Comer carne e comer planta é tudo a mesma coisa. Só que NOT. A alimentação à base de carnes é muito mais danosa ao planeta do que você imagina. Mas você sabia que não precisa mudar seu cardápio e preferências para adotar uma dieta plant-based? Conheça a NotCo e saiba como obter o mesmo sabor com muito mais consciência.

Por que NotCo?

Comer produtos animais traz danos ao planeta. Entre outros fatores, está o desmatamento causado para criar o pasto e a produção de alimentos para o gado em escala industrial (fonte: BBC).

Além disso, hoje em dia, uma dieta ocidental usa aproximadamente 200 plantas, de onde obtemos todas as frutas e verduras que comemos. O universo de plantas comestíveis é de cerca de 300.000. É possível apostar em uma dieta cada vez mais baseada em proteína vegetal?

Alimentos à base de plantas têm um impacto consideravelmente menor em nosso planeta. Quando removemos o animal da alimentação, estamos removendo as partes ruins da produção de alimentos: consumo de água, pegada de carbono, pressão sobre o espaço de terra e o desmatamento.

Fonte: NotCo

Pensando em unir os benefícios das milhares de plantas existentes na nossa flora com a alimentação, a NotCo surgiu com o intuito de fazer uma alimentação igual a que você já está acostumado. Só que NOT.

Feito de plantas: NotCo não utiliza nenhum ingrediente à base de proteína animal.

Apesar do sabor e textura serem iguais aos produtos à base de carne, o conceito é beeeem diferente. E sabe como isso é feito? Através de uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial e ciência molecular, o Giuseppe.

Giuseppe, o cientista molecular

Giuseppe é o algoritmo da NotCo responsável por encontrar semelhanças moleculares entre alimentos com proteína animal e o vasto universo das plantas, visto que existem muitas similaridades entre eles. O abacaxi e o leite, por exemplo, são mais parecidos do que a gente pensa, pois ambos contém lactonas, moléculas que realçam as notas cremosas do leite.

Assim como num jogo de montar, podemos encontrar milhares de peças para substituir um alimento de origem animal por outro de origem vegetal e obter resultados incríveis para a gastronomia.

É assim que o Giuseppe trabalha: ele analisa a estrutura molecular de um alimento de origem animal e o replica utilizando somente plantas.

@notcobr
Como funciona o Giuseppe da NotCo?

Mas e a variedade?

Com acesso à estrutura molecular dos alimentos fica mais interessante brincar de montar e criar alimentos que apresentem as mesmas características daqueles que todo mundo está acostumado, como carne de frango, maionese, sorvete, leite e hambúrguer, só que 100% vegetal.

Que tal preparar seus ingredientes NotCo agora para receitas deliciosas e incríveis? A hora é agora!

Uma linha completa plant-based e vegana com muito sabor e variedade.

Você encontra a linha completa NotCo aqui no Zona Sul!

Receitas NotCo pelos Chefs Zona Sul

Você já conhece a versatilidade e crtiatividade dos Chefs Zona Sul, por isso, nada melhor do que criar uma refeição completa com direito à sobremesa, seguindo essas dicas incríveis!

Você pode preparar um prato principal com Thiago Rossetti, que escolheu um NotChicken com legumes grelhados e macarrão de arroz com molho Satay. Em seguida, uma sobremesa diferenciada com a Chef Beth de Sá, que ensina a fazer uma cobertura de caviar de frutas vermelhas com caramelo salgado para um cremoso NotIceCream.

NotChicken com bifum por Thiago Rossetti

Cobertura para sorvete NotIceCream: caviar de frutas vermelhas com caramelo salgado

NotBurger por Roberto Neves com picles artesanal

Para o lanche, para o jantar ou para aquele momento de descontração com os amigos, você pode preparar um NotBurger com o Chef Zona Sul Roberto Neves com direito a picles artesanal e maionese vegetal NotMayo.

Deliciosa, essa receita não vai deixar ninguém de fora da festa e quem ama carne vai pensar duas vezes antes de falar mal de um menu vegetariano. Duvida? Só preparar e fazer o teste.

Onde encontrar

Você já sabe que aqui no Zona Sul tem a linha completa NotCo para você se deliciar sem culpa. Mas melhor do que isso é poder ter a opção de comprar sem sair de casa. Basta acessar o site (e garantir ainda alguns benefícios e ofertas), baixar o app ou ainda pedir pelo WhatsApp na loja mais próxima de você!