijos em casa para uma noite especial em família? E melhor do que isso, saboreando vinhos de qualidade?
Neste post, nosso Expert André Guedes apresenta opções essenciais para uma boa mesa de queijos. E o Expert em vinhos Dionísio Chaves indica bebidas que harmonizam com diferentes tipos de queijos. Tem combinação mais perfeita?
De acordo com o Expert André Guedes, o ideal é que sejam escolhidos ao menos 4 tipos de queijo para garantir a variedade de sabores e texturas necessária para uma boa experiência gastronômica.
Sendo assim, siga as dicas a seguir para apreciar os melhores tipos de queijo no conforto do seu lar, junto com sua família.
1) Queijos frescos e cremosos
Para iniciar, não pode faltar na mesa queijos mais frescos e cremosos, como o queijo Boursin, mozzarella fresca com azeite e Mozzarelline, com formato de bolinhas. Além disso, esses queijos também podem ser o ingrediente principal da sua salada. Aproveite para saber mais sobre a mozzarella clicando aqui.
Vai bem com… Espumante!
Para queijos mais leves, como queijo minas, burrata e cabra fresco, as bebidas mais indicadas são os espumantes, frisantes e vinhos mais refrescantes, como alguns rosés e alguns vinhos brancos, ideais para serem servidos em temperaturas mais baixas, de 6º a 12ºC.
2) Queijos com olhadura
Para uma boa mesa de queijos, é essencial a presença de um queijo com olhadura (aqueles famosos furinhos) como o Emmental ou Madrigal. Esses queijos possuem sabor mais adocicado, agradáveis ao paladar.
Emmental Monastére Gruyère Vigor Emmental Vigor
Dica: o queijo Madrigal também pode ser usado gratinado em pratos em que se deseja um sabor mais suave.
Vai bem com… Vinho tinto!
Com queijos como o Emmental, combinam diversos rótulos de vinhos tintos. Alguns bons exemplos de harmonização de vinhos de outono com esses queijos são:
- Vinho Tinto Chileno Casa Silva Cool Coast Pinot Noir
- Vinho Tinto Rayuela Malbec, Cabernet Sauvignon ou Pinot Noir Reserva
Tinto Casa Silva Cool Coast Pinot Noir Tinto Rayuela Cabernet Sauvignon Reserva
3) Queijo de mofo branco
A dica, aqui, é usar o queijo Brie ou camembert, queijos bem saborosos e indispensáveis em uma boa mesa de queijos. Estes queijos são curingas e extremamente versáteis na harmonização com vinhos. Variando entre tintos e brancos, eles vão bem com diversos rótulos.
Entretanto, apesar da sua versatilidade, neste post a dica especial do Expert Dionísio Chaves é a harmonização de brie e camembert com o premiado vinho chileno Seña.
Mini Brie Ile de France Camembert Président
Conheça mais sobre o premiado vinho chileno Seña. Ele vai bem com queijos Brie e Camembert. Combina também com Reblochon, Taleggio, Gruyère e artesanais brasileiros como meia cura e curado.
4) Queijo de massa dura
Aposte aqui nos queijos Grana Padano, Vicent e Rembrandt. Para queijos com sabor mais marcante como estes, existem diversos vinhos tintos para harmonizar. Geralmente encorpados, para servir entre 18 e 20ºC, vinhos como o português Esporão Reserva combinam muito bem.
Queijo Grana Padano Vinho português Herdade do Esporão
5) Sobremesa
Por fim, para sobremesa, a dica é apreciar um queijo cremoso de ovelha, ou um queijo azul tipo Gorgonzola, queijos que combinam muito com vinho licoroso. Vinhos do Porto são bem recomendados como vinhos de sobremesa.
Queijo gorgonzola Vai bem inho tinto do Porto Romariz
Confira como montar sua mesa de queijos com o Expert André Guedes no vídeo abaixo. Mas não se esqueça: receber amigos em casa ainda não dá, mas montar seu mix de queijos para provar do melhor da gastronomia, mesmo em casa, pode sim!
Finalmente, agora que você sabe como montar uma mesa de queijos perfeita e ainda sabe harmonizar seus queijos com vinhos, que tal baixar seu catálogo de vinhos de outono? Nele, você encontra, além de mais informações sobre cada vinho, mais harmonizações e receitas deliciosas.