Ele cabe na salada, na macarronada, na entrada e até na bebida gelada. O tomate não fica fora de nada! A frutinha (ou seria legume?) é uma das opções mais democráticas na cozinha e as diversas espécies de tomateiros dão origens a tamanhos e cores distintas da hortaliça. Do pequeno sweet grape ao popular Carmen, o tomate está presente no nosso dia a dia e tem até uma data comemorativa. Separe eu garfo, faca, colher ou espetinho e conheça mais sobre o tomate!

Aqui você vai ver:

tomate zona sul

No dia 1 de fevereiro é celebrado o Dia do tomate!

O Brasil e a alimentação saudável

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LatinPanel divulgada pela Embrapa, o consumo de hortaliças no Brasil ainda é baixo, apesar de crescente. A demanda per capita é de 132 gramas, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 400 gramas. Isso representa que em média apenas 1 em cada 4 brasileiros consegue obedecer ao indicado pela OMS. Falta ainda um pouco para o brasileiro deixar o prato mais saudável e colorido.

Como forma de promover a Alimentação Adequada e Saudável, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), vem investindo na elaboração de publicações e materiais técnicos e educativos como o Guia Alimentar para População Brasileira e e-book Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras, que podem ser baixados gratuitamente. Afinal, saber sobre como a gastronomia pode ser uma ótima fonte de saúde nunca é demais!

É sempre válido lembrar que as hortaliças são ricas em vitaminas, sais minerais, carboidratos, fibras e outras substâncias que sempre colaboram para a manutenção da saúde.

Tomate: fruta ou legume?

O tomate é uma planta da família das Solanáceas, assim como a berinjela, a pimenta, o pimentão e o jiló. Todavia, a discussão vai além dos termos científicos e muita gente se pergunta: “tomate é legume ou fruta?”.

Infelizmente, o oráculo gastronômico não pode responder essa questão com toda a propriedade, pois considerando que o tomate possui sementes dentro do seu fruto, isso faz dele uma fruta. Porém, frutas geralmente são mais adocicadas e ricas em frutose, o que não é uma característica tão presente no tomate. Sendo assim, muita gente prefere classificá-lo como legume ou vegetal. Na dúvida, chame o tomatinho de hortaliça e fica tudo resolvido.

Na série “Waffles + Mochi” o tomate reivindica seus direitos de ser visto como fruta.

Fonte: Netflix

A discussão sobre o tomate é apresentada de forma muito divertida no primeiro episódio de “Waffles + Mochi”, uma série sobre gastronomia dedicada às crianças, com personagens tipo marionete e participação de Michele Obama e convidados famosos como a cantora Sia, que canta a canção do tomate na versão do programa em inglês.

O tomate na gastronomia

O tomate está presente em diversas receitas como saladas, aperitivos, purês, molhos, sobremesas, geleias, sucos e drinks, como o clássico Bloody Mary. O leque de variedades é enorme e vamos dar algumas ideias para o seu menu ficar mais atomatado e delicioso.

Entre os tipos mais famosos que você encontra com facilidade no Zona Sul estão os tomates Rama, Sweet Grape, Grape amarelo, Carmen, tomate cereja e italiano (ou Roma). Peça o seu favorito e receba em casa!

Qual é seu tomate preferido? Infográfico Zona Sul

Sanitização: uma etapa essencial

Atenção: sempre higienize bem seus tomates antes do consumo. Lave em água corrente, deixe de molho em água filtrada e solução com água sanitária por 30 minutos. A proporção é de 1 colher de água sanitária para 1 litro de água. O processo se chama sanitização e deve ser feito com vegetais e verduras antes do consumo (caso sejam consumidos crus).

Sanitização: a etapa mais importante antes do consumo, ideal para eliminar microorganismos.

Tomate cereja e Grape: pequenos notáveis

O tomate cereja é adocicado e refrescante, vai bem em espetinhos, saladas, aperitivos e massas. Não fica muito bem em molhos, por ser mais aguado. Seu formato pequeno e redondinho é convidativo a ser usado inteiro na montagem dos pratos.

