A procura por uma alimentação mais saudável, natural, balanceada e nutritiva, capaz de garantir um corpo saudável e menos propenso a doenças tem levado muitas pessoas a consumir mais produtos orgânicos. Mas você sabe, realmente, o que são produtos orgânicos e seus benefícios?

Conheça os verdadeiros benefícios dos alimentos orgânicos e saiba o porquê de tantas pessoas optarem por este tipo de alimento. Afinal, consumir comida saudável é muito mais do que uma tendência, é estilo de vida.

No Zona Sul, você encontra produtos Bio Vida, que são 100% orgânicos e você sabe de onde vêm.

Orgânicos: sem agrotóxicos

Em primeiro lugar, uma das características que mais chamam a atenção nos produtos orgânicos é que eles são livres de agrotóxicos. Utilizados geralmente para o controle de pragas nas plantações, agrotóxicos podem causar diversos problemas à saúde das pessoas em curto, médio e longo prazo.

Só de 2007 a 2017, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde, houve cerca de 40 mil casos de intoxicação aguda por agrotóxicos. Infelizmente, lavar bem o alimento com água corrente e até mesmo água sanitária não remove totalmente os agrotóxicos. Portanto, a maneira mais segura de consumir alimentos mais saudáveis é adquirindo produtos orgânicos de confiança.

Veja, ao final deste artigo, como identificar um produto de confiança, com o selo de certificação nacional.

A maneira mais segura de consumir alimentos mais saudáveis é adquirindo produtos orgânicos de confiança.

Mais sabor e saúde

Alimentos orgânicos, além de serem mais saudáveis só pelo fato de não terem agrotóxicos, também possuem nutrientes mais concentrados. Tomates orgânicos, por exemplo, contém cerca de 20% mais vitamina A do que os convencionais. Além disso, grande parte das pessoas que consomem alimentos orgânicos afirmam que os produtos possuem mais “sabor’’ do que os produzidos da forma convencional.

Os tomates orgânicos contém cerca de 20% mais vitamina A do que os convencionais.

Falando em tomates, que tal aprender uma receita de bife à milanesa com tomate cereja e rúcula? A dica é do Expert em carnes Zona Sul, Marcelo Malta.

Clique aqui e confira o passo a passo dessa apetitosa receita.

Mas o consumo de produtos orgânicos vai além dos vegetais. Sabia que os ovos Bio Vida, por exemplo, são orgânicos? Isso significa que os ovos são obtidos de aves livres e bem tratadas, que se alimentam de milho cultivado de forma natural e orgânica, o que garante ovos igualmente orgânicos para o seu consumo. Conheça mais sobre os ovos Bio Vida e galinhas livres.

Preservação do meio ambiente

A produção de alimentos orgânicos acontece de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e reduzindo a poluição. Como o solo e a água não são contaminados com agrotóxicos, a terra permanece fértil por muito mais tempo e os mananciais são preservados, garantindo o equilíbrio de todo o ecossistema. Sem contar que, além dos seres humanos, os animais também sentem os efeitos da poluição do solo e das águas pelo uso excessivo de agrotóxicos.

Como o solo e a água não são contaminados com agrotóxicos, a terra permanece fértil por muito mais tempo e os mananciais são preservados.

Por fim, é importante ressaltar que, por necessitarem de mais mão de obra, a agricultura orgânica melhora as condições socioeconômicas de milhares de pessoas que vivem em comunidades rurais e até mesmo nas cidades.

A agricultura orgânica melhora as condições socioeconômicas de milhares de pessoas que vivem em comunidades rurais e até mesmo nas cidades.

Como identificar produtos orgânicos?

As embalagens dos produtos orgânicos devem possuir o possui o selo de certificação (Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SisOrg), o que garante que o produto é, de fato, natural, orgânico.

No caso de compra direta em feiras de rua, de agricultores familiares que comercializam produtos sem certificação, é importante solicitar o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico.

orgânico bio vida selo certificação
Selo que identifica um produto como orgânico certificado.

Produtos Bio Vida

As saladas Bio Vida já vêm prontas, higienizadas, frescas e crocantes, deliciosas! É só colocar seu tempero favorito e aproveitar. Você encontra alface americana, alface roxa, alface crespa, alface romana, brócolis, chicória, couve flor, couve mineira, espinafre, rúcula etc. Para saber mais sobre o processo de produção dos produtos Bio Vida, leia este artigo.

Após saber os benefícios que o consumo de orgânicos traz, fica difícil não querer inserir tais alimentos em sua dieta, não é mesmo? Portanto, não deixe de aproveitar os produtos Bio Vida, nas lojas Zona Sul, e garanta o melhor para sua saúde e para o planeta.