Por Roberta Costa e Silva. Fotos Filico. Fato Editorial.

Se as tâmaras só frequentam a sua mesa nas festas de Natal, você está deixando de aproveitar um alimento altamente nutritivo e energético no resto do ano.

Nativas da região desértica da Península Arábica, no Oriente Médio, há cerca de 5 mil anos, elas têm compostos bioativos com bom potencial para ajudar em sua saúde.

Com o fim de dar uma turbinada na alimentação, anote alguns dos benefícios! A tâmara atua no combate a inflamações, fungos e micróbios; tem ação protetora do estômago, fígado e rins, além de antioxidantes, que reduzem os riscos de doenças cardíacas e vasculares. Além disso, pesquisadores também estudam seu efeito anticancerígeno e nos casos de diabetes.

infográfico tâmaras zona sul
Infográfico sobre benefícios da tâmara. Crédito: Zona Sul.

Ajuda na saciedade

É a quantidade de açúcares naturais – como a glicose, sacarose e frutose – que a transforma num ingrediente versátil, tanto na gastronomia, quanto numa dieta saudável.

Aproximadamente 70% da composição da tâmara são de açúcares, que chegam à corrente sanguínea mais lentamente, em parte por causa de seu volume de fibras. Por consequência, evita picos repentinos de açúcar, fazendo a digestão mais devagar, e, por fim, ajuda na saciedade. “Esse fenômeno garante um melhor controle da glicemia”, explica a nutricionista Ronimara Santos.

Aproveite e confira a entrevista de Ronimara Santos sobre alimentação infantil.

Definir a quantidade certeira

Tâmaras não chegam a ser proibitivas para os diabéticos, ainda que eles precisem de consumo moderado.

Ainda que a quantidade de açúcar, tanto na fruta in natura quanto na sua versão seca, seja a mesma, o processo de desidratação concentra o sabor e faz, desse modo, com que ela pareça mais doce.

A nutróloga Jane Corona destaca que “as desidratadas têm os mesmos nutrientes que as tâmaras in natura”. E a nutricionista Ronimara exalta: “Apesar de serem muito apreciadas como opção mais natural ao açúcar de mesa, ela é muito mais que isso”.

É a quantidade de açúcares naturais – como a glicose, sacarose e frutose – que a transforma num ingrediente versátil.

Boa para gestantes

Segundo Ronimara, “a literatura científica já traz com alto grau de evidência que seu consumo por mulheres grávidas pode reduzir a duração da primeira fase do trabalho de parto”.

Ao mesmo tempo, Jane Corona explica que “acredita-se que a tâmara possua uma substância semelhante à ocitocina, que torna a contração uterina mais efetiva”.

Acredita-se que a tâmara possua uma substância semelhante à ocitocina, que torna a contração uterina mais efetiva.

Um mix de nutrientes

Ricas em carboidratos, as tâmaras contêm boas quantidades de minerais – como potássio, magnésio, cobre e cálcio; bem como vitaminas do complexo B e C; além de proteínas, gorduras e fibras. 

Quinze por cento das recomendações diárias de selênio, cobre, potássio e magnésio são encontradas em apenas uma porção de 100g da fruta. Por isso, as tâmaras têm sido usadas por atletas com o fim de repor energias.

Quinze por cento das recomendações diárias de selênio, cobre, potássio e magnésio são encontradas em apenas uma porção de 100g da fruta.

Saúde de bolso

A fim de se beneficiar desse mix de nutrientes, basta uma porção de três tâmaras médias, equivalentes a cerca de 70 gramas diárias. Já que são práticas de transportar e de serem adicionadas a outros alimentos, como iogurtes, a saúde é facilitada com elas.

Tâmaras não oferecem grande dificuldade na cozinha. Incorporadas às receitas, em princípio, elas não se sobressaem a outros ingredientes, oferecem boa textura e, por fim, dão um toque adocicado.

A fruta em prato salgado

No Ateliê Dandan (@lateliedandan), voltado a pratos saldáveis, a chef Dany Farah emprega tâmaras na massa base de tortas, em conjunto com castanhas e biomassa de bananas.

Como resultado, a opção leva em conta os benefícios nutricionais e o sabor. “É bom tirar o açúcar refinado, sem tirar o doce, e ainda ter uma boa ‘liga’”, destaca Dany.

Ainda que as tâmaras estejam mais presentes no menu fit de sobremesas, elas também aparecem nos pratos salgados, como no Fusilli sem Glúten com Tomatinhos, Tâmaras e Castanhas, preparado para os leitores da Estação Zona Sul.

fusilli tâmaras zona sul filico
Fusilli sem glúten com tomatinhos, tâmaras e castanhas. Crédito: Filico.

Tâmara e doces irresistíveis

Para quem não tem muita habilidade ou não tem muito tempo, mas gosta de se aventurar, algumas receitas são incrivelmente fáceis!  

Por exemplo: nada mais prático que colocar um morango dentro de uma tâmara cortada ao meio. Lembra um olho de sogra. O contraste do doce e do azedo das duas frutas, sem dúvida, cria um equilíbrio de par perfeito, tipo queijo com goiabada. Dá match!

tâmara com morango zona sul filico
Tâmara com morango. Crédito: Filico.

Da mesma forma, quem não abre mão de um brigadeiro pode escolher a versão sem leite condensado, mas tão apetitosa quanto, como ensina a nutricionista Ronimara.

E, por fim, para quem quer um sabor ainda mais doce, o bombom com pasta de amendoim e cobertura de chocolate é irrecusável! Para que comprove, publicamos aqui a receita.


Receita: Bombom de tâmara 

Por Ronimara Santos, nutricionista

bombom de tâmara zona sul
Bombom de tâmara. Crédito: Filico.

Ingredientes (3 unidades de 25 a 30g) 

  • 3 tâmaras grandes 
  • 1 colher (sopa) de coco ralado sem açúcar 
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim 
  • 20g de chocolate (70-85% de cacau) 

Preparo

Retire a sementes das tâmaras e reserve. Misture o coco à pasta de amendoim e recheie as tâmaras delicadamente. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria, mergulhe as tâmaras no chocolate e leve à geladeira para esfriarem.