O tomate Grape ou Sweet Grape, como o nome diz, também é mais adocicado e fica perfeito combinado com queijos e ervas. Além disso, o tamanho é ideal para carregar na bolsa e consumir como lanche na hora que bate aquela fome. Um petisco mais que saudável para crianças e adultos.

Receita de vinagrete de morango com tomate cereja amarelo por Beth de Sá

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize os insumos. Corte os tomatinhos ao meio e a cebola em Julienne, desfolhe o hortelã e reserve as folhas. Junte todos os ingredientes e tempere a gosto. Fica muito harmônica apenas temperada com sal e azeite.

Salada de folhas com crepe e tomate cereja por Piero Cagnin

Crepe de queijo e presunto é o match perfeito com salada de folhas. Aprenda a preparar uma salada especial utilizando o nosso querido tomate cereja temperada com azeite, mostarda e balsâmico! Confira o passo a passo do Expert Piero Cagnin:

Salada de folhas com crepe de queijo e presunto por Piero Cagnin.

Molho: diferencial no seu prato

O tomate mais utilizado para o preparo de molhos é o do tipo italiano, que possui um formato alongado, por vezes até pontiagudo. Com poucas sementes, seu sabor é menos ácido que os demais e devido à sua polpa bem concentrada é utilizado para a produção de molhos.

Passata, molho, extrato ou tomate pelado?

Falando em molhos, aqui no Zona Sul você encontra diversas opções práticas para você preparar sua legítima macarronada italiana ou um antepasto como a bruschetta. Você encontra molhos, passatas e tomates pelados para todos os seus preparos.

O Expert Piero Cagnin ensina a diferença entre os termos:

  • Tomate pelado: sem a pele e envasado inteiro;
  • Passata: tomate peneirado;
  • Extrato: molho concentrado;
  • Molho: feito a partir dos pelati, da passata ou do tomate in natura.

Receita de molho de tomate assado, por Lorena Abreu

Entretanto, se você é do time slow food e prefere estar envolvido em todo o preparo do seu menu, a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina uma receita de molho caseiro com tomate italiano assado.

Ingredientes

  • 10 tomates italianos maduros cortados em meia lua
  • 1 cenoura descascada cortada em rodelas grosseiras
  • 1/3 de beterraba descascada cortada em pedaços grosseiros
  • 1/2 cebola picadinha
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • Fio de azeite
  • Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

Pré aqueça o forno à 210ºC. Coloque os tomates, cenoura e beterraba na travessa e regue com fio de azeite. Asse por aproximadamente 1 hora até 1h30min. Aqueça uma frigideira com azeite e doure a cebola. Depois, coloque o alho e deixe dourar.

Acrescente as folhas de manjericão, misture bem e transfira o refogado com o assado do forno para o liquidificador. Bata bem até obter um molho liso, homogêneo e grosso. Adicione um pouco de água caso precise ajudar a bater melhor o molho. Tempere com sal e adicione mais folhas de manjericão.

Pappa al Pomodoro, por Piero Cagnin

A dica do Expert Piero Cagnin é uma receita tipicamente italiana da região da Toscana, que pode ser consumida quente ou fria. O cheirinho quase passa pela tela de tão atrativo que é o menu. Aperte o play e aprenda mais receitas italianas no e-book Sabores da Itália.

Pappa al Pomodoro por Piero Cagnin

Tomate na bebida? Claro que sim!

O tomate é uma hortaliça altamente versátil. Nem tão doce nem tão ácida, ela é o ponto de equilíbrio em diversas receitas, incluindo as bebidas e drinks, como o famoso Bloody Mary. De acordo com a Associação Internacional de Bartenders (IBA), o Bloody Mary é classificado como um clássico contemporâneo.

Receita de Drink Bloody Mary

Você pode aprender a preparar o seu com o mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, um local para o seu happy hour no Zona Sul. Se você é do time dos práticos, pode apostar no suco Tabasco para Bloody Mary como ingrediente.

@zonasulsupermercado Que tal preparar um delicioso Bloody Mary para o seu amor no Dia dos Namorados? #ZonaSulTáOn #DiaDosNamoradosZS #Drinks #BloodyMary ♬ EVERY DAY – TruFeelz

Cervejas combinam com tomate?

Para harmonizar cervejas com pratos que levam tomate na composição a dica é ouvir o Expert José Padilha, neste episódio do podcast Gastronomia Carioca no Spotify. O Expert sugere até mesmo uma versão do drink Bloody Mary com cerveja no lugar da vodka. Que tal?

Receita de suco de tomate com limão e pimenta

Além da bebida alcoólico, você pode experimentar um refrescante e saudável suco de tomate com limão. Aperte o play. No Zona Sul você encontra suco concentrado de tomates Raiola para auxiliar nas suas receitas.

Suco de tomate com limão e pimenta.

Ingredientes

  • 4 Unidades de tomates longa vida maduros (Mallmann)
  • 1 xícara de chá de de água (pode ser gelada)
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 1 Colher de chá de molho de pimenta
  • 1 Pitada de sal
  • 3 Colheres de chá de açúcar demerara

Preparo

Lave os tomates, corte-os e retire as sementes. Bata-os bem no liquidificador, juntos com os outros ingredientes. Coe e está pronto!


Tomate seco: o anfitrião elegante

O tomate seco é o tomate de gala, não é mesmo? Com seu sabor marcante, ele compõe tábuas de queijos e frios e receitas que o deixem brilhar. A mozzarella geralmente é sua parceira predileta, ou queijos mais suaves, como cottage ou ricota.

Receita de enroladinho de berinjela com tomate seco por Piero Cagnin

Um antepasto nutritivo e delicioso, além de fácil de preparar. Veja só como é simples com o Expert Piero Cagnin:


Tomates para a sobremesa

Assumindo seu papel de fruta, o tomate pode virar doce e geleia para compor sobremesas e petiscos. No Japão não é difícil encontrar tomato candies, pequenos docinhos feitos de tomate. Já experimentou?

Receita de geleia de tomate e pimenta

Uma receita do Chef Zona Sul David Eleutério para você fazer sua geleia em casa.

Ingredientes

  • 3 kg de tomate maduro
  • 0,7 kg maçã gala
  • 0,2 kg de açúcar
  • 1,5 L suco de maçãs
  • 1 Pimenta dedo-de-moça

Modo de Preparo

  • Aqueça uma panela com água e deixe até ferver;
  • Faça uma cruz no tomate e jogue na água fervente;
  • Retire da água e retire a pele e as sementes, reserve;
  • Descasque as maçãs e retire as sementes e corte em cubos pequenos;
  • Corte a pimenta ao meio e retire as sementes, pique em cubos bem pequenos (brunoise);
  • Coloque todos os ingredientes numa panela e cozinhe até que o tomate e as maçãs estejam em forma de purê;
  • Retire da panela e coloque num recipiente devidamente higienizado e lavado em água fervente;
  • Mantenha refrigerado.

Tudo acaba em pizza!

Como todo bom tomate que se preze, estar presente em uma crocante pizza é tarefa obrigatória. Afinal, existe um sabor de pizza que depende exclusivamente dele, sabe qual é?

A pizza Margherita

Em uma viagem para a cidade de Nápoles na Itália, Rainha Magherita de Savóia e o rei Um berto I desejavam provar as pizzas famosas da região. Raffaele Esposito foi o pizzaiolo responsável por utilizar tomate, queijo e manjericão sobre a massa, celebrando as cores da bandeira da Itália. Magherita, por fim, foi o nome dado à pizza em homenagem à rainha.

Margherita: a pizza criada em homenagem à realeza.

Nas pizzarias Zona Sul você encontra a famosa pizza Margherita e outros sabores deliciosos, com a massa mais crocante e carioca de coração.

Pizza Margherita, receita original Zona Sul! Foto: Fernando Mafra.

A Chef Zona Sul Beth de Sá indica um vinho Sangiovese, a uva tinta mais cultivada na Itália, para harmonizar uma pizza margherita por região.

Qual o seu tomate preferido? Deixe sua vida mais colorida e compartilhe com a gente suas receitas nas redes sociais pelo Instagram ou TikTok